A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho"— Transcrição da apresentação:

1 Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho

2 Propostas para o mês de junho
Na atividade do mês de maio vocês ampliaram a discussão e análise do IDEB da sua rede e planejaram algumas ações para serem desenvolvidas com foco na melhoria da aprendizagem dos alunos, tendo em vista que na maioria dos casos, o indicador de fluxo já estava resolvido. Para o mês de junho, propomos para a equipe da secretaria um aprofundamento das análises com foco nos resultados de Língua Portuguesa ( habilidades de leitura avaliadas na Prova Brasil). Para isso vocês consultarão a plataforma Qedu Redes. O produto dessa etapa será um plano de ação da secretaria para apoiar as escolas no desenvolvimento de um projeto institucional de leitura. Nos próximos slides apresentaremos todos os passos para a realização das atividades. Bom trabalho!!!

3 Roteiro das atividades
Atividade 1 – Inscrever o município na plataforma Qedu redes (ver o passo a passo no slide XX) para fazer o levantamento de resultados de Língua Portuguesa da Prova Brasil 2013. Atividade 2 – Analisar os resultados de Língua Portuguesa da Prova Brasil 2013, considerando as questões nos slides 4 a 7. Essa atividade ajudará sua equipe a fazer a análise de 2015 assim que os resultados forem disponibilizados. Atividade 3 – Plano de Ação da Secretaria Fórum: considerando os contextos atuais para a aprendizagem de leitura apontados pela autora, quais desafios se colocam para sua rede no ensino e aprendizagem da leitura nas escolas?

4 Acesso ao Qedu Redes 1- Acesse a plataforma do Qedu redes no link e faça seu cadastro. Veja imagem abaixo: 2- A plataforma enviará um com um código para o cadastro. Fórum: considerando os contextos atuais para a aprendizagem de leitura apontados pela autora, quais desafios se colocam para sua rede no ensino e aprendizagem da leitura nas escolas?

5 Analisando dados na plataforma Qedu Redes
1 - Na aba Painel da Rede, copie o resultado da proficiência em Língua Portuguesa. 2 – Relacione esse resultado ao nível descrito na Matriz de Referência do SAEB, disponível no link oficiencia/2013/escalas_ensino_fundamental_2013.pdf e responda: Qual a descrição da proficiência média da sua rede em LP? NOTA DE PROFICIÊNCIA DA REDE 199, NÍVEL 3. 3 – Agora, acesse a aba Painel do Aprendizado e identifique a proficiência dos alunos de sua rede em cada descritor. Para entender melhor os dados desse painel assista ao vídeo disponível no link rede/aprendizado

6 Analisando dados 4 – Quais tópicos apresentam os maiores percentuais de acerto? TÓPICO 2 COM 59% DE ACERTOS E TÓPICO 4 COM 64% DE ACERTOS. 5 – Quais tópicos apresentam os menores percentuais de acerto? TÓPICOS 3 E 6 AMBOS COM APENAS 46% DE ACERTOS.

7 Analisando dados 6 – Analise o desempenho das escolas em cada tópico e identifique a quantidade de escolas em cada faixa: 7 – Com base na tabela acima, quais decisões que precisam ser tomadas em sua rede? Tópico/quantidade de escolas Melhores escolas Desempenho mediano Necessitam atenção Tópico 1 1 Tópico 2 Tópico 3 Tópico 4 Tópico 5 Tópico 6

8 Analisando dados 8 – Considerando os diferentes tópicos, identifique:
se há escolas que aparecem mais vezes na faixa Necessitam Atenção. Quais decisões precisam ser tomadas pela secretaria em relação a elas? NÃO HÁ ESCOLA NESTA FAIXA. b) se há escolas escolas que aparecem mais vezes na faixa Desempenho Mediano. Quais decisões precisam ser tomadas pela secretaria em relação a elas? SIM A ÚNICA ESCOLA DO MUNICÍPIO ENCONTRA-SE NESTA FAIXA EM TODOS OS TÓPICOS. DESENVOLVER PROJETOS NA REDE QUE CONTEMPLEM OS DESCRITORES DA PROVA BRASIL, AFIM DE MELHORAR A PORCENTAGEM DE ACERTOS DOS ALUNOS EM AMBOS OS TÓPICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA .

9 c) se há escolas escolas que aparecem mais vezes na faixa Melhores Escolas. Quais decisões precisam ser tomadas pela secretaria em relação a elas? NÃO HÁ ESCOLA NESTA FAIXA. 9 – Agora que você já consolidou esses resultados, como envolver as escolas da sua rede nessa discussão e na tomada de decisões? AS EQUIPES GESTORAS DAS UNIDADES ESCOLARES DEVEM MOBILIZAR TODOS OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO A FIM DE CONSCIENTIZA-LOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA MELHORIA DESSES RESULTADOS QUE JÁ FORAM CONSOLIDADOS. DCONT/SCHF

10 Agora chegou a hora de planejar!
Considerando que esses descritores de leitura são aprendidos ao longo da escolaridade e que não são aprendidas por meio de treinos, mas pelas experiências e oportunidades de práticas de leitura planejadas intencionalmente no cotidiano escolar, sugerimos o estudo de um Projeto Institucional de Formação de Leitores desenvolvido pela gestão escolar no livro O que revela o espaço escolar – Um livro para diretores de escola, da Comunidade Educativa CEDAC. Link disponível na Plataforma. Ao analisar o projeto, descreva quais seriam as ações da equipe de secretaria para apoiar sua realização em todas as escolas da rede. Sugerimos que sua equipe elabore um plano de ação da secretaria para apoiar as escolas da rede na implementação desse projeto institucional. Para saber mais sobre Projeto Institucional, acesse o link


Carregar ppt "Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google