A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
PRINCIPAIS ESTUDIOSOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES.

2 OBJETIVO ESTE TRABALHO CONSITE EM RELATAR SOBRE A ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISAÇÃO, BEM COMO OS PRICIPAIS ESTUDIOSOS DA ÉPOCA QUE CONTRIBUIRAM PARA A CONSTRUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO COMO CIÊNCIA PASSÍVEL DE EXPERIMNETO.

3 ESCOLA CLÁSSICA SURGIMENTO;
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA- Frederick Taylor; PINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA; MOVIMENTO DA ADMIISTRAÇÃO CIENTÍFICA; LINHA DE MONTAGEM- Henry Ford; PROCESSO DA ADMINISTRAÇÃO- Henri Fayol; FAYOL E OS PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO; BUROCRACIA- Max Weber; DOMINAÇAO DE CARATER CARISMÁTICO; DOMINAÇAO DE CARATER TRADICIONAL; DOMINAÇAO DE CARATER RACIONAL; CONCLUSÃO.

4 Colocar vídeo do yuotube

5 SURGIMENTO Revolução industrial – Século XVIII
Invenção das fábricas, surgimento dos sindicatos, início da administração como disciplina. Divisão do Trabalho; Principais estudiosos.

6 Seleção e treina-mento científicos de trabalhadores.
Aplicação de métodos de pesquisa para identificar a melhor maneira de trabalhar. Seleção e treina-mento científicos de trabalhadores. FREDERICK TAYLOR Administração científica HENRY FORD Linha de montagem Especialização do trabalhador. Fixação do trabalhador no posto de trabalho. Trabalho (produto em processo de montagem) passa pelo trabalhador. HENRI FAYOL Processo de administração Autoridade tem a contrapartida da obediência. Autoridade baseia-se nas tradições, no carisma e em normas racionais e impessoais. Autoridade burocrática é base da organização moderna MAX WEBER Teoria da Burocracia Administração da empresa é distinta das operações de produção. Administração é o processo de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.

7 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Frederick Wilson Taylor Nasceu na Filadélfia, Pensilvânia, em 20 de março de 1856. Inicialmente foi um técnico mecânico e operário. Estudou engenharia mecânica e é considerado o pai da Administração científica.

8 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Ciência em lugar do empirismo Harmonia em vez de discórdia Cooperação, não-individualismo Máxima produção e não-restrição de produção Desenvolvimento de cada indivíduo para sua máxima eficiência e prosperidade

9 Princípios da Administração científica
Planejamento; Preparo ; Controle; Execução.

10 Mecanismos da Administração Científica
Estudos de Tempos e movimentos; Padronização de ferramentas e instrumentos; Padronização de movimentos; Sistema de acordo com o desempenho.

11 Movimento da Administração científica
Debate sobre a eficiência; Taylor foi o líder do movimento; Divulgação de princípios e técnicas ; Racionalização do trabalho.

12 1° Luzia ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA- Frederick Taylor
2 ° Marcio LINHA DE MONTAGEM- Henry Ford 3° Marcelo BUROCRACIA- Max Weber 4° Denis PROCESSO DA ADMINISTRAÇÃO- Henri Fayol

13 Henry Ford e a Linha de Montagem

14 Henry Ford e a Linha de Montagem
Henry Ford ( ) foi precursor deste movimento que ocorreu junto ao Taylorismo. A linha de montagem móvel é o sistema de produção em que o produto em processo desloca-se ao longe de um percurso, enquanto os operadores ficam parados. No começo de 1914, a Ford, pioneiramente adotou a linha de montagem móvel mecanizada para a montagem do chassis, que passou a consumir 1 hora e 33 minutos de trabalho em contraste com as 12 horas e 28 minutos necessárias no ano anterior – montagem artesanal.

15 Princípios do Fordismo
Princípio de intensificação; Princípio de economicidade; Princípio da produtividade.

16 Princípios da produção em massa
Divisão do trabalho: O operário sabe realizar apenas a tarefa que lhe foi designada

17 Princípios da produção em massa
Padronização de peças e componentes: Cada peça ou componente pode ser montado em qualquer sistema ou produto final

18 Inovações de Ford Adotou o dia de trabalho em 8 horas
Duplicou o valor dos salários para 5 dólares por dia. Os concorrentes não gostaram. Achava que todos os funcionários deveriam comprar seu veículo. Lançou o manual do proprietário

19 Jules Henri Fayol Nasceu em Istambul,Paris, em 29 de julho de 1841
Foi engenheiro de minas

20 Fayol e o processo administrativo
Administração é uma função distinta das demais funções; Administração é controle, organização, comando, coordenação e controle; Pode ser ensinado e aprendido.

21 Fayol e os princípios de administração
Divisão de trabalho; Autoridade e responsabilidade; Disciplina; Unidade de comando: cada indevido tem apenas um superior; Unidade de direção: um só chefe e um só programa para cada operação que visa o mesmo objetivo; Subordinação do interesse individual para o interesse geral.

22 Fayol e os princípios de administração
Remuneração do pessoal; Centralização; Cadeia de comando: hierarquia de poder; Ordem: um lugar para cada coisa e cada a coisa a em seu lugar; Equidade: tratar as pessoas com respeito não excluindo o rigor quando necessário; Estabilidade do pessoal: manutenção de equipes Iniciativa; Espírito de equipe.

23


Carregar ppt "ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google