A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Portefólio “Outra forma de avaliar”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Portefólio “Outra forma de avaliar”"— Transcrição da apresentação:

1 O Portefólio “Outra forma de avaliar”
INSTITUTO DE EMPREGO E FORMAÇÁO PROFISSIONAL CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO SEIXAL O Portefólio “Outra forma de avaliar” Educação e Formação de Adultos (EFA) Nível Secundário (NS) O Portefólio no processo de certificação profissional e escolar dos Adultos

2 Dois exemplos práticos
Auxiliares de acção educativa Técnicos de Informática/sistemas O Portefólio no processo de certificação profissional e escolar dos Adultos

3 O PORTEFÓLIO NOS CURSOS NS
Um Portefólio nos Cursos NS é ...um conjunto de documentos (fotografias, trabalhos de pesquisa, textos escritos, desenhos, …), reunidos num dossier ou CD, acompanhados de uma reflexão do Formando e organizados tendo em conta os objectivos que se pretende atingir/desenvolver. Nos cursos de carácter técnico é necessário a colocação em prática das aprendizagens efectuadas. O Portefólio no processo de certificação profissional e escolar dos Adultos

4 ESTRUTURA DO PORTEFÓLIO NOS CURSOS NS
(SUGESTÃO) Autobiografia do Formando, como fio condutor do Portefólio Trabalhos, actividades, documentos, já avaliados pelo Formador (mesmo quando reformulados) Reflexão de cada Trabalho, actividade e documento incluídos no Portefólio e razões da sua inclusão Cada Reflexão tem ligação à Autobiografia dada a especificidade desta como fio condutor Reflexão final de cada Módulo O Portefólio no processo de certificação profissional e escolar dos Adultos

5 O DESENVOLVIMENTO DO PORTEFÓLIO NOS CURSOS NS
As várias fases: Organização e planeamento Aprendizagem e Recolha de elementos Desenvolvimento e concretização dos Conteúdos Reflexão Apresentação na sessão de PRA O Portefólio no processo de certificação profissional e escolar dos Adultos

6 METODOLOGIA DE CONSTRUÇÃO DO PRA
Hipótese conjunta: Personalização Contextualização Partilhar conclusões/ resultados Direccionar para novos desafios Recolher Informação PRA Relacionar Ligações Construção de sentido Reflectir Seleccionar

7 O PORTEFÓLIO NOS CURSOS NS
Objectivos Elevar a auto-estima do Formando; Desenvolver uma maior autonomia no trabalho do Formando; Assumir o Formando um papel mais activo no seu processo de ensino-aprendizagem; Exercitar a capacidade reflexiva do Formando; Observar a capacidade de organização do Formando; Compreender e conhecer melhor o Formando na sua genialidade; Colocação em prática, dos conhecimentos adquiridos Acompanhar a evolução dos Formandos. O Portefólio no processo de certificação profissional e escolar dos Adultos

8 Planeamento/Organização do Portefólio Reflexivo de Aprendizagens.
INDICADORES QUE AUXILIAM NO MOMENTO DE AVALIAÇÃO DO PORTEFÓLIO (SUGESTÃO) Planeamento/Organização do Portefólio Reflexivo de Aprendizagens. Representatividade dos trabalhos seleccionados, como evidência de aprendizagens significativas. Coerência entre os trabalhos e a reflexão sobre as aprendizagens feitas. Qualidade das reflexões – nível de problematização e profundidade . Adequação às competências definidas nos referenciais de formação. O Portefólio no processo de certificação profissional e escolar dos Adultos

9 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PORTEFÓLIO NOS CURSOS NS
Apresentação, criatividade, originalidade, autonomia, responsabilidade Organização: estruturação, sequencialidade Qualidade das reflexões e da (auto)análise desenvolvida Adequada justificação/fundamentação dos Trabalhos, Actividades e Documentos incluídos O Portefólio no processo de certificação profissional e escolar dos Adultos

10 O PORTEFÓLIO NOS CURSOS NS
.... como Instrumento de avaliação De seguida apresentaremos um pequeno filme com alguns dos nossos formandos com os seus Portefólios e as suas experiências O Portefólio no processo de certificação profissional e escolar dos Adultos

11 Respostas às perguntas mais frequentes
O portefólio reflexivo de aprendizagem reflecte o conjunto de aprendizagens que o formando adquire ao longo do processo formativo. Não é obrigatório começar pela autobiografia, mas utiliza-se esse procedimento para que o formando se identifique com o trabalho que está a realizar. O mediador orienta o formando para que na sessão de PRA este possa ser validado e auxilia na organização do portefólio. Os três slides seguintes são os documentos utilizados no IEFP Seixal, após várias reuniões de todos os intervenientes nos cursos EFA NS

12

13

14

15 O futuro está ... em cada aprendizagem
“(…) ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa.” Paulo Freire O futuro está ... em cada aprendizagem Elaborado por: Sandra Rodrigues Corália Sequeira Vera Ferreira O Portefólio no processo de certificação profissional e escolar dos Adultos


Carregar ppt "O Portefólio “Outra forma de avaliar”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google