A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EXPOSIÇÃO Feira da Luz / Setembro 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EXPOSIÇÃO Feira da Luz / Setembro 2011."— Transcrição da apresentação:

1 EXPOSIÇÃO Feira da Luz / Setembro 2011

2 Em 2011, a Exposição da Feira da Luz deu a conhecer 15 ideias para o desenvolvimento sustentável. Estas ideias foram apresentados por cidadãos, num concurso promovido em Janeiro de 2011 pela Câmara Municipal, na sequência da elaboração da Agenda 21 Local para Montemor-o-Novo.

3 Boas Ideias para a Sustentabilidade
1. Selo Produtos Locais 2. Um Sonho em Montemor de 2050 3. Um Livro que Represente o Nosso Montemor 4. Estacionamentos para Deficientes em Locais de maior Necessidade 5. Mor – Moeda Local de Montemor-o-Novo 6. A Minha Lista de Compras Montemorenses 7. Escola Viva 8. Plataforma Virtual da Empregabilidade 9. Dar Vida aos Resíduos! 10. Utilização de Recursos para a Sustentabilidade 11. Parque Cultural…Rumo à Sustentabilidade 12. Conhecer a Colmeia, Proteger a Abelha, Promover o Mel 13. “Buga‐Mor” ou “Bike Mor” 14. Banco de Terras 15. A Bolota no Caminho da Sustentabilidade No primeiro painel podia ler-se um breve enquadramento da Agenda 21 Local (o que é, como surge e quais os objectivos), bem como uma listagem das ideias expostas. Adicionalmente, podia visualizar-se um filme, com testemunhos reais, recolhidos numa freguesia de São Cristóvão, sobre “práticas actuais e antigas na gestão dos lixos”. Estes testemunhos foram recolhidos por um grupo de jovens do Centro Juvenil da Autarquia.

4 Circulando por corredores …

5 … e espaços abertos ….

6 …foi possível conhecer melhor as várias ideias apresentadas.

7 A meio da exposição os visitantes dispunham de uma ciclovia virtual, onde, a pedalar numa bicicleta real, podiam interagir com o ecrã e viajar virtualmente pela Ecopista do Montado ou pelo Sítio de Monfurado. Actualmente, esta ciclovia pode ser visitada no Núcleo de Interpretação Ambiental dos Baldios (mediante marcação) e foi utilizada na exposição para ilustrar uma das ideias.

8 Alguns dos promotores das ideias cederam fotografias que ilustraram os vários painéis. De destacar, também, a cedência de alguns objectos, por parte dos mesmos, os quais se encontravam disposto ao longo da exposição. As bicicletas expostas foram cedidas para o efeito por empresas locais.

9 No final da exposição , encontrava-se a ideia vencedora “O Banco de Terras”.
Esta ideia venceu o concurso realizado em Janeiro de 2011, o qual foi avaliado por elementos de 3 entidades diferentes. Esteve disponível um filme sobre a ideia -disponibilizado pelos proponentes da ideia. As espécies hortícolas em exposição foram gentilmente cedidas pelas produtoras locais , que participam no projecto PROVE: Maria Rosa Picanço Susana Raposo.

10 O protocolo para cedência da verba /prémio (5000 euros) , entre a Câmara Municipal e os promotores da ideia vencedora, foi assinado durante a Feira da Luz (SET. 2011).

11 “Síntese das Boas Ideias para a Sustentabilidade”
Para conhecer os conteúdos das ideias apresentadas consulte o documento: “Síntese das Boas Ideias para a Sustentabilidade” Concurso de 2011


Carregar ppt "EXPOSIÇÃO Feira da Luz / Setembro 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google