A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho realizado por: Filipe Domingos e Vítor Hugo Ano: 5º Turma: B

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho realizado por: Filipe Domingos e Vítor Hugo Ano: 5º Turma: B"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho realizado por: Filipe Domingos e Vítor Hugo Ano: 5º Turma: B
A menina do mar Trabalho realizado por: Filipe Domingos e Vítor Hugo Ano: 5º Turma: B

2 Era uma vez um rapaz que vivia numa casa branca junto à praia
Era uma vez um rapaz que vivia numa casa branca junto à praia. Tinha uma porta, sete janelas e uma varanda de madeira pintada de verde. A casa tinha lírios brancos e uma planta que dava flores brancas, amarelas e roxas.

3 Esse rapaz gostava de brincar na praia
Esse rapaz gostava de brincar na praia. Era uma praia muito grande, mas pouco habitada. Quando havia maré alta, os rochedos ficavam cobertos de água.

4 Na maré vaza, as rochas estavam cobertas de búzios, anémonas, limos, algas e ouriços.

5 A noite estava um pesadelo
A noite estava um pesadelo! Até parecia que o mar estava a combater com o céu e com o vento. Porém, na manhã seguinte, tudo estava calmo.

6 O dia estava muito bom .O rapazinho saltou da cama, vestiu o fato de banho e foi para a praia a correr. A espuma das ondas pareciam castelos fantásticos, brancos mas cheios de reflexos de mil cores.

7 E foi ver o que era. Até que viu um polvo a rir (oh oh oh),um caranguejo a rir ( que que que ), um peixe a rir (glu glu glu) e uma menina a rir (ah ah ah).

8 A menina exigiu que queria dançar
A menina exigiu que queria dançar. Então, os seus amigos, rapidamente, formaram uma banda. O peixe batia palmas na água, o caranguejo tocava castanholas, o polvo com sete dos seus oito braços tocava guitarra e a menina dançava.

9 O polvo embalou-a nos seus oito braços e o caranguejo disse que vinha a maré alta. O peixe ia à frente a nadar com a menina, depois vinha o polvo e, no fim, o caranguejo.

10 Eles foram por entre areias e rochas, até que chegaram a uma gruta
Eles foram por entre areias e rochas, até que chegaram a uma gruta. Como a gruta era muito pequena, o rapaz não conseguia entrar e foi para casa muito espantado.

11 Na manhã seguinte, foi para a praia a correr e voltou a esconder-se atrás das duas pedras. O rapaz não conseguiu ficar muito mais tempo quieto e deu um salto agarrando a menina.

12 O polvo, o caranguejo e o peixe, mesmo com medo, faziam o que lhes era permitido: o polvo subia pelas pernas do rapaz, o caranguejo beliscava-lhe os pés, o peixe mordia-lhe nas canelas. Mas o rapaz conseguiu fugir para longe com a menina, gritando ela pelos seus companheiros.

13 A menina gritava porque tinha receio que o rapaz a fritasse
A menina gritava porque tinha receio que o rapaz a fritasse. O rapaz disse que só os pescadores cometiam esse erro e a queria observar de mais perto, porque nunca na sua vida tinha visto uma menina tão pequenina e bonita.

14 A menina limpou as lágrimas, penteou-se, sentou-se num rochedo e apresentou os seus amigos dizendo que viviam numa pequena gruta. Os amigos excepto o peixe contribuíam um pouco para as tarefas domésticas. Mas o peixe é o mais amigo de todos.

15 A menina contou ao rapaz que o mar contém uma beleza interior extraordinária, que ela consegue respirar dentro e fora de água. também comentou ao rapaz que era perigoso ir ao fundo do mar, pois ele poderia morrer afogado.

16 A menina também era a bailarina da Grande Raia (a dona daqueles mares)
A menina também era a bailarina da Grande Raia (a dona daqueles mares). Quando queria dar uma festa, convidava tubarões e baleias para se sentarem todos no fundo do mar para a verem a actuar como bailarina, até de madrugada. A menina tinha medo da Grande Raia, mas ela não lhe fazia mal porque ela era a sua bailarina.

17 Com isto tudo, o rapaz levou a menina novamente ao mesmo local de onde veio. Quando lá chegaram, o polvo, o caranguejo e o peixe estavam abraçados a chorar pela menina. E mal a avistaram, atiraram-se os três como cães aos pés do rapaz.

18 A menina ordenou-lhes que parassem com a pancadaria dizendo: « ele é meu amigo, não lhe façam mal». Daí, combinaram para o dia seguinte encontrar-se no mesmo sítio e à mesma hora. Propuseram que o rapaz levasse curiosidades da terra.

19 No dia combinado, o rapaz levou uma rosa
No dia combinado, o rapaz levou uma rosa. No dia seguinte, uma caixa de fósforos e depois um copo com vinho. A menina, fascinada com o que tinha visto, queria ver a terra, para ver todas as estações do ano. O rapaz disse que, no dia seguinte, levava um balde e que o enchia com água e algas do mar.

20 No dia seguinte, o rapaz levou o balde, encheu-o com algas e água do mar e perguntou se ela estava disposta a ver a Terra. De seguida, a menina explicou ao rapaz que não podia concretizar os seus desejos, pois os búzios ouviram a conversa e foram contar à Grande Raia.

21 A Grande Raia, ao saber da conversa, proibiu-a de estar ali e, ao nascer da lua, iria para uma praia distante que não sabia onde ficava nem como se chamava. O rapaz disse para a menina entrar no balde para irem rapidamente embora. Mas a menina avisou-o que havia polvos escondidos por toda a parte.

22 Então, o rapaz começou a correr e logo dezenas de tentáculos cobriram-lhe o corpo. O rapaz ainda estava a segurar no balde, até que um polvo lhe agarrou o pescoço, apertando-o lentamente.

23 Depois, o menino acordou com as ondas a baterem-lhe na cara
Depois, o menino acordou com as ondas a baterem-lhe na cara. Doía-lhe o corpo todo. Os dias foram passando e o rapaz sem ver a menina, até que, certo dia, o rapaz foi à praia e uma gaivota trouxe-lhe um frasco com uma poção mágica, que fazia com que o rapaz pudesse respirar dentro e fora de água.

24 Depois de o rapaz ter bebido a poção, viu tudo à sua roda ficar mais vivo e brilhante. E ela disse-lhe que estava um golfinho à sua espera.

25 O rapaz e o golfinho nadaram sessenta dias e sessenta noites, até que chegaram a uma ilha rodeada de corais. A seguir, o rapaz encontrou a menina numa gruta.

26 Dentro da gruta, estava o peixe, o polvo, o caranguejo e a menina a brincar com conchinhas. Quando o rapaz entrou, todos riram, se abraçaram e gritaram de alegria. Nesse momento, houve um conjunto de habilidades de todos eles.

27 A menina sentia-se muito feliz. O Rei do Mar, resolveu dar outra festa
A menina sentia-se muito feliz. O Rei do Mar, resolveu dar outra festa. Todos os convidados(baleias, tubarões, tartarugas e peixes importantes) disseram que nunca a tinham visto dançar tão bem.

28 FIM


Carregar ppt "Trabalho realizado por: Filipe Domingos e Vítor Hugo Ano: 5º Turma: B"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google