A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A SOJA NO MUNDO A Soja é uma planta originária do Extremo Oriente. Não se sabe ao certo em que país foi cultivada primeiro: na China, Japão, Indonésia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A SOJA NO MUNDO A Soja é uma planta originária do Extremo Oriente. Não se sabe ao certo em que país foi cultivada primeiro: na China, Japão, Indonésia."— Transcrição da apresentação:

1 A SOJA NO MUNDO A Soja é uma planta originária do Extremo Oriente. Não se sabe ao certo em que país foi cultivada primeiro: na China, Japão, Indonésia ou Manchúria. O que é um fato, é que ela é cultivada nesses países há milênios, sendo uma das bases da alimentação de seus povos. A citação mais antiga sobre a soja na literatura conhecida consta na “Matéria Médica”, de autoria do imperador Sheng Nung, escrita por volta do ano 2838 a. C. onde ele descreve as plantas da China (Mattos, 1986, p. 195). A história chinesa possui várias lendas sobre a soja.

2 EXPANSÃO MUNDIAL DA SOJA
O cultivo se expandia e a exportação também. Em 1907, a Inglaterra importou 500 toneladas do produto e, em 1910, os Estados Unidos fizeram a primeira importação do óleo de soja (Mattos, 1986, p.196). Em alguns países da Europa como na Inglaterra, França e Itália, as tentativas de cultivo realizadas não tiveram grande êxito. Devido ao clima eram necessárias variedades extremamente precoces. Por isso, a soja, embora cultivada como forrageira, não é uma cultura importante na maioria dos países europeus. Nos Estados Unidos, ao contrário da Europa, a cultura da soja adaptou-se muito bem ao clima.

3 BRASIL DESCOBRE O GRÃO... Aportou-se no Brasil em 1882, através da Bahia por Gustavo Dutra, sem alcançar êxito. Em São Paulo, começou a ser cultivada por imigrantes japoneses, por volta de 1908, e foi introduzida oficialmente no Rio Grande do Sul em 1914 e no Paraná seu cultivo iniciou-se em 1954 (Mattos, 1986). Até os anos 40, foi cultivada principalmente em instituições de pesquisa, com fins experimentais e por colonos japoneses, em pequena escala. A partir de então, começou a ganhar certa importância como alimento de animais e ocorreram as primeiras exportações, em 1949, no estado do Rio Grande do Sul.

4 O consumo de produtos naturais é, sem dúvida, um hábito saudável
O consumo de produtos naturais é, sem dúvida, um hábito saudável. Porém, a idéia frequentemente associada de que "se é natural, é bom", pode representar perigo à saúde.   Tais produtos podem viciar, intoxicar e matar da mesma forma ou pior do que sofisticadas drogas elaboradas em laboratórios. Temos como exemplos, a atropina, extraída da beladona; a ergotamina, extraída de um fungo; a digitalina, substância existente na inofensiva dedaleira (ou campainha); a conicina, toxina letal extraída da cicuta (esta planta pode ser confundida com o agrião).   Outras descobertas recentes indicam que até a soja, dependendo do preparo e da quantidade consumida, pode entrar nessa lista.   Pesquisadores concluiram que a soja possui grande número de toxinas, as quais, quando não removidas e ingeridas em demasia, podem causar sérios danos à saúde, entre as quais, a genisteína, presente em vários suplementos à base de soja que pode contiribuir, contrariamente ao que se pensava, no surgimento do câncer de mama.

5 Curiosidade sobre o histórico da soja no Brasil

6 O Jesuíta Teodoro Amstadt, uma das figuras proeminentes do desenvolvimento do Rio Grande, tinha como objetivo formar religiosos para atender a parte espiritual do povo gaúcho, além de ensinar a agregação humana – o Cooperativismo e o Associativismo. Ocorre que Amstadt, um verdadeiro apóstolo social no dizer do Prof. Rabuski, doutor da UNISINOS, conseguiu enorme progresso social na metade norte do estado sulino, não conseguiu nivelar os descendentes de lusos, devido à grande distância econômica entre fazendeiros e peões. Mas o mais importante é que, como jesuíta, trouxe a soja do seu país de origem e introduzindo-a no Brasil, mais precisamente no sul, pela primeira vez, como mais uma alternativa de alimentação e fonte de renda.


Carregar ppt "A SOJA NO MUNDO A Soja é uma planta originária do Extremo Oriente. Não se sabe ao certo em que país foi cultivada primeiro: na China, Japão, Indonésia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google