A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como se forma um paradigma?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como se forma um paradigma?"— Transcrição da apresentação:

1 Como se forma um paradigma?
(Paradigma = Modelo, Padrão, exemplo) Avanço manual

2 Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa gaiola e, no meio desta, uma escada com bananas em cima.

3 Cada vez que um dos macacos começava a subir a escada, um dispositivo automático fazia jorrar água gelada sobre os outros macacos.

4 Passado certo tempo, de cada vez que qualquer dos macacos esboçava um início de subida da escada, os demais espancavam-no (evitando assim a água gelada).

5 Obviamente, após um certo tempo, nenhum dos macacos se arriscava a subir a escada, apesar da tentação.

6 Imediatamente, os mais antigos começaram a espancá-lo.
Os cientistas decidiram então substituir um dos macacos. A primeira coisa que o macaco novo fez foi tentar subir a escada. Imediatamente, os mais antigos começaram a espancá-lo.

7 Após várias surras, o novo membro dessa comunidade aprendeu a nunca subir a escada, embora jamais soubesse porquê.

8 Um segundo macaco foi substituído e ocorreu com ele o mesmo que com o primeiro. O primeiro macaco que havia sido substituído participou, juntamente com os outros, no espancamento.

9 Um terceiro macaco foi trocado e o mesmo espancamento foi repetido
Um terceiro macaco foi trocado e o mesmo espancamento foi repetido. O quarto e o quinto macaco foram também trocados, um de cada vez, com intervalos adequados, repetindo-se as tareias aos novatos quando das suas tentativas para subir a escada.

10 O que sobrou foi um grupo de cinco macacos que, embora nunca tenham recebido um chuveiro frio, continuavam a espancar qualquer macaco que tentasse subir a escada.

11 Se fosse possível conversar com os macacos e perguntar-lhes por que espancavam os que tentavam subir a escada ... aposto que a resposta seria: “Isso faz parte dos nossos costumes, essa é a forma como as coisas devem ser feitas; é uma tradição antiga, por isso tem que ser mantida.” Isso, ou esse comportamento, essa resposta, não te parecem familiares???

12 Dizem que somos “racionais”, mas deve ser só para algumas coisas…
NÃO PERCAS A OPORTUNIDADE DE COMPARTILHAR ISTO COM OUTROS, POIS MUITOS DELES NEM SEQUER SE PERGUNTAM POR QUE CONTINUAMOS A FAZER O QUE FAZEMOS, A PENSAR COMO PENSAMOS OU SE EXISTEM OUTRAS FORMAS DE VIVER E DE AGIR – NOS MAIS DIVERSOS DOMÍNIOS. Dizem que somos “racionais”, mas deve ser só para algumas coisas… Os nossos condicionamentos podem não ser feitos com chuveiradas ou com pancada, mas os resultados são estranhamente semelhantes!

13 “Somente duas coisas são infinitas: O universo e a estupidez humana
“Somente duas coisas são infinitas: O universo e a estupidez humana. E não estou seguro quanto ao primeiro.” Albert Einstein.


Carregar ppt "Como se forma um paradigma?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google