A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O.NET introduziu um forma orientada a objetos de trabalhar com arquivos. O namespace System.IO fornece diversas classes para trabalhar com arquivos textos,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O.NET introduziu um forma orientada a objetos de trabalhar com arquivos. O namespace System.IO fornece diversas classes para trabalhar com arquivos textos,"— Transcrição da apresentação:

1

2 O.NET introduziu um forma orientada a objetos de trabalhar com arquivos. O namespace System.IO fornece diversas classes para trabalhar com arquivos textos, arquivos binários e streams de bytes. As classes contém diversos métodos para as operações mais comuns com arquivos : copiar, excluir, manipular os atributos, etc...

3 Arquivos Texto StreamReader - escrever arquivos texto StreamWriter - ler arquivos texto Arquivos Binários BinaryWriter – escrever arquivos binários BinaryReader – ler arquivos binários

4 Utilizada para ler uma sequência de bytes Principais métodos

5

6 A classe StreamWriter possuí os métodos Write – escreve no arquivo WriteLine - escreve no arquivo e pula uma linha

7

8 A classe StreamReader possuí os métodos: Read - Retorna o número de caracteres desejado pelo usuário ReadLine – Retorna arquivo linha por linha ReadToEnd - Retorna uma string com todo o conteudo arquivo

9

10

11 Classes para manipulação diretórios

12

13 A classe string possui uma série de métodos estáticos e não estáticos, que são utilizamos para formatação, concatenação, desmembramento, substring, etc. Vamos analisar alguns destes métodos da classe string.

14 Método não estático que permite pegarmos uma porção de uma string. Para utilizarmos o método substring, basta chamar o método a partir de uma variável string ou mesmo de uma string literal, conforme o exemplo.

15 Utilizado para localizar uma determinada palavra dentro da string. Este método retornará a posição da string desejada. Caso a string não seja encontrada, será retornado o valor -1.

16 As funções ToUpper e ToLower permitem colocar uma string em letra minúsculas ou maiúsculas, conforme o exemplo a seguir.

17 As funções startswith e endswith verificam se a string começo ou termina com uma determinada palavra ou caracter. Estas funções retornam um valor booleano (true ou false).

18 As funções de Trim servem para remover espaços em branco das strings. TrimStart remove os espaços em branco do início da string, TrimEnd remove os espaços em branco do final da string. Trim remove os espaços em branco do inicio e do fim da string.

19 A função Split serve para quebrar uma string em um array de strings de acordo com um separador. Ao contrário da função split, a função Join concatena um array de string inserindo um separador.

20 Apesar da versatilidade da classe string, operações com string podem consumir muitos recursos e causar perda de desempenho. Isto ocorre porque a cada operação o framework cria um novo buffer para a string resultante da operação, ao invés de aproveitar o buffer que está sendo utilizado. Isto é mais aparente em operações de concatenação.

21 Para não criar este tipo de problema, podemos utilizar a classe StringBuilder, do namespace System.Text. Esta classe permite a criação de strings aproveitando o buffer utilizado, o que torna o código mais eficiente.

22

23 Crie uma interface gráfica como esta:

24 Abra um arquivo texto Faça um método que diga quantos vezes uma palavra se repete teto do arquivo Grave em um outro arquivo o numero de repetições dessa palavra


Carregar ppt "O.NET introduziu um forma orientada a objetos de trabalhar com arquivos. O namespace System.IO fornece diversas classes para trabalhar com arquivos textos,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google