Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGabriela Aleixo de Miranda Alterado mais de 6 anos atrás
1
PPGCIMES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Mestrado Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior Métodos e Técnicas Inovadoras em Ensino e Aprendizagem PPGCIMES Docentes: Cristina Vaz & Guaciara Freitas Discentes: Afonso César Lélis Brandão Leidiane Jacira de Oliveira Santos Marcelo Wilson Ferreira Pacheco Rafael Silva Costa Victor Daniel De Oliveira e Silva
2
Quadrilheiros Quânticos do For All
GRUPO AVALIADO: Quadrilheiros Quânticos do For All
3
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Embasamento Teórico Escala de Likert de conformidade. Critérios quantitativos e qualitativos observáveis. - “Itens Likert”: Não atente, Não atende parcialmente, Indiferente, Atende parcialmente, Atende totalmente. - Processo de Feedback.
4
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
O material foi enviado com antecedência? O material foi enviado com antecedência? 45% O material foi enviado com 34h de antecedência às 23:30 de domingo, com vídeo de 17 minutos, um artigo com 10 páginas, um resumo que não contemplava todos os assuntos solicitados dentro da aula invertida, mais um slide de 22 telas. Também foram enviados tópicos fora do canal oficial após questionamentos dos participantes na segunda-feira perto de meia noite. Percebemos que isto dificultou o desenvolvimento da atividade.
5
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
2. O material utilizado estava adequado ao tema? O material utilizado estava adequado ao tema? 50% Os alunos externaram que o material enviado não foi suficiente para a construção do mapa. Tiveram que ter auxílio intenso para terminar o mapa. O material não contribuiu para a compreensão do tema.
6
Total de Slides: 22 Conteúdos abordados: Física Clássica Física Quântica Dualidade Onda-Partícula Princípio de Louis de Broglie Microscópio Eletrônico Biografias dos Físicos Ondas Mecânicas Ondas Eletromagnéticas Ondas Periódicas
7
Total de Páginas: 8
8
Total de Páginas: 4
9
Duração do Vídeo: 17’02”
10
Duração do Vídeo: 06’36”
11
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
3. Domínio de conteúdo pelos professores? Domínio de conteúdo pelos professores? 30% Pouco aprofundamento sobre os temas para nivelamento da turma. Transpareceu que o grupo não teve entendimento total do assunto.
12
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
4. Postura e participação dos alunos? Postura e participação dos alunos? 40% Não houve envolvimento de alguns e, segundo a fala dos mesmos, foi devido a falta de entendimento do assunto. Os alunos ajudaram um ao outro. Houve a interrupção da explicação do aluno pois o mesmo não estava respondendo de forma correta o questionamento.
13
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
5. Suporte de professores? Suporte de professores? 55% Houve orientação individual, de forma parcial, pois não conseguiram atender a todos os grupos. Faltou o direcionamento sobre o que deveria ser avaliado. Faltou o cumprimento do tempo estabelecido. Deu-se Ênfase na falha e na dificuldade.
14
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
6. Explicação dos conteúdos? Explicação dos conteúdos? 40% Não conseguiram sanar as dúvidas de forma adequada durante a atividade. Houve dependência do domínio do assunto pelos alunos. Não houve compreensão plena do conteúdo.
15
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
7. Etapas e objetivos da aula claros? Etapas e objetivos da aula claros? 85% - Sim, apresentaram e explicaram o roteiro. - Entregaram o planejamento da aula para os alunos.
16
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
8. Registro dos momentos pelos professores? Registro dos momentos pelos professores? 40% - Não houve registro completo, houve interrupções.
17
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
9. Postura dos professores? Postura dos professores? 75% - Foi Cordial e receptiva.
18
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
10. Avaliação adequada dos alunos? Avaliação adequada dos alunos? 35% Avaliação subjetiva e não direcionada ao conteúdo. Criaram uma proposta de avaliação que não era contemplada no material enviado A avaliação não foi clara, pois ora atentou para o conteúdo, ora para a falha, ora para o processo de construção. Como houve percepção da não apreensão do conteúdo, a avaliação não foi critica quanto ao resultado dos trabalhos.
19
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
10. Avaliação adequada dos alunos? 1. Se eles entenderam que a aula foi sobre mapa conceituais: não houve uma avaliação nesse sentido; 2. Sobre física quântica: não houve; 3. Se isso tudo era subjetivo: foi feito.
22
REFERÊNCIAS BRAZOROTTO, Joseli e MAGALHÃES, Hipólito. Repensando os Instrumentos de Avaliação frente às Metodologias Ativas. Coleção Pedagógica nº Natal – RN, 2012. LIKERT, Rensis. A Technique for the Measurement of Attitudes. Archives of Psychology, 140: pp. 1-55, Disponível em Acessado em 12 jun
23
Afonso Rafael Leidiane Victor Marcelo
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.