Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouKauane Ferreiro Alterado mais de 10 anos atrás
1
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo 1 - 2 e 16 Dez 09, 6 Jan 10 nspedro@fc.ul.ptnspedro@fc.ul.pt; ppabrantes@fc.ul.ptppabrantes@fc.ul.pt
2
2 A plataforma Moodle Sistema online de: - gestão da aprendizagem - trabalho colaborativo (Learning Management System and Collaborative Work environment) http://moodle.org/ Centro Competência FCUL 2009/2010
3
3 Criar e gerir espaços de trabalho para… com… proporciona ferramentas para: armazenar e organizar informação, distribuir comunicação, que permitem: a participação: - em diálogos múltiplos (públicos e privados), - de forma síncrone e assíncrone a construção com outros de ideias, de produtos… o rever da história de participações e construções Centro Competência FCUL 2009/2010
4
4 Princípios pedagógicos por detrás. O conhecimento como construído. A aprendizagem ocorre particularmente bem em ambientes colaborativos (partilha de saberes). O professor desenha o ambiente onde todos vivem experiências de aprendizagem http://docs.moodle.org/en/Philosophy Centro Competência FCUL 2009/2010
5
Moodle tem evoluído 5 de forma colaborativa http://moodle.org Centro Competência FCUL 2009/2010
6
6 organização e participação: com diversas formas (facilmente reconfiguradas) que estão visíveis distribuição da comunicação registo e acesso à memória do vivido construção colaborativa diversidade e partilha de papeis modelos menos centralizados de actuação e aprendizagem possibilita… Centro Competência FCUL 2009/2010
7
Centro Competência FCUL Outubro 20097 CHATs
8
Feedback Centro Competência FCUL Outubro 20098
9
9 Feedback (output)
10
Centro Competência FCUL Outubro 200910 Fórum de discussão Intenções e Dúvidas Fórum
11
Centro Competência FCUL Outubro 200911 Glossário Ver exemplo no Sistema de Apoio Moodle FCUL
12
Centro Competência FCUL Outubro 200912 Tabela (base de dados)
13
Inquérito Centro Competência FCUL Outubro 200913 Ver exemplo no Moodle FCUL
14
Centro Competência FCUL Outubro 200914 Lição
15
Centro Competência FCUL Outubro 200915 Referendo
16
Centro Competência FCUL Outubro 200916
17
Centro Competência FCUL Outubro 200917 SCORM/AICC
18
Centro Competência FCUL Outubro 200918 Teste
19
Centro Competência FCUL Outubro 200919 Trabalho
20
Centro Competência FCUL Outubro 200920 Wiki Ver exemplo no Moodle FCUL
21
21 intencionalidade relevância dos conteúdos, actividades e organização organização com flexibilidade desenho prévio mas atento ao emergente dinamização, mediação, sustentação quem, com que preocupações e ética, reflexividade abertura ao ponto de vista dos outros, auto-avaliação espírito de colaboração sentido de responsabilidade, partilha e co-construção visibilidade da presença e da actuação exige (e desenvolve)… Centro Competência FCUL 2009/2010
22
22 para quê… este tipo de espaços? a que necessidades podem responder? que relação com espaços já existentes? o que lhes acrescentam? o que é preciso modificar? para quem e com quem devem ser desenhados / mediados? que práticas se pretende implementar? que hábitos se pretende promover/evitar? como actuar para os induzir? que aprendizagens quer promover e deseja fazer? como se pensa sobre o que é aprender? para onde se quer caminhar? pressupõe reflectir sobre … Centro Competência FCUL 2009/2010
23
23 Pensar e discutir sobre… A relação entre o presencial e o não presencial O que é participar no presencial e à distância Os desafios que coloca: -ao professor e ao aluno - à organização académica/escolar - às práticas académicas/escolares - às relações de trabalho - às responsabilidades da Universidade
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.