A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orientações para encerramento do ano letivo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orientações para encerramento do ano letivo"— Transcrição da apresentação:

1 Orientações para encerramento do ano letivo
e Matrícula Informatizada no SIGE

2 Pauta Considerações iniciais Infraestrutura SIGE online
Novo Pack do SIGE Matrícula Informatizada no SIGE

3 Infraestrutura Parque Computacional Infraestrutura de Servidores
Entrega de Computadores Função do Técnico de Laboratório Função do Suporte do SIGE Internet Bloqueio de ADSL por falta de pagamento MSN

4 SIGE Online Situação atual: 49 UEs online. Porque não migrar todas?
Ação do SIGE nas SREs Central de Atendimento

5 Novo Pack de Atualização
Situação Atual Histórico Escola de Tempo Integral Ensino Médio Semestral Dificuldades: Disciplinas Regras Turno de Ampliação da Aprendizagem AEE, Oficinas e Projetos

6 Instalação do SIGE em Novos Computadores
Escolas com SIGE 15.19 Escolas com o SIGE 6.0 Escolas com SIGE Online

7 Matrícula e Renovação Serão renovados todos os alunos com resultado final APROVADO, REPROVADO e/ou em PROGRESSÃO PARCIAL; Alunos com situação final DESISTENTE, EVADIDO, MATRÍCULA CANCELADA só estarão disponíveis no ano subsequente mediante solicitação de vagas pelo 0800 ou pelo site , conforme regras da Matrícula Informatizada.

8 Matrícula e Renovação O ingresso de novos alunos provenientes das redes municipal, particular, outros estados e/ou iniciando a vida escolar estarão disponíveis no ano subsequente mediante solicitação de vagas pelo 0800 ou pelo site , conforme regras da Matrícula Informatizada.

9 Matrícula e Renovação Solicitação de vagas no SIGE poderá ser feita somente a partir 13/02/2010, quando estará finalizado a 2ª(segunda) etapa do período de confirmação e efetivação da matrícula. Exceção: ANECE (Conveniadas, ETIs, Ensino Especial, e todas as exceções de cursos/séries que não participam do processo de matrícula).

10 Matrícula e Renovação Alunos em turmas de Ensino Especial terão suas matrículas renovadas através da funcionalidade “Promover Aluno” disponível no lápis PERÍODO LETIVO. O sistema permitira a promoção destes aluno mesmo sem o cadastro de notas. Alunos em turma de Correção de Fluxo terão suas matrículas renovadas através da funcionalidade “Promover Aluno” disponível no lápis PROGRAMAS.

11 Ficha de Renovação, Efetivação e ANECE

12 Responsável pela Matrícula
As novas matrículas ou renovação realizadas por responsáveis não legais pelo aluno, DEVERÃO PREENCHER UM DOCUMENTO informando o nome e endereço completo, telefone de contato e grau de relacionamento/parentesco com o aluno menor. As informações contidas neste documento serão cadastradas no SIGE na Ficha do Aluno posteriormente. Este procedimento é OBRIGATÓRIO.

13 Promover alunos Selecione Promover Aluno/Desfazer para realizar a promoção do aluno com situação APROVADO, REPROVADO e/ou em PROGRESSÃO PARCIAL.

14 Promover alunos Selecione os dados da turma de origem: composição, série, turno, semestre e turma. Selecione os dados de destino: composição, semestre e série.

15 Promover alunos – Ensino Especial
Selecione Promover Aluno/Desfazer para realizar a promoção do aluno do Ensino Especial.

16 Promover alunos – Ensino Especial

17 Promover alunos Correção de Fluxo I e II
Promoção de alunos em turmas de Correção de Fluxo.

18 Promover alunos – Correção de Fluxo I e II

19 TA e TIP As Transferências por Interesses Particulares ou Transferências Automáticas são destinadas aos alunos que não renovarão a matrícula e se encontram em trânsito para outras Unidades de Ensino pelas razões: A unidade escolar atual não oferece curso/série/turno pretendido; Aluno em mudança de endereço; Aluno em mudança de escola por interesse particular; Outros;

20 Reordenamento e TA O cadastro das TAs no SIGE inicia-se com o relatório dos códigos verificadores (Relatório de Autorização da TA) disponível no Sistema de Reordenamento. É obrigação da Subsecretaria cadastrar o planejamento da TA e emitir os Relatórios de Autorização para escolas.

21 Reordenamento da Matrícula
Funcionalidade para cadastro da Transferência Automática e para emissão do Relatório de Autorização para o SIGE.

22 Planejamento da TA

23 Cadastro da TA no SIGE

24 Cadastro da TA no SIGE

25 Cadastro da TA no SIGE

26 Cadastro da TA no SIGE

27 Transferência por Interesse Particular - TIP
O cadastro da Transferência Por Interesse Particular no SIGE está disponível para todo aluno da Rede que se encontra com o status CURSANDO, APROVADO, REPROVADO e/ou PROGRESSÃO PARCIAL. Alunos com situação DESISTENTE, EVADIDO, MATRÍCULA CANCELADA não participarão da TIP. Eles são considerados NOVOS alunos e o ingresso será realizado pelo 0800.

28 Transferência por Interesse Particular - TIP
A TIP deve ser cadastrada na escola de ORIGEM para todo o Aluno da Rede que deseja transferir para outra Unidade Escolar da Rede, exceto para ESCOLAS CONVENIADAS, ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL e ESCOLAS DE ENSINO ESPECIAL. Escolas Conveniadas, Escolas de Tempo Integral e Escolas de Ensino Especial, não receberão alunos provenientes de TIP, mas deverão realizar o cadastro da TIP para seus alunos.

29 Cadastro de TIP no SIGE

30 Cadastro de TIP no SIGE

31 Cadastro de TIP no SIGE

32 Cadastro de TIP no SIGE

33 IMPORTANTE – TA e TIP Se houver necessidade de alterar o Reordenamento após o cadastro no SIGE, um novo relatório deverá ser emitido para escola. Neste caso a escola deverá excluir o cadastro anterior e realizar um novo. Isto deve ocorrer dentro do Cronograma da Matrícula. O mesmo se aplica para as TIPs.

34 Escolas Conveniadas, Escolas de Tempo Integral ou de Ensino Especial - ANECE
Escolas Conveniadas, de Tempo Integral e de Ensino Especial não participam do processo de solicitação de Matrícula pelo 0800 ou pelo site. Numa Escola de Tempo Integral se houverem séries desta escola que não forem de Tempo Integral, estas participarão do processo pelo 0800 ou pelo site .

35 Cadastro da ANECE no SIGE

36 ESCOLAS SEM COMPUTADOR
Escolas sem computador ou sem sistema instalado realizará o cadastro das TIP e/ou TA através de formulários manuais e enviarão para Subsecretaria para cadastro no SIGE ONLINE. A responsabilidade pelo cadastro dos formulários no sistema é da Subsecretaria Regional de Ensino.

37 INICIANDO O ANO LETIVO DE 2010
O ano de 2010 será criado automaticamente no SIGE após a promoção dos alunos de 2009 ou através dos arquivos de atualização da Matrícula. A Unidade Escolar poderá iniciar as atividades após atualização dos arquivos de turmas autorizadas pelo Reordenamento da Matrícula.

38 INICIANDO O ANO LETIVO DE 2010
Após atualização das turmas autorizadas no SIGE a escola poderá: Criar as turmas de 2010; Alocar os alunos da casa que renovaram matrícula para 2010; Emitir documentação: Histórico Escolar, Declarações, Boletins, outros. ATENÇÃO: A solicitação de Matrícula através do SIGE não estará autorizada neste período, exceto para os casos citados anteriormente.

39 Central de Atendimento ao SIGE 0800-5414101 sige@seduc.go.gov.br
Muito Obrigado! Central de Atendimento ao SIGE


Carregar ppt "Orientações para encerramento do ano letivo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google