A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET"— Transcrição da apresentação:

1 INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET
Navegação na Web utilizando um browser Utilização de uma aplicação para Correio Electrónico A Internet, ou apenas Net, é uma rede mundial de computadores ligados entre si através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites e outros serviços de telecomunicação.

2 Internet Protocolo Objectivos
INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET Internet Protocolo Linguagem utilizada pelos computadores para que seja possível a comunicação. A família de protocolos utilizada na Internet denomina-se TCP/IP (Transmission Control Protocol/ Internet Protocol). Objectivos Permitir que qualquer computador se possa ligar à rede. Redes locais de empresas, museus, hospitais, escolas, instituições governamentais e outras entidades podem assim ser integradas numa enorme rede de comunicações.

3 Internet Protocolo TCP/IP
INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET Internet Protocolo TCP/IP Esta família é composta por diversos protocolos, nomeadamente: TCP (Transmission Control Protocol) – Protocolo que define o conjunto de regras para estabelecer a ligação e a comunicação. IP (Internet Protocol) – Protocolo que define a forma como um determinado computador é reconhecido na Internet ou seja, o seu endereço IP. O endereço IP é constituído por um conjunto de quatro números de 0 a 255, separados por um ponto, de acordo com a seguinte estrutura: ***.***.***.*** DNS (Domain Name System) – Protocolo que, a cada endereço IP, associa um nome, mais fácil de ser memorizado pelos utilizadores.

4 Internet Protocolo TCP/IP
INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET Internet Protocolo TCP/IP SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) – Protocolo que possibilita a comunicação entre computadores por correio electrónico ( – Electronic Mail). FTP (File Transfer Protocol) – Protocolo que possibilita a transferência de ficheiros através da Internet. O utilizador pode copiar, para o seu computador, documentos, programas informáticos, imagens, etc. Telnet – Protocolo utilizado na ligação de computadores remotos para a execução de programas. Para o utilizador é como se estivesse a “trabalhar” directamente no computador que está a ser acedido.

5 INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET
História da Internet

6 Internet História da Internet Garantindo
INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET Internet História da Internet A Internet surge em 1969, nos Estados Unidos da América. Pretendia-se desenvolver uma rede de comunicações que interligasse os supercomputadores do departamento de defesa americana e de algumas grandes universidades, de forma a que, no caso de haver um ataque nuclear, as comunicações não fossem interrompidas. Em 1972, a DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency) apresenta a ARPANET Garantindo que as ligações existissem entre todas as bases de defesa e, em caso de destruição de uma delas, a comunicação estabelecer-se-ia automaticamente, através de uma outra base.

7 Internet História da Internet
INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET Internet História da Internet No início dos anos 80, a ARPANET adopta um conjunto de protocolos – TCP/IP – que permitem a universidades, centros de investigação e outros departamentos militares e governamentais americanos criarem as suas próprias redes e ligarem-se também à ARPANET. Nasce assim a Internet

8 Serviços Básicos da Internet
INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET Serviços Básicos da Internet

9 A Internet disponibiliza diversos serviços sendo de realçar:
INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET Internet Serviços básicos A Internet disponibiliza diversos serviços sendo de realçar: Correio Electrónico Grupos de Discussão – Newsgroups World Wide Web – WWW Listas de Correio Transferência de Ficheiros – FTP Comunicação em Tempo Real – Chat Videoconferência – Netmeeting

10 Serviços básicos – Correio Electrónico
INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET Internet Serviços básicos – Correio Electrónico Sistema que possibilita o envio e a recepção de mensagens electrónicas por computador, para qualquer utilizador da Internet, desde que tanto o emissor como o receptor possuam um endereço electrónico. Para além de económico, o correio electrónico tem a vantagem de ser um sistema de comunicação bastante rápido.

11 Ex: Mailbox@telepac.pt
INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET Internet Serviços básicos – Correio Electrónico Estrutura de um endereço de correio electrónico Ex: Mailbox – identifica o utilizador. @ – Símbolo separador (lê-se éte). telepac– nome do subdomínio . Identifica o ISP responsável por enviar e receber as mensagens do utilizador. (Ex.:, netcabo, sapo, clix, etc.) pt – é o nome do domínio principal e indica o tipo de organização ou país.

12 Serviços básicos – Correio Electrónico
INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET Internet Serviços básicos – Correio Electrónico Tipo de organização Países com Empresas edu Instituições de ensino mil Instituições militares org Instituições sem fins lucrativos ac Instituições académicas gov Domínios governamentais Alemanha de Austrália au Canadá ca Espanha es Estados Unidos us França fr Holanda ni Japão jp Portugal pt Reino Unido uk Suécia se

13 Serviços básicos – Word Wide Web (WWW)
INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET Internet Serviços básicos – Word Wide Web (WWW) Quando falamos em Word Wide Web ou simplesmente WWW estamos a referir-nos nos ao imenso conjunto de documentos existentes na Internet. Os documentos existentes na Internet são escritos em linguagens especiais, nomeadamente, HTML e Java e, para serem visualizados, é necessário utilizar um programa adequado chamado browser. Existem diversos browsers, alguns deles de acesso gratuito na Internet. Os mais utilizados são o Mozilla Firefox e o Internet Explorer. Mozilla Firefox Internet Explorer

14 Serviços básicos – Transferência de ficheiros
INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET Internet Serviços básicos – Transferência de ficheiros FTP é um protocolo que possibilita a transferência de ficheiros através da Internet, potenciando a cópia de documentos, programas informáticos, som, imagens, etc., para o nosso computador. A transferência de ficheiros via FTP requer a utilização de programas adequados. O Netscape Navigator e o Internet Explorer permitem que se faça FTP directamente deles sem que seja necessário recorrer a outros programas.

15 Serviços básicos – Transferência de ficheiros
INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET Internet Serviços básicos – Transferência de ficheiros O software que pode ser transferido (“descarregado” ou feito o seu download) para o nosso computador pode ser classificado como: Freeware – Software que pode ser “descarregado” e, posteriormente, utilizado gratuitamente. Shareware – Software que pode ser “descarregado” e testado gratuitamente mas que, posteriormente, deverá ser registado. Beta – Versões de software que ainda se encontra em desenvolvimento, mas que são disponibilizadas para que os utilizadores as testem.

16 Serviços básicos – Transferência de ficheiros
INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET Internet Serviços básicos – Transferência de ficheiros Download Transferência ou importação de ficheiros de um computador para o nosso. Upload Transferência ou exportação de ficheiros do nosso computador para outro qualquer computador.

17 Serviços básicos – Grupos de discussão (Newsgroups)
INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET Internet Serviços básicos – Grupos de discussão (Newsgroups) Este serviço providencia espaços ou fóruns de discussão onde os utilizadores podem abordar os mais diversos assuntos, desde desporto, medicina, religião, problemas sociais, etc. A organização dos newsgroups é estruturada por temas e os utilizadores participam enviando artigos escritos ou apenas fazendo comentários sobre o tema pelo qual se interessam. Nos grupos de discussão, as mensagens são enviadas para servidores, designados news servers e que constituem a USENET. É o gestor de cada um dos servidores que disponibiliza a informação para toda a comunidade que participa no respectivo grupo de discussão.

18 Serviços básicos – Comunicação em tempo real
INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET Internet Serviços básicos – Comunicação em tempo real O IRC (Internet Relay Chat) é o serviço da Internet utilizado para conversar com outros utilizadores em tempo real. Para utilizar o IRC é necessário utilizar um programa apropriado, sendo os mais populares o mIRC e o ICQ.

19 Serviços básicos – Videoconferência
INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET Internet Serviços básicos – Videoconferência Este serviço permite estabelecer o diálogo oral e visual com outras pessoas: Em empresas, na realização de reuniões entre pessoas situadas em diferentes pontos do país. Em centros de saúde com carências em termos de médicos para a realização de consultas de rotina. Em instituições de ensino à distância. Etc.

20 Serviços básicos – Videoconferência
INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET Internet Serviços básicos – Videoconferência Equipamento necessário – Hardware Poderá variar conforme o tipo de videoconferência que se pretenda promover, nomeadamente: Videoconferência realizada a partir de um estúdio – Utilizada normalmente em reuniões, cursos, palestras, etc., onde há a necessidade de recorrer a modernos e sofisticados equipamentos de vídeo e áudio. Videoconferência realizada a partir de um computador – Realizada, normalmente, a partir de casa ou de um escritório, não havendo uma grande preocupação em termos de qualidade de som e de imagem. Nesta situação, apenas é necessário dispor de um computador, de um acesso rápido à Internet e de uma câmara de vídeo para computador – webcam.

21 Serviços básicos – Videoconferência
INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET Internet Serviços básicos – Videoconferência Equipamento necessário - Software O NetMeeting é um dos programas mais utilizados em videoconferência e permite a realização de várias tarefas, nomeadamente: Conferências vídeo e áudio – Permite manter uma conversa vendo e ouvindo o nosso interlocutor. Whiteboard – Aplicação gráfica, semelhante ao Paint do Windows, que permite aos intervenientes na “conversa” comunicar através de informação gráfica. Chat – Conversas em tempo real, através de mensagens escritas. Transferência de ficheiros – Permite o envio e recepção de ficheiros sem que a videoconferência tenha que ser interrompida.

22 INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET
Endereços na Internet

23 Internet Endereços na Internet
INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET Internet Endereços na Internet Para aceder directamente do browser a um site na World Wide Web é necessário conhecer o seu endereço saber a localização específica da página a que pretendemos aceder. Para além da identificação numérica (endereço IP), um computador pode também ser identificado por um conjunto de palavras – o subdomínio – que faz parte do endereço da Internet.

24 Protocolo://nome do domínio/localização
INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET Internet Endereços na Internet Estrutura de um endereço Protocolo://nome do domínio/localização Protocolo – identifica o serviço (HTTP, HTTPS, FTP, MAIL). Nome do Domínio – Nome do computador e a sua localização na Internet. Normalmente, é antecedido por www (não pode ter espaços). Localização – Pasta e/ou ficheiro específico a que pretendemos aceder. Normalmente acaba em html, htm ou asp.

25 INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET
Navegação na Internet

26 Internet Navegação na WWW
INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET Internet Navegação na WWW A forma tradicional de aceder à Internet, através do nosso computador, conta hoje com browsers simples de utilizar mas dotados de funcionalidades bastante avançadas.

27               Internet
INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET Internet A janela do Internet Explorer - IE Barra de título Barra de menus Barra de ferramentas Padrão Barra de endereços Barra do Explorer Painel do browser Barra de estado

28 A barra de ferramentas Padrão
INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET Internet A barra de ferramentas Padrão Retroceder página Web Avançar página Web Parar o carregamento da página Web Recarregar (chamar de novo) a página Web Abrir a página definida como página principal Procurar conteúdos na WWW Visualizar os favoritos Reproduzir automaticamente ficheiros digitais de multimédia Aceder ao histórico (sites visitados recentemente) Enviar, por correio electrónico, uma hiperligação ou página Web, ler grupos de discussão Imprimir página Web Editar página Web Debate Aceder ao Messenger

29 A barra de hiperligações
INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET Internet A barra de endereços É na barra de endereços que digitamos o endereço da página que pretendemos visualizar. Também, quando acedemos a uma página através de uma hiperligação, o seu endereço é visualizado nesta barra. A barra de hiperligações Esta barra contém endereços de alguns sites a que pretendemos ter um acesso mais rápido.

30 Internet A barra de estado
INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET Internet A barra de estado Esta barra situa-se no rodapé da janela do Internet Explorer e permite visualizar: A evolução do carregamento da página Web. O nível de segurança do site. O tipo e/ou local de acesso que estamos a usar (offline / Internet / Intranet).

31 Código de Ética na Internet …
INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET Código de Ética na Internet …

32 Internet NetEtiquette
INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET Internet NetEtiquette Conjunto de atitudes e normas recomendadas (não impostas) para que todos os utilizadores possam comunicar através da Internet de uma forma cordial e agradável. Nunca escrevas numa mensagem de correio electrónico algo que desejes manter em sigilo. Não envies correio electrónico desnecessário apenas para encher a caixa dos destinatários. Lembra-te que do outro lado está alguém que pode estar a pagar o tempo de conversação, por isso não abuses do tempo do utilizador.

33 Internet NetEtiquette
INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET Internet NetEtiquette Evita o calão. Expressa sempre as tuas ideias de um modo claro, simples e com uma linguagem precisa. Procura que a tua home page não abuse do tempo e da paciência dos seus utilizadores, não carregando cada página com informação e imagens em excesso.

34 O que é necessário para aceder à Internet?
INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET O que é necessário para aceder à Internet?

35 O que é necessário para aceder à Internet?
INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET Internet O que é necessário para aceder à Internet? Hardware Software Fornecedor de serviços

36 Hardware necessário para aceder à Internet
INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET Internet Hardware necessário para aceder à Internet Computador Modem (interno, externo ou PCMCIA) Linha telefónica normal, linha RDIS, ligação por cabo ou ADSL

37 Software necessário para aceder à Internet
INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET Internet Software necessário para aceder à Internet Normalmente, as empresas que fornecem as ligações à Internet (Fornecedores de serviços – ISP) disponibilizam todo o software necessário. Este software permite o reconhecimento do modem e a ligação do computador à Internet e, consequentemente, a troca/partilha de informação com outros computadores. É ainda necessário dispor de um Web browser, que é um programa que nos permite a visualização de páginas da Web.

38 Fornecedor de serviços necessário para aceder à Internet
INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET Internet Fornecedor de serviços necessário para aceder à Internet Um Fornecedor de serviços (ISP – Internet Service Provider) é uma entidade (empresa ou organização) que nos abre uma “porta” de entrada para a Internet. O nosso computador é ligado ao computador (servidor) dessa entidade que, por sua vez, está ligada à Internet. Os Fornecedores de serviços disponibilizam programas que permitem: A ligação ao seu servidor Navegação na Internet – Web browser A visualização e cópia de ficheiros a partir da Internet, envio e recepção de mensagens, participação em grupos de discussão, etc.


Carregar ppt "INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google