A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO PIRACICABA ENCONTRO PRESENCIAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO PIRACICABA ENCONTRO PRESENCIAL"— Transcrição da apresentação:

1 DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO PIRACICABA ENCONTRO PRESENCIAL
CURSO INGRESSANTES 2014 DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO PIRACICABA ENCONTRO PRESENCIAL

2 A importância e o significado do Estágio Probatório
É mais que uma exigência constitucional; Integração entre servidor e instituição; Melhorar adaptação e desempenho.

3 Estágio Probatório – caráter formativo
Foco no crescimento pessoal e profissional; Construção de relações mútuas de confiança; Busca de aprimoramento para a superação de problemas /para a inovação.

4 A importância das Comissões de Avaliação
Na U.E. - Comissão de Avaliação Especial de Desempenho; Na D.E: Comissão Central de Avaliação Especial de Desempenho. Atribuições das comissões: - subsidiar, assessorar, orientar e avaliar o integrante do Quadro do Magistério em estágio probatório, nos assuntos atinentes a sua área de atuação, no desempenho das suas atribuições e seu ajustamento ao cargo, verificando a necessidade de capacitações; - registrar todas as ocorrências relativas à conduta funcional do servidor. DESAFIOS - processo democrático e participativo; - compromisso + envolvimento da comunidade escolar.

5 Indicadores – Res. SE 66/2008 alterada pela Res. SE 79/2008
Em consonância com o art. 3º do Decreto de 2007, a avaliação especial de desempenho processar-se-á pelos indicadores: Assiduidade; Disciplina; Capacidade de iniciativa; Responsabilidade; Comprometimento com a Administração Pública; Eficiência; Produtividade; Curso de Formação do Ingressante.

6 1. Assiduidade Índice de frequência anual do servidor ao trabalho, devendo ser calculado na seguinte conformidade: 0 faltas = 10 pontos. 1 falta = 9 pontos. 2 faltas = 8 pontos. 3 faltas = 7 pontos. 4 faltas = 6 pontos. 5 faltas = 5 pontos. 6 faltas = 4 pontos. 7 faltas = 3 pontos. 8 faltas = 2 pontos. 9 faltas = 1 ponto. 10 e acima de 10 faltas = zero pontos”. Artigo 2º - Ficam incluídos no artigo 7º da Resolução SE nº 66/2008 os seguintes parágrafos: § 1º - Para o cálculo do índice de freqüência anual de que trata o inciso I deste artigo deverão ser desconsideradas as faltas abonadas e as ausências em razão de: férias, casamento, falecimentos, casos de doação de sangue, trânsito, serviços obrigatórios por lei, conforme dispõe o art. 78 da Lei nº /68. § 2º - Excetuam-se, da definição do índice de freqüência anual de que trata o inciso I deste artigo, as situações previstas nos incisos do artigo 5º do Decreto nº , de 09 de novembro de 2007, e para as que serão aplicadas a suspensão e prorrogação de contagem de tempo e da avaliação para efeito de homologação do estágio probatório”.

7 2. Disciplina Cumprimento dos horários e entrega das solicitações feitas pela Unidade Escolar e Diretoria de Ensino, nos prazos estipulados e constantes dos calendários.

8 3. Capacidade de Iniciativa
Apresentação de propostas novas, não rotineiras para as demandas oriundas de atribuições do servidor, nas relações com os alunos, com o Diretor de Escola, Professor Coordenador, Supervisor de Ensino e pais de alunos.

9 4. Responsabilidade Criação de condições para o bom desempenho dos alunos e demais responsáveis pelo processo de ensino e gestão escolar; comprometimento com os objetivos pactuados nos planos de trabalho da Unidade Escolar e da Diretoria de Ensino, de acordo com as metas da Secretaria da Educação.

10 5. Comprometimento com a Administração Pública
Participação nos projetos especiais da Secretaria de Estado da Educação, adotados pela Unidade Escolar e/ou Diretoria de Ensino; participação nos cursos de capacitação oferecidos pela Secretaria da Educação.

11 6. Eficiência Apresentação, na prática, de cumprimento do contido nas propostas curriculares; uso adequado dos materiais pedagógicos e outros materiais disponibilizados pela Secretaria da Educação; apresentação de bom nível de rendimento no exercício de suas atribuições.

12 7. Produtividade Apresentação de contribuições para a melhoria do nível de desempenho dos alunos, da Unidade Escolar e da Diretoria de Ensino; contribuição para o bom relacionamento entre alunos, pais e servidores, no exercício de suas atribuições; demonstração de competência na superação de obstáculos não previstos.

13 8. Curso de Formação RESOLUÇÃO SE Nº 20, DE 6 DE ABRIL DE 2015;
REGULAMENTO DO CURSO.

14 EIXOS NORTEADORES - dialogam com os indicadores presentes no artigo 7º da Resolução SE 66 e têm por finalidade auxiliar as equipes em seus registros ao longo do percurso formativo do professor ingressante. Eixos Norteadores Ações (evidências) Defina as ações que são as mais representativas da evidência do indicador 1. Atuação na organização escolar Contribui para a construção e ou reconstrução da Proposta Pedagógica da Unidade Escolar. - Incorpora as Diretrizes da Proposta Pedagógica da Unidade Escolar. Participa das reflexões e segue as definições acordadas em ATPC. Demonstra conhecimento a respeito das diferentes dimensões da gestão (de pessoas, de recursos, pedagógica e de resultados).

15 EIXOS NORTEADORES Eixos Norteadores
Ações (evidências) Defina as ações que são as mais representativas da evidência do indicador 2. Participação nas atividades da escola Contribui para o fortalecimento da participação da comunidade nas decisões de políticas internas da escola, nos conselhos e colegiados; nos projetos e programas da SEE . Participa qualitativamente nos espaços e atividades promovidos pela escola e comunidade . Contribui com ações na mediação de conflitos . Contribui para fortalecimento dos colegiados e instituições auxiliares.

16 EIXOS NORTEADORES 3. Currículo e avaliação
Ações (evidências) Defina as ações que são as mais representativas da evidência do indicador 3. Currículo e avaliação Identifica princípios e concepções que embasam o Currículo Oficial da SEESP. Compreende como imprescindível às competências leitora e escrita para o enfrentamento dos desafios sociais, culturais e profissionais do mundo contemporâneo. Reconhece a escola como um espaço de formação, de cultura, e atua para e na diversidade favorecendo a aprendizagem de todos . Desenvolve projetos significativos para alunos e comunidade . Demonstra compreensão a respeito do conceito de progressão continuada e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem de todos os alunos .

17 EIXOS NORTEADORES 3. Currículo e avaliação (continuação)
Ações (evidências) Defina as ações que são as mais representativas da evidência do indicador 3. Currículo e avaliação (continuação) Demonstra compreensão a respeito da importância de processos avaliativos para a melhoria da aprendizagem dos alunos. Identifica e reflete coletivamente sobre a importância dos indicadores educacionais como ferramenta para aprimorar a ação pedagógica. Reconhece a importância dos resultados das avaliações: interna e externa para subsidiar ações de (re) planejamento da prática docente e promoção de estudos de recuperação. Eixos Norteadores

18 EIXOS NORTEADORES 4. Relações interpessoais
Ações (evidências) Defina as ações que são as mais representativas da evidência do indicador 4. Relações interpessoais Socializa informações e experiências com os colegas de trabalho. Trata cordialmente a comunidade escolar. Mantém uma relação de respeito e cordialidade com os alunos. Faz interações com os colegas de trabalho e realiza atividades interdisciplinares com seus pares.

19 Observação em Sala de Aula
A observação em sala de aula integra-se ao princípio do acompanhamento científico, pedagógico e didático dos professores e contribui para fomentar o trabalho colaborativo na atividade docente, reforçando a cultura de autoavaliação, e criando condições para uma melhoria do desempenho profissional.

20 Observação em Sala de Aula – cont.
Essa estratégia permite: Reforço da validade das observações efetuadas; Diminuição da ansiedade dos professores ao longo do tempo, tornando as observações mais produtivas e menos intrusas; Reforço das aprendizagens do observador aumenta seu repertório de estratégias e metodologias passíveis de serem partilhadas com outros colegas; Melhoria do conhecimento das competências e das práticas de cada docente; Identificação de necessidades de formação comuns a determinados grupos de professores (áreas disciplinares, níveis de ensino etc.); Avaliação mais eficaz do impacto dos processos de desenvolvimento profissional implementados na Unidade Escolar.


Carregar ppt "DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO PIRACICABA ENCONTRO PRESENCIAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google