A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conselhos para prevenção e tratamento na infestação com “piolhos”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conselhos para prevenção e tratamento na infestação com “piolhos”"— Transcrição da apresentação:

1 Conselhos para prevenção e tratamento na infestação com “piolhos”
Pediculose Conselhos para prevenção e tratamento na infestação com “piolhos” Equipa de Saúde Escolar UCC Montijo Alcochete

2 O que são piolhos? O que são lêndeas?
Temas: Como podemos prevenir os piolhos? O que são piolhos? O que são lêndeas? Ciclo do piolho. Se encontrar piolhos que devo fazer? Como é que apanhamos piolhos? Como detetar os piolhos ao pentear? Como se sabe se tem piolhos?

3 O que são os piolhos ?

4 O que são os piolhos? O Pediculus capitis: É um inseto Sem asas
Com 3 pares de pernas Tamanho comprimento: máx. 4 mm altura : 2 mm Cor normalmente transparente = difícil de detetar Tornam-se castanhos/encarnados depois de terem ingerido sangue

5 O que são os piolhos? Habitat Mobilidade
Vivem no cabelo, nos sítios quentes = atrás das orelhas ou na parte inferior da nuca junto ao pescoço São parasitas = alimentam-se do sangue humano Mobilidade Nadam Não voam, mas movem-se muito rapidamente

6 O que são lêndeas? As lêndeas são os ovos do piolho, colocados perto do couro cabeludo; Estão agarradas ao cabelo devido a um tipo de cola que o piolho produz durante a desova; As lêndeas podem permanecer no cabelo durante semanas ou até meses depois da contaminação; O piolho necessita de uma superfície com cabelo para sobreviver, sendo, fora do hospedeiro, viável apenas durante 48 horas e a lêndea durante 10 dias.

7 Este processo de transformação da lêndea em piolho adulto
Ciclo do piolho Legenda: 1-Lendea ; 2-1ª Ninfa; 3-2ª Ninfa; 4-3ª Ninfa; 5- Piolho Adulto Este processo de transformação da lêndea em piolho adulto é de cerca de 6 a 10 Dias

8 Falsos conceitos? Os piolhos aparecem só no cabelo sujo !
Os piolhos gostam de todas as cabeças com cabelo: sujo ou limpo, castanho, loiro, ruivo, comprido ou curto. Ter piolhos é uma doença ! É uma contaminação vulgar que pode ser tratada; Os piolhos são parasitas que precisam das cabeças das pessoas para viverem; Os piolhos não transmitem doenças.

9 Os piolhos propagam-se por contato :
Como é que se apanha piolhos? Os piolhos propagam-se por contato : Contacto direto: de uma cabeça para outra (ao brincar ou praticar desportos juntos …) Contacto indireto : De objetos contaminados como sofás, lençóis, chapéus, toalhas, escovas, pentes e outros…

10 Como se sabe se tem piolhos ?

11 Como se sabe se tem piolhos?
Comichão intensa no couro cabeludo; Irritação da pele da cabeça ; Se houver resíduos castanhos nas fronhas e lençóis (sangue digerido pelos piolhos). Pode ser difícil encontrar um piolho vivo, pois estes insectos se movem com muita rapidez. Por isso, o diagnóstico é feito mais vezes através da existência dos seus ovos (lêndeas), de cor esbranquiçada, com cerca de 0,8 mm e firmemente agarrados à haste do cabelo. Verificar com o pente é o melhor método para ver se tem piolhos

12 Verificar com o pente: como fazê-lo ?

13 Verificar com o pente: como fazê-lo?
Adquira um pente especial para piolhos (existem no mercado produtos com pente incluído); Desembarace o cabelo com um pente normal; Divida o cabelo molhado (enxuto só com toalha) em várias partes;

14 Verificar com o pente: como fazê-lo?
CONSELHOS Assegure-se que tem luz suficiente – de preferência luz natural; Pode pôr uma toalha branca nos ombros ou pentear-se para uma superfície branca (lavatório, banheira ou uma mesa branca) para ver mais facilmente os piolhos que caiam do cabelo; Verifique com o pente o cabelo de todos os membros da família e das pessoas que possam ter tido contacto directo com a pessoa afectada.

15 Verificar com o pente: como fazê-lo?
CONSELHOS É importante usar uma solução de mistura de vinagre e água diluição 1:1 (deixar actuar durante meia hora) antes de pentear os cabelos com um pente próprio; As lêndeas são muito difíceis de remover e o vinagre é usado para amolecer a substância que fixa firmemente as lêndeas aos fios de cabelos. Este procedimento deve ser repetido diariamente durante vários dias.

16 Verificar com o pente: como fazê-lo?
1º PASSO Com os dentes do pente para piolhos a tocar o couro cabeludo no alto cimo da cabeça comece a pentear o cabelo até às pontas, mantendo os dentes do pente em contacto com o couro cabeludo enquanto possível. Penteie uma parte do cabelo de cada vez. 2º PASSO Veja bem se o pente apresenta algum vestígio de piolhos. Limpá-lo num lenço de papel pode ajudá-lo a ver se há piolhos 3º PASSO Repita o processo em toda a cabeça. Demorará 10 – 15 minutos a fazê-lo

17 O que fazer se tiver piolhos ?

18 Que devo fazer se tiver piolhos?
Compre na farmácia um tratamento contra os piolhos; Leia o folheto informativo antes de fazer o tratamento (champô, loção ou spray; Nas 12 horas seguintes, após a aplicação do produto de tratamento, não deve lavar o cabelo; Trate no mesmo dia todas as pessoas da família que tenham sido contaminadas; Deve repetir o tratamento 7 a12 dias depois da primeira aplicação; Informe a escola e as pessoas que estiveram em contacto directo ou regular nas últimas 2 semanas; Existem vários produtos que podem ser usados, apesar de evidências de resistência dos piolhos aos tratamentos.

19 Que devo fazer se tiver piolhos?
Proceda à descontaminação do meio ambiente para evitar uma nova contaminação: Mude e lave a roupa de cama e o vestuário a 60°C; Tratar pentes, escovas e adornos de cabeça com água quente e/ou antiparasitário. Chapéus, roupas e outros objectos que não possam ser tratados pelo calor, devem ser selados num saco de plástico durante 10 a 14 dias; qualquer piolho que tenha eclodido durante este período morrerá de fome; O ambiente deve ser aspirado com aparelho a vácuo. Não é aconselhável o uso de insecticidas para o ambiente.

20 Três Passos Fundamentais para o Tratamento da Pediculose
1º Usar produto de tratamento contra os piolhos; 2º Remover as lêndeas com o pente; 3º Higienização dos produtos pessoais e ambiente.

21 Como evitar apanhar piolhos?

22 Como evitar apanhar piolhos?
Recomendações: Ter sempre as unhas limpas; Verificar frequentemente o cabelo; Certificar se existe comichão na nuca e atrás das orelhas; Se tiver cabelo for comprido, apanhá-lo; Use um repelente nas épocas de epidemias de piolhos. Não trocar peças de vestuário ou objectos pessoais nem sobrepor as peças de vestuário nos cabides da escola.

23 Considerações... Se encontrar um piolho vivo e a mexer-se avise as pessoas com quem contactou. Aconselhe-os a usar o método de detecção; Apesar de o cabelo curto ser menos convidativo para estes parasitas, ele não é, por si só, uma protecção segura contra estes minúsculos insectos; Todos os membros do agregado familiar devem ser tratados ao mesmo tempo para erradicar a infestação. Por vezes surgem dúvidas quanto à necessidade de tratar os animais domésticos. O tratamento é completamente desnecessário pois o piolho não se transmite aos animais.

24 Considerações... É extremamente importante atacar o problema pela raiz, não devendo ter vergonha de assumir o problema, pois caso contrário, irá apenas agravar o problema e contaminar muito provavelmente as restantes crianças da escola. A escola também tem a obrigação de avisar os pais, para uma vigilância de sintomas. O melhor aliado dos piolhos é o silêncio.

25 Obrigado


Carregar ppt "Conselhos para prevenção e tratamento na infestação com “piolhos”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google