A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE"— Transcrição da apresentação:

1 MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE.  MAIS QUALIFICAÇÃO NO SUS:  PLANEJANDO O COTIDIANO. GUIDORENI,A.S. 1; NEVES, A.S.1; ANA; CARDOSO, M.D. 1; PINTO, M.F. R.1; HABIBE, R.C.H.1; VILELA, S.H.1; OLIVEIRA, B.C.2 INTRODUÇÃO Planejar ações do cotidiano, de maneira colegiada e participativa é parte fundamental da política de saúde e a marca do processo de construção do plano de ação do Projeto “Mais Estudantes da Saúde. Mais Qualificação no SUS”.

2 MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE.  MAIS QUALIFICAÇÃO NO SUS:  PLANEJANDO O COTIDIANO. MÉTODOS E TÉCNICAS Oficina de Planejamento Participativo, realizada durante dois dias, no Campus Três Poços, com objetivo de definir as ações que contemplem as estratégias e eixos norteadores do Projeto, a partir do diagnóstico da realidade feito pelos estudantes e descrito no Diário de Campo.

3 MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE.  MAIS QUALIFICAÇÃO NO SUS:  PLANEJANDO O COTIDIANO. REFERENCIAL TEÓRICO O planejamento em saúde é um desafio tanto na macro quanto na micro política que se concretiza diante deste projeto que pretende a integração ensino-serviço-comunidade. Os diferentes modos do planejar caracterizam uma “ ação realizada por atores sociais, orientada por um propósito relacionado com a manutenção ou modificação de uma determinada situação” (VILASBÔAS, 2004). O quê, no caso do Projeto “Mais Estudantes da Saúde. Mais Qualificação no SUS”, significa aprender a fazer saúde no cotidiano dos serviços e representa que o ator social que planeja faz parte da realidade a ser planejada. (TEIXEIRA,2010)

4 MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE.  MAIS QUALIFICAÇÃO NO SUS:  PLANEJANDO O COTIDIANO. RESULTADOS E CONCLUSÃO O produto resultante desse trabalho evidenciou a maturidade dos estudantes da área de saúde ao contribuírem de maneira ativa no processo de planejamento; a importância da inserção precoce desses estudantes nos cenários de prática, compatibilizando suas vivências com as competências de Atenção, Gestão e Educação em Saúde; e o significado da integração ensino-serviço-comunidade para uma outra percepção da IES sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

5 MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE.  MAIS QUALIFICAÇÃO NO SUS:  PLANEJANDO O COTIDIANO. RESULTADOS E CONCLUSÃO Identificar se as metodologias ativas de aprendizagem estão contempladas no PPC; qualificar o corpo docente em metodologias de aprendizagem ativa; qualificar docentes/tutores e preceptores através de ações de Educação Permanente; conhecer e debater sobre as DCNs e os PPC; realizar oficinas conduzidas pelos estudantes do PET-Saúde/GRADUASUS, com os demais acadêmicos; estabelecer projetos de iniciação científica, em linhas de pesquisa que contemplem a realidade dos territórios e as reais necessidades de saúde da população; participar dos espaços de controle social. Introduzir o “Diário de Campo”, como ferramenta de ensino/aprendizagem nos cursos da saúde; oportunizar a criação de grupos de estudos multidisciplinares envolvendo os profissionais de saúde e os atores da academia; realizar seminários integrados, multidisciplinares, evidenciando as experiências exitosas e privilegiando a participação dos gestores do SUS; evidenciar o modelo biopsicossocial em todas as ações; organizar uma edição local do VERSUS; criar a figura do tutor/preceptor de Território; desenvolver atividades que propiciem o cuidado ao cuidador.


Carregar ppt "MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google