A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de Geografia-Apartheid

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de Geografia-Apartheid"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de Geografia-Apartheid
Aluno: Diego Guerra Campos Professor: Wilson Número: 2 Turma: 8 D

2 Definição e origem Apartheid (significa "vidas separadas" em africano) era um regime segregacionista que negava aos negros da África do Sul os direitos sociais, econômicos e políticos.   Embora a segregação existisse na África do Sul desde o século 17, quando a região foi colonizada por ingleses e holandeses, o termo passou a ser usado legalmente em 1948.  No regime do apartheid o governo era controlado pelos brancos de origem europeia (holandeses e ingleses), que criavam leis e governavam apenas para os interesses dos brancos. Aos negros eram impostas várias leis, regras e sistemas de controles sociais.  O apartheid representou a transformação do racismo em lei na África do Sul - a segregação racial foi legalmente aceita entre 1948 e Foi o regime do apartheid que retirou os direitos dos negros e deu privilégios aos brancos, minoria no país. A discriminação institucionalizada teve início quando o Partido Nacional da África do Sul ganhou as eleições.

3  Entre as principais leis do apartheid, podemos citar:
Proibição de casamentos entre brancos e negros  Obrigação de declaração de registro de cor para todos sul-africanos (branco, negro ou mestiço)  Proibição de circulação de negros em determinadas áreas das cidades, placas com a indicação “Somente europeus” eram colocadas para impedir o contato com negros  Determinação e criação dos bantustões Proibição de negros no uso de determinadas instalações públicas (bebedouros, banheiros públicos) Criação de um sistema diferenciado de educação para as crianças dos bantustões – 1953 Lei da imoralidade que proíbe a relação sexual entre brancos e negros-1950 Os negros precisavam andar com cadernetas por determinação da Lei dos nativos, conhecida como Lei do passe, o documento deveria ser apresentado à polícia sempre que solicitado.

4

5 Bantustões – pátrias dentro da África do Sul A divisão entre raças pode ser observada já em 1913 com a Lei das Terras, que dá 90% das terras aos brancos e apenas 10% aos negros. Anos mais tarde, durante o apartheid, são criadas pequenas pátrias, os bantustões, para separar as raças. Essas terras, que representavam cerca de 13% do território do país, tinham relativa independência, segundo o governo sul-africano, ainda que o exército fizesse intervenções quando as “pátrias” não atendiam aos desejos do governante da África do Sul. Uma das justificativas do regime do apartheid é a concepção do desenvolvimento separado, que explica que cada raça deve se desenvolver sem a mistura com outras. Com isso, os negros recebiam serviços públicos inferiores, inclusive a educação oferecida para os brancos tinha qualidade superior.  

6

7 A oposição ao apartheid teve início de forma mais intensa na década de 1950, quando o Congresso Nacional Africano (CNA), organização negra criada em 1912, lançou uma desobediência civil. Em 1960, a polícia matou 67 negros que participavam de uma manifestação. O Massacre de Sharpeville, como ficou conhecido, provocou protestos em diversas partes do mundo. Como consequência, a CNA foi declarada ilegal e seu líder, Nelson Mandela, foi preso em 1962 e condenado à prisão perpétua.

8

9 Este sistema vigorou até o ano de 1990, quando o presidente sul-africano tomou várias medidas e colocou fim ao apartheid.  Entre estas medidas estava a libertação de Nelson Mandela, preso desde 1964 por lutar com o regime de segregação. Em 1994, Mandela assumiu a presidência da África do Sul, tornando-se o primeiro presidente negro do país.


Carregar ppt "Trabalho de Geografia-Apartheid"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google