A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IV SIMPOSIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS DIGITAIS MALAGA - JUNIO 2006

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IV SIMPOSIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS DIGITAIS MALAGA - JUNIO 2006"— Transcrição da apresentação:

1 IV SIMPOSIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS DIGITAIS MALAGA - JUNIO 2006
AS BIBLIOTECAS DIGITAIS DE TESES E DISSERTAÇOES NAS UNIVERSIDADES PUBLICAS BRASILEIRAS: UMA CONTRIBUIÇAO PARA A UNIVERSALIZAÇAO DO CONHECIMENTO E A DEMOCRATIZAÇAO DA INFORMAÇAO Rute Brazil – Magda Almada – Claudia Aragon –

2 SUMARIO INTRUDUÇÃO PROJETO BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES – BDTD UNIVERSIDADES PUBLICAS BRASILEIRAS A PESQUISA CIENTÍFICA EM BRASIL PRODUÇÃO CIENTÍFICA BIBLIOTECAS DIGITAIS EM BRASIL BDTD – CONTRIBUÇÕES À SOCIEDADE DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO UNIVERSALIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS TRANSFERÊNCIA DE INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS CONCLUSÃO

3 INTRODUÇÃO A intenção deste trabajo é apresentar as bibliotecas digitais de teses e dissertações das universidades públicas brasileiras como instrumentos que podem garantizar a conservação da produção científica, facilitar o acesso ao conhecimento produzido em âmbito universitario e, contribuir para a produção de novos conhecimentos. A proposta das bibliotecas digitais de teses e dissertações como veículo para universalizar o conhecimento e democratizar a informação é desenvolvida a partir do Projeto BDTD - Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações, subprojeto da Biblioteca Digital Brasileiro (BDB), coordenado pelo IBICT - que visa a implantação de bibliotecas digitais nas universidades brasileiras; criar um banco de teses no IBICT, contendo toda a produção científica nacional, participar do NDLTD - Networked Digital Library of Theses and Dissertations of the Virginia Tech University.

4 PROJETO BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES - BDTD
Primeiro e único projeto nacional de BD. O interesse pelas bibliotecas digitais de teses e dissertações está crescendo graças ao IBICT. O Instituto “como centro nacional de investigação, de intercâmbio científico, de formação, treinamento e aperfeiçoamento de pessoal científico, tem por finalidade contribuir para o avanço da ciência, da tecnología e da inovação tecnológica do País, por intermédio do desenvolvimento da comunicação e informação nessas áreas”.

5 PROJETO BDTD O que é: Biblioteca digital especializada em teses e dissertações. Subprojeto da Biblioteca Digital Brasileiro. Utiliza a tecnologia de arquivos abertos e reúne teses e dissertações em formato referencial e texto integral de várias instituições cooperantes. Objetivo: Constituir um repositório dos textos completos das teses e dissertações, produzidas pelos programas de pós-graduação brasileiros, para acesso via Web.

6 PROJETO BDTD Ano de criação: 2002
Participantes: 24 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas com programas de mestrado e doutorado

7 PROJETO BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES - BDTD
IBICT PROGRAMA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRO PROJETO BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES - BDTD LOCAL BDTD IES NACIONAL BDTD IBICT INTERNACIONAL BDTD NDLTD

8 UNIVERSIDADES PUBLICAS BRASILEIRAS
Em Brasil, a universidade pública é caracterizada como uma instituição científica e social porque tem por princípios o ensino, a investigação e a extensão (atividades sociais, políticas e culturais com a participação dos cidadãos). A universidade é um dos espaços para produção de conhecimentos, por isto é considerada um grande laboratório que realiza investigações para o desenvolvimento da sociedade a nivel social, econômico, político e cultural.

9 PESQUISA CIENTÍFICA EM BRASIL
As instituições científicas e acadêmicas (públicas) em Brasil desenvolvem excelentes pesquisas científicas na área de saúde (HIV, doenças tropicais, odontologia), agricultura (implantação de técnicas agrícolas que permitem regiões secas e áridas produzir alimentos), tecnologias (produção e extração de petróleo); meio ambiente (reflorestamento), etc.

10 A PRODUÇÃO CIENTÍFICA “A missão de toda universidade é criar, preservar e transmitir conhecimentos e, os veículos possíveis para a transmissão de conhecimentos são as teses e dissertações (considerados os productos mais importantes da vida universitária), que resultam de atividades em nivel de pos-graduação. Umas trazem contribuições imediatas e até revolucionarias e outras apenas serão percebidas, ademais de que hajam servido de pretexto para a formação de mais um Mestre ou Doutor. Sendo assim, todas devem ser documentadas e preservadas. Portanto, todas as teses e dissertações pertencem ao patrimônio público científico e cultural. Morhy (1998)

11 BIBLIOTECA DIGITAIS EM BRASIL
De acordo com Rincón (1999), a globalização da informação leva os países que estão buscando o desenvolvimento a disponibilizar seus acervos na Internet para poder participar das decisões que os países desenvolvidos cheguem a tomar. Sendo assim, todas as instituições brasileiras envolvidas com educação e pesquisa científica devem se comprometer a criar grandes bases de dados de textos eletrônicos (digitais) accesível via Internet. Isto significa dizer que as universidades brasileiras devem implantar bibliotecas digitais para difundir as investigações e os produtos resultantes das investigações .

12 BDTD – CONTRIBUÇÕES À SOCIEDADE
DEMOCRATIZAR INFORMAÇÃO UNIVERSALIZAR CONHECIMENTOS TRANSFERIR INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS

13 DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO
Ao permitir o acesso a conhecimentos e informações desconhecidas e o que estava retringido a poucas pessoas, as BDTD contribuem para que haja democratização da informação, pois permite que “muitos cidadãos” tenham acesso a conhecimentos e informações variados que serão utilizados em seu benefício ou contribuirão para beneficiar a outros.

14 UNIVERSALIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS
Espera-se que o projeto BDTD tenha por finalidade transformar conhecimentos e informações em bens públicos. Fazer com que, a partir do aceso às produções científicas brasileiras haja transferência e que esta transferência contribua para que tanto países ricos quanto em países pobres se desenvolvam políticas públicas para diminuir a pobreza, o analfabetismo os problemas de saúde em países latinoamericanos, asiáticos e africanos; países de economía pobre e sem acesso as informações. Que o projeto BDTD possa dar ao Brasil a visibilidade de una nação que desenvolve pesquisas que contribuem para o desenvolvimento de outras nações.

15 BDTD TRANSFERINDO INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS
Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações ↑ ↑ Transferência de conhecimentos + Transferência de informações ↑  ↑ Ação  Reação  Transformação

16 TRANSFERÊNCIA DE INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS
Assim vemos as bibliotecas digitais de teses e dissertações na sociedade, atuando de manera que todos sejam afetados e tenham condições de afetar também. A biblioteca digital de teses e dissertações nas universidades públicas brasileiras participando do processo de transferência de conhecimentos e informações. Entendemos que a transferência ocorre quando o conhecimento e a informação são difundidos (de pessoa, grupo ou instituição para outra pessoa, grupo ou instituição ) como resultado de uma actividade e tendo um propósito.

17 BDTD TRANSFERINDO INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS
No caso das BDTD, quando as pesquisas alcançam receptores fora das universidades, as produções passam a ser referência para que aconteçam ações, que podem ser a aplicabilidade imediata da investigação na sociedade ou o desenvolvimento de novas pesquisas. A investigação gerando novos conhecimentos e novas informações ou seja os resultados sendo aplicados e difundidos, iniciando uma nova transferência.

18 CONCLUSÃO Permitir que os recursos públicos fornecidos a pos-graduação retornem através da disponiblização dos resultados das pesquisas… beneficiando o país e a humanidade.

19 MUITO OBRIGADA!! MUCHAS GRACIAS!!


Carregar ppt "IV SIMPOSIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS DIGITAIS MALAGA - JUNIO 2006"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google