A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CANGAÇO Alunos: Christopher Heling, Eduardo Braun e Kevin Desbessell

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CANGAÇO Alunos: Christopher Heling, Eduardo Braun e Kevin Desbessell"— Transcrição da apresentação:

1 CANGAÇO Alunos: Christopher Heling, Eduardo Braun e Kevin Desbessell
Professora: Rafaela Rech Turma:993

2 INTRODUÇÃO O cangaço iniciou na segunda metade do século XVIII;
Os cangaceiros se aproveitavam dos nordestinos que estavam passando por momentos difíceis; O maior cangaceiro foi Lampião considerado “Rei do Cangaço”; Muitos defendiam o cangaço, pois alguns cangaceiros roubavam de ricos e davam para os pobres.

3 O QUE ERA O CANGAÇO? O termo cangaço, surgiu a partir da palavra canga que era peça de madeira utilizada em pescoços de boi para transporte. No início, cangaceiro era o homem que carregava seus pertences junto ao corpo; O primeiro cangaceiro propriamente dito foi José Gomes, vulgo Cabeleira na metade do século XVIII, ele aterrorizava a região de Recife; Os nordestinos passavam por momentos difíceis e os cangaceiros se aproveitavam disso aterrorizando a população com suas vidas nômades; O primeiro grupo de cangaceiros foi o de Jesuíno Alves de Melo Calado.

4 VESTIMENTA DOS CANGACEIROS
Os cangaceiros andavam com roupas e chapéu de couro, por causa da caatinga que é um tipo de vegetação que possui muitos espinhos e a roupa protegia-os.

5 QUEM ERAM OS CANGACEIROS?
Os cangaceiros eram homens que andavam armados e em bandos pelo sertão nordestino nas primeiras décadas do século XX. Tinham suas próprias regras de conduta e suas próprias leis, por exemplo, viajavam de um local ao outro, ou seja, eram nômades. Eram temidos por todos e espalhavam o medo por onde passavam.

6 LAMPIÃO Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião, nasceu na cidade de Serra Talhada (PE) em 7 de julho de 1898. O jovem ficou muito conhecido por ter modificar fuzis, permitindo-o mais velocidade, o cano do fuzil aquecia tanto que lembrava um lampião. Foi líder de um dos principais grupos que causava o terror pela sua simples passagem. O grupo era muito temido pelos seus crimes, porém, muito respeitado pelos pobres sertanejos, por causa do mito que seu grupo roubava para dar para os pobres.

7 O FIM DO CANGAÇO O cangaço existiu por muito tempo, porque até mesmo os latifundiários queriam a permanência desse regime; Eles o mantinham ativo, pois era alternativa para cobrança de dívida e uma possibilidade para formar os exércitos mercenários em caso de disputas de famílias; Somente no governo de Getúlio Vargas que foi combatido o Cangaço; Getúlio Vargas empreendeu uma caçada ao “Rei do Cangaço”; Os cangaceiros que não se rendiam, eram mortos; O último grupo famoso foi o de Corisco que chegou ao fim no dia 25 de maio de 1940 com a morte do seu líder

8 CONCLUSÃO Podemos concluir que o cangaço foi uma forma de cobrança dos nordestinos, porém havia muita violência e os cangaceiros eram quem comandavam a região nordestina, a cangaço causou muitas mortes, tanto por causa dos cangaceiros, quanto por causa do governo que queria acabar com o cangaço matando.


Carregar ppt "CANGAÇO Alunos: Christopher Heling, Eduardo Braun e Kevin Desbessell"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google