A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUMAR EDUCAÇÃO MARINHA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUMAR EDUCAÇÃO MARINHA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL"— Transcrição da apresentação:

1 EDUMAR EDUCAÇÃO MARINHA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
1º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia 3ª Jornadas de Energia de Cascais 20 de Setembro 2009

2 AGÊNCIA CASCAIS ATLÂNTICO
Criada no início do ano de 2007, por três parceiros locais. OBJECTIVOS Promover o conhecimento da realidade marítima Desenvolver acções de protecção ambiental do litoral Apoiar actividades económicas relacionadas com o Mar

3 Vectores – chave 1- DINAMIZAÇÃO ECONÓMICA, INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE
2-VALORIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO AMBIENTAL 3- PROMOÇÃO SÓCIO- CULTURAL

4 PROMOÇÃO SÓCIO-CULTURAL
Sensibilização Ambiental - EDUMAR Kit do Mar Guia do Litoral – ZIBA Artemar Estoril Campanha de Praias

5 Kit do Mar Criado em 2008, numa acção conjunta entre a Agência Cascais Atlântico e a Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar. Ano lectivo 2008/2009: Projecto-piloto com 900 alunos Ano lectivo 2009/2010: desafio lançado a todas as escolas de Cascais. Escola Básica 2+3 da Galiza Colégio Marista de Carcavelos

6 Kit do Mar OBJECTIVOS MATERIAL
Sensibilizar alunos e professores para a importância do Mar no concelho de Cascais; Desenvolver projectos para apresentar no final do ano lectivo. MATERIAL Dossier de Área de Projecto

7 Kit do Mar CONTEÚDOS ROTEIRO DO MAR
O Mar de Cascais Profissões do Mar Desportos Náuticos Sistemas Ecológicos do Litoral de Cascais ROTEIRO DO MAR Guia para visitas de estudo na Área Metropolitana de Lisboa.

8 Kit do Mar Resultados 2008/2009

9 Zona de Interesse Biofísico das Avencas
Guia do Litoral - ZIBA VISITAS GUIADAS À ZIBA E TOUCH TANK Iniciadas em 2008 pela Agência Cascais Atlântico. OBJECTIVO Sensibilizar a população para a importância da preservação deste espaço onde é contínua a degradação e redução da biodiversidade devido à pesca e pressão humana. Zona de Interesse Biofísico das Avencas

10 Guia do Litoral - ZIBA Material de apoio às visitas à Zona de Interesse Biofísico das Avencas Contém ilustrações e informação sobre as espécies desta praia.

11 PROGRAMA EDUCACIONAL AMBIENTAL
Artemar Estoril Exposição de escultura no Passeio Marítimo da Costa do Estoril PROGRAMA EDUCACIONAL AMBIENTAL PÚBLICO-ALVO Alunos das várias escolas do Concelho de Cascais.

12 Artemar Estoril OBJECTIVOS
Sensibilizar os jovens para a importância da conservação do mar; Envolver os participantes em actividades artísticas sob o tema “Mar”; Desenvolver a criatividade dos participantes em simultâneo com a sua sensibilização.

13 Campanha de Praias PÚBLICO-ALVO Projecto iniciado em 2008
Actividades de sensibilização ambiental desenvolvidas durante a época balnear nas praias de Cascais. PÚBLICO-ALVO Turistas e veraneantes de Cascais dos 4 aos 15 anos.

14 Campanha de Praias OBJECTIVOS
Aprender a preservar os recursos marinhos através de jogos didácticos; Conhecer a biodiversidade marinha de Cascais – Touch tank portátil; Divulgar as boas práticas ambientais com jogos tradicionais criados a partir da reutilização de materiais.

15 Para mais informações e acções futuras.
1


Carregar ppt "EDUMAR EDUCAÇÃO MARINHA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google