Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
O Portefólio “Outra forma de avaliar”
INSTITUTO DE EMPREGO E FORMAÇÁO PROFISSIONAL CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO SEIXAL O Portefólio “Outra forma de avaliar” Educação e Formação de Adultos (EFA) Nível Secundário (NS) O Portefólio no processo de certificação profissional e escolar dos Adultos
2
Dois exemplos práticos
Auxiliares de acção educativa Técnicos de Informática/sistemas O Portefólio no processo de certificação profissional e escolar dos Adultos
3
O PORTEFÓLIO NOS CURSOS NS
Um Portefólio nos Cursos NS é ...um conjunto de documentos (fotografias, trabalhos de pesquisa, textos escritos, desenhos, …), reunidos num dossier ou CD, acompanhados de uma reflexão do Formando e organizados tendo em conta os objectivos que se pretende atingir/desenvolver. Nos cursos de carácter técnico é necessário a colocação em prática das aprendizagens efectuadas. O Portefólio no processo de certificação profissional e escolar dos Adultos
4
ESTRUTURA DO PORTEFÓLIO NOS CURSOS NS
(SUGESTÃO) Autobiografia do Formando, como fio condutor do Portefólio Trabalhos, actividades, documentos, já avaliados pelo Formador (mesmo quando reformulados) Reflexão de cada Trabalho, actividade e documento incluídos no Portefólio e razões da sua inclusão Cada Reflexão tem ligação à Autobiografia dada a especificidade desta como fio condutor Reflexão final de cada Módulo O Portefólio no processo de certificação profissional e escolar dos Adultos
5
O DESENVOLVIMENTO DO PORTEFÓLIO NOS CURSOS NS
As várias fases: Organização e planeamento Aprendizagem e Recolha de elementos Desenvolvimento e concretização dos Conteúdos Reflexão Apresentação na sessão de PRA O Portefólio no processo de certificação profissional e escolar dos Adultos
6
METODOLOGIA DE CONSTRUÇÃO DO PRA
Hipótese conjunta: Personalização Contextualização Partilhar conclusões/ resultados Direccionar para novos desafios Recolher Informação PRA Relacionar Ligações Construção de sentido Reflectir Seleccionar
7
O PORTEFÓLIO NOS CURSOS NS
Objectivos Elevar a auto-estima do Formando; Desenvolver uma maior autonomia no trabalho do Formando; Assumir o Formando um papel mais activo no seu processo de ensino-aprendizagem; Exercitar a capacidade reflexiva do Formando; Observar a capacidade de organização do Formando; Compreender e conhecer melhor o Formando na sua genialidade; Colocação em prática, dos conhecimentos adquiridos Acompanhar a evolução dos Formandos. O Portefólio no processo de certificação profissional e escolar dos Adultos
8
Planeamento/Organização do Portefólio Reflexivo de Aprendizagens.
INDICADORES QUE AUXILIAM NO MOMENTO DE AVALIAÇÃO DO PORTEFÓLIO (SUGESTÃO) Planeamento/Organização do Portefólio Reflexivo de Aprendizagens. Representatividade dos trabalhos seleccionados, como evidência de aprendizagens significativas. Coerência entre os trabalhos e a reflexão sobre as aprendizagens feitas. Qualidade das reflexões – nível de problematização e profundidade . Adequação às competências definidas nos referenciais de formação. O Portefólio no processo de certificação profissional e escolar dos Adultos
9
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PORTEFÓLIO NOS CURSOS NS
Apresentação, criatividade, originalidade, autonomia, responsabilidade Organização: estruturação, sequencialidade Qualidade das reflexões e da (auto)análise desenvolvida Adequada justificação/fundamentação dos Trabalhos, Actividades e Documentos incluídos O Portefólio no processo de certificação profissional e escolar dos Adultos
10
O PORTEFÓLIO NOS CURSOS NS
.... como Instrumento de avaliação De seguida apresentaremos um pequeno filme com alguns dos nossos formandos com os seus Portefólios e as suas experiências O Portefólio no processo de certificação profissional e escolar dos Adultos
11
Respostas às perguntas mais frequentes
O portefólio reflexivo de aprendizagem reflecte o conjunto de aprendizagens que o formando adquire ao longo do processo formativo. Não é obrigatório começar pela autobiografia, mas utiliza-se esse procedimento para que o formando se identifique com o trabalho que está a realizar. O mediador orienta o formando para que na sessão de PRA este possa ser validado e auxilia na organização do portefólio. Os três slides seguintes são os documentos utilizados no IEFP Seixal, após várias reuniões de todos os intervenientes nos cursos EFA NS
15
O futuro está ... em cada aprendizagem
“(…) ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa.” Paulo Freire O futuro está ... em cada aprendizagem Elaborado por: Sandra Rodrigues Corália Sequeira Vera Ferreira O Portefólio no processo de certificação profissional e escolar dos Adultos
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.