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REUNIÃO MMR-DIRETORES

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Apresentação em tema: "REUNIÃO MMR-DIRETORES"— Transcrição da apresentação:

1 REUNIÃO MMR-DIRETORES
Diretoria de Ensino – Norte 2 REUNIÃO MMR-DIRETORES Abertura da Dirigente Regional Plano de Melhoria Ação planejada Problema- causa raiz Análise dos sinalizadores do 2º bimestre Ação Complementar e Ação Corretiva

2 PDCA

3 Dimensão da gestão na escola
Política: conjunto de regras ou normas que orientam as escolas. As definições do marco operativo podem definir políticas para a escola. Ações: Indicam os projetos estratégicos que a escola deverá implementar segundo orientação da SEE ou projetos específicos conforme necessidade e autonomia local. Objetivos- grandes desafios: são norteadores das metas anuais da escola

4 Identificar o Problema - Estabelecer Plano de Ação - PLAN
Estabelecer indicadores Fluxo Desempenho INSE Analisar os dados do problema Definir meta: de onde vêm? Sinalizador de referência Estruturar o plano e dar visibilidade no gestão à vista Painel

5 Execução do Plano de Ação - DO
Plano de Ação - conjunto de ações organizadas no tempo e atribuídas aos responsáveis, com objetivo eliminar as causas priorizadas na análise dos indicadores A partir da causa imediata, buscamos os porquês É possível que uma causa dê origem a mais de uma ação ou uma ação impacte mais de uma causa priorizada As metas bem estabelecidas ajudam a impulsionar o aprendizado e novos conhecimentos

6 Consistência do Plano de Ação
As ações estão coerentes com as causas fundamentais/priorizadas? As ações são de melhoria ou se referem à rotina? Estão bem detalhadas e distribuídas entre os responsáveis? Os prazos das ações e procedimentos foram definidos considerando o tempo necessário para impactar o resultado?

7 PLANO DE AÇÃO PARA O ALCANCE DA META DE IDEB
Importante: Um plano de ação sozinho é um mero documento, por melhor que tenha sido o processo de análise e estruturação das ações. O que promove resultados é a ação disciplinada de todos os envolvidos liderados por pessoas inspiradoras e apoiadoras.

8 Verificação da Execução do Plano de Ação - CHECK
Implementar as ações possibilita à escola alcançar as metas estabelecidas Pontos de atenção Verificar adequadamente o status de cada ação do plano (atualização na SED); Verificar as evidências e se ações realizadas abrangem o público previsto; Atrasos sucessivos (justificativas); Verificar se a ação não está sendo realizada adequadamente; Propor ações preventivas para evitar problemas.

9 Verificação dos Resultados
Atingiu ou não a META? Verificar o plano de ação e identificar se a ação proposta foi efetiva e impactou positivamente o resultado. O que fazer se atingiu? Padronização das boas práticas O que fazer se não atingiu? Relatório 3G

10 O que é o relatório 3 G? Resultado não foi o esperado e precisamos verificar o plano e entender a correlação entre as ações e os indicadores (passado/presente) Analisar as causas do resultado negativo e propor ações corretivas (futuro) Ações corretivas – ações que irão corrigir os rumos, definidas conforme as novas causas foram encontradas e serão incorporadas no plano de ação.

11 O que é ação complementar?
Decorrentes da análise do plano de melhoria, quando este não possui força suficiente para impactar os problemas que a escola elencou no processo inicial. Ou ainda quando a escola detecta em seus instrumentos internos a necessidade de complementar a seu plano.

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14 ATÉ ONDE CHEGAMOS.... “CORRIGINDO RUMOS”

15 Parte do ciclo – PDCA - em que paramos:
(ÍTEM 7) Porque recebemos os resultados dos Sinalizadores de processo e esses indicam o potencial de crescimento da escola num período fechado: o bimestre. Ao recebermos os resultados identificamos:

16 Todos os resultados obtidos foram mais elevados do que o Sinalizador de referência – meta a ser atingida

17 SINAL DE ATENÇÃO – DE QUE PRECISAREMOS “
Temos então SINAL DE ATENÇÃO – DE QUE PRECISAREMOS “ CORRIGIR OS RUMOS”

18 O que é que está acontecendo? Qual o tamanho do desvio?
Qual foi o resultado? O que é que está acontecendo? Qual o tamanho do desvio? O quanto nos distanciamos do sinalizador proposto? 1º Movimento do “Corrigindo Rumos” Analisando o tempo “presente” da escola em função dos resultados.

19 1ª parte do “corrigindo rumos”
Como corrigir os rumos? Onde ficou localizado o problema? (quebrando novamente o problema) FLUXO DESEMPENHO Em que ano? Em que turma? Qual o turno com menor fluxo? Relação entre: digitação da frequência dos alunos/cadastro das escolas. Concepção da AAP, nas escolas % de digitação das avaliações na SED – todas as salas foram digitadas Quantificar os alunos com baixo desempenho no 2º Bimestre. 1ª parte do “corrigindo rumos” Analisando o tempo “presente” da escola em função dos resultados. Esta é a – Quem ajuda o diretor nesse processo – Coordenador, Vice, professor especialista da disciplina...

20 Como corrigir os rumos? Lembrando: desempenho é referente ao 5º ano, 9º ano ou ao 3ª série do EM Lembrando: Fluxo é referente a todos os anos/séries FLUXO DESEMPENHO Em que ano? Em que turma? Qual o turno com menor fluxo? Relação entre: digitação da frequência dos alunos/cadastro das escolas. Concepção da AAP, nas escolas % de digitação das avaliações na SED – todas as salas foram digitadas Quantificar os alunos com baixo desempenho no 2º Bimestre. A PARTIR DESTES QUESTIONAMENTOS: QUAL A NOVA CAUSA RAIZ?

21 Qual o status atual do Plano de Melhoria
Quais são as ações que estão propostas no nosso plano? Existem ações no plano de eram “robustas” o suficiente para atuar na melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos? “2º Movimento do Corrigindo Rumos” Essas reflexões orientam a relação entre o Plano de Melhoria e os resultados obtidos. É analisar o passado para entender os resultados.

22 É PRECISO ENTÃO: Ação Corretiva Medida decidida pelo conjunto da escola, que vai nos ajudar a diminuir a distância de onde eu estou para onde quero chegar – melhoria progressiva da aprendizagem dos alunos

23 Feita a análise, a escola está preparada para apresentar os resultados e medidas que orientarão os trabalhos, para um próximo período:

24 Concluindo... O preenchimento dos PPT – N3 com ou sem resultado é o resultado, síntese de um processo de análise contínuo do trabalho que a escola realiza regularmente. Demonstra o compromisso de todos na obtenção da melhoria continua do aprendizado

25 Agradecemos a todos pela presença


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