A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A EQUIPA COMPREENSÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A EQUIPA COMPREENSÃO."— Transcrição da apresentação:

1 A EQUIPA COMPREENSÃO

2 O Juvenal Literal Olá! O meu nome é Juvenal Literal. Não gosto de me esforçar muito. A minha família chama-me “preguiçoso”, porque o meu emprego é o mais simples da família. Pois é, apenas tenho de olhar para o texto com muita atenção e escolher a informação pedida. A seguir, respondo com as palavras do texto. Mas, às vezes trabalho um pouco mais: tenho de pensar melhor e responder por palavras minhas.

3 Peço ajuda a quem? . O que é que o Pedro queria fazer com o dinheiro?
O Pedro foi vender a sua vaca ao mercado e por ela deram-lhe uma bolsa cheia de moedas. Pelo caminho fazia-as soar e contente pensava: “Que rico sou! Comprarei um campo, uma casa e um cavalo.” Um ladrão que o seguia, parou-o e disse: - Eu sei como fazer crescer o dinheiro. Só tens de plantar as moedas nesse campo e amanhã terá crescido uma árvore cheia de moedas. O Manuel assim fez. O que é que o Pedro queria fazer com o dinheiro? ____________________________________________________

4 A resposta está no texto?
Peço ajuda a quem? Qual a pergunta? «O que é que o Pedro queria fazer com o dinheiro?» A resposta está no texto? * Sim. Sublinha a resposta. Então, vou sublinhar - «Comprarei um campo, uma casa e um cavalo» . Resposta : O Pedro queria comprar um campo, uma casa e um cavalo.

5 A Conceição Reorganização
Olá! O meu nome é Conceição Reorganização. A minha família chama-me “dona de casa”, porque sou muito prática. Gosto de ter tudo arrumado. Quando as coisas estão desorganizadas, tento pô-las por ordem. Faço esquemas e resumos para as tarefas que tenho de realizar. O meu passatempo favorito é dar títulos originais àquilo que leio.

6 Peço ajuda a quem? Lê o texto atentamente e pensa num título alternativo ao «Borboleta Chinesa», que se adeqúe ao conteúdo do texto. __________________________________________________________________________________________________________________

7 A borboleta chinesa É possível fazer voar uma borboleta com a ajuda de um leque? Porque não? Basta abaná-lo! Aqui está a adaptação de um velho truque vindo do Extremo Oriente. A sua apresentação deve ser feita contra um fundo escuro. A FABRICAÇÃO Recortar a borboleta num bocado de papel de seda e decorá-la (fig. 2). Para o leque, usar uma folha de cartolina com cerca de 30 cm × 20 cm, de cor escura, a menos que se queira enfeitá-lo. Dobra-se depois a folha em acordeão (fig. 1) e agrafa-se ou cola-se X a Y (fig. 3). Por fim, liga-se a borboleta ao leque por meio de um pequeno fio ou linha preta.

8 Peço ajuda a quem? Numera de 1 a 5 as tarefas necessárias à fabricação do material para o truque, de acordo com as instruções do texto e das figuras. O 1 deve corresponder à primeira tarefa, o 2 à segunda, e assim sucessivamente.

9 Peço ajuda a quem? O que é pedido?
* «Numera de 1 a 5 as tarefas necessárias à fabricação do material para o truque». O que tens de fazer? * Pôr as frases por ordem… Depois de leres as frases, volta a ler o texto, identifica a sequência e responde com muito cuidado. Rcorta-se a borboleta num bocado de papel de seda. Decora-se a borboleta. Dobra-se a folha de cartolina em acordeão. Agrafe-se ou cola-se uma das pontas do leque à outra , do mesmo lado. Liga-se a borboleta ao leque.

10 Peço ajuda a quem? O que é pedido?
* «Penso num título alternativo à «Borboleta Chinesa» O que tens de fazer? * Dar um título diferente de acordo com o assunto do texto. Então qual a resposta? * Podia ser: “ Como dar vida a uma borboleta de papel”

11 O Durval Inferencial Olá! O meu nome é Durval Inferencial. A minha família chama-me “detective”, porque adoro enigmas.. Pois é, o meu trabalho tem várias etapas. Primeiro, penso acerca do problema que tenho de desvendar. Depois, procuro as pistas que o texto me poderá dar. Isto nem sempre é fácil, porque tenho de decifrar as mensagens escondidas que o autor quer transmitir. A seguir junto todas essas pistas e, como um detective, resolvo o enigma. Mas cuidado! A minha experiência de vida é muito importante para eu conseguir chegar a uma solução.

12 Peço ajuda a quem? O Pedro foi vender a sua vaca ao mercado e por ela deram-lhe uma bolsa cheia de moedas. Pelo caminho fazia-as soar e contente pensava: “Que rico sou! Comprarei um campo, uma casa e um cavalo.” Um ladrão que o seguia, parou-o e disse: - Eu sei como fazer crescer o dinheiro. Só tens de plantar as moedas nesse campo e amanhã terá crescido uma árvore cheia de moedas. O Pedro assim fez. O que é que Manuel encontrou no dia seguinte? a) uma árvore cheia de dinheiro b) um buraco vazio c) a bolsa com as moedas d) as moedas oxidadas

13 A resposta está escrita no texto?
Peço ajuda a quem? Qual a pergunta? «O que é que Manuel encontrou no dia seguinte?» A resposta está escrita no texto? Não, tenho de pensar. Quais as pistas que podes usar para resolver a questão? O texto indica que foi um ladrão que o mandou plantar as moedas. Pela minha experiência, sei que não é possível fazer nascer moedas. * Então qual é a resposta? b) um buraco vazio.

14 A Francisca Crítica Olá! O meu nome é Francisca Crítica. A minha família chama-me "comentadora", pois gosto de meter o nariz em tudo. Sempre que leio alguma coisa, tenho de dar a minha opinião. Não consigo resistir. Mas o meu trabalho não é tarefa simples! Às vezes, fico muito cansada, porque tenho de perceber muito bem o que vou comentar, tirar as minhas conclusões e, só depois, é que digo o que penso. Mas ainda assim, isso dá-me muito prazer, porque as pessoas consideram-me muito inteligente.

15 Peço ajuda a quem? O Pedro foi vender a sua vaca ao mercado e por ela deram-lhe uma bolsa cheia de moedas. Pelo caminho fazia-as soar e contente pensava: “Que rico sou! Comprarei um campo, uma casa e um cavalo.” Um ladrão que o seguia, parou-o e disse: - Eu sei como fazer crescer o dinheiro. Só tens de plantar as moedas nesse campo e amanhã terá crescido uma árvore cheia de moedas. O Pedro assim fez. Como é que era o Pedro? a) tonto b) esperto c) egoísta d) despachado

16 Peço ajuda a quem? Qual a pergunta? «Como é que era o Pedro?»
A resposta está no texto? * Não, é a minha opinião. O que é que o texto te diz para conseguires dar a tua opinião? * O texto indica que foi um ladrão que o mandou plantar as moedas. Como não é possível fazer nascer moedas, ele não devia acreditar numa pessoa estranha Então qual é a resposta? a) tonto


Carregar ppt "A EQUIPA COMPREENSÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google