A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como se organiza e o que podes encontrar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como se organiza e o que podes encontrar"— Transcrição da apresentação:

1 Como se organiza e o que podes encontrar
A BIBLIOTECA ESCOLAR: Como se organiza e o que podes encontrar

2 Uma Biblioteca Escolar é um valioso centro de recursos!
Queres saber o que podes encontrar na BE? Livros Jornais/revistas Computadores/impressoras Postos de leitura vídeo Leitores de CD áudio

3 Como é que te movimentas dentro da BE?
Tantos recursos! Mas… Onde estão? Como é que te movimentas dentro da BE? Acompanha-nos numa visita pelas várias zonas da Biblioteca Escolar.

4 Zona de Atendimento Dirige-te ao balcão de atendimento sempre que quiseres requisitar algum documento da BE, utilizar os computadores ou outros recursos. A D. Lucília, a D. Sandra e o João Paulo estão à tua disposição para te ajudar também nas pesquisas/consultas que queiras fazer.

5 Zona de Leitura Áudio Neste cantinho acolhedor e confortável podes ouvir música ou ler uma revista ou um livro de banda desenhada.

6 Neste espaço da biblioteca podes ver filmes ou documentários.
Zona de Leitura vídeo Neste espaço da biblioteca podes ver filmes ou documentários.

7 ZONA MULTIMÉDIA A zona multimédia oferece-te computadores, Internet e impressora. Podes fazer trabalhos, procurar informação na Internet, imprimir e digitalizar documentos para as aulas.

8 ZONA DE LEITURA SILENCIOSA
Zona destinada ao estudo, à leitura individual, realização de trabalhos e consulta de todos os livros que necessitares.

9 LUDOTECA Zona para jogos de mesa (xadrez, damas e outros que encontras no respectivo armário).

10 Agora que conheces as zonas da BE…
Sabes dizer-me como estão organizados todos os documentos?

11 CLASSIFICAÇÃO DECIMAL UNIVERSAL
CDU Todos os documentos que existem na BE estão arrumados de acordo com a Classificação Decimal Universal. A CDU é um esquema internacional para classificação dos documentos das bibliotecas, ficam assim organizados em 10 classes.

12 CLASSE 0 - Generalidades
Na classe 0 encontras muitas enciclopédias e dicionários. Na Classe 0 encontras muitos dicionários e enciclopédias, livros que tratam de muitos assuntos em geral e nenhum em particular.

13 CLASSE 1 – Filosofia . Psicologia
Nesta classe poderás encontrar os livros que te ajudam a pensar, imaginar… Sigmund Freud – (1856 – 1939)

14 CLASSE 2 - Religião Organizam-se na classe 2 os livros que tratam de assuntos como os Deuses, as Religiões e as Crenças. Buda

15 CLASSE 3 – Ciências Sociais
Esta classe reúne obras sobre Direito, Educação e Sociologia. No fundo, é aqui que encontras os livros que te ensinam a viver em sociedade.

16 CLASSE 4 A Classe 4 encontra-se actualmente… vazia.

17 CLASSE 5 – Ciências Exactas
A Matemática, a Física, a Química, a Botânica e a Zoologia são os temas que encontras nesta classe. As ciências puras! Albert Einstein (1879 – 1955)

18 CLASSE 6 – Ciências Aplicadas
Medicina, Engenharia, Agricultura, Indústria… Criar e fabricar. Está tudo na Classe 6! Florence Nightingale (1820 – 1910)

19 CLASSE 7 – Arte . Desporto Arquitectura, Pintura, Música, Desporto, o som, a beleza, jogar ou diversão são palavras que facilmente associamos à classe 7. Luciano Pavarotti

20 CLASSE 8 – Língua . Literatura
Esta é a classe em que o homem imagina outras realidades, exprimindo-as através das palavras… A Poesia, o Romance, a Novela ou o Conto esperam por ti! José Saramago (1922) Prémio Nobel da Literatura em 1998

21 CLASSE 9 – Geografia . História
As obras que encontras nesta classe são o testemunho de tudo o que o Homem fez, são a sua História através dos lugares por onde passou, o reconto de tudo o que descobriu. Geografia, Biografias e História estão aqui para recordares o passado.

22 Cá estou eu outra vez, para te ajudar!
Se estás a pensar que jamais conseguirás lembrar-te de todas as classes da CDU, bem… Não te preocupes, a sério! Todas as estantes da BE estão devidamente sinalizadas no topo para que consigas encontrar facilmente os documentos que precisas. Desta forma é muito simples encontrar as classes, da 0 à 9, só tens de seguir a sinalética que se encontra por toda a BE.

23 Há todo um mundo de conhecimento à tua espera.
Agora que já sabes como se organiza a Biblioteca Escolar, vais certamente querer aparecer mais vezes! Há todo um mundo de conhecimento à tua espera. NÓS ESPERAMOS POR TI!!! FIM


Carregar ppt "Como se organiza e o que podes encontrar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google