A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação do Projecto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação do Projecto"— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação do Projecto
F G Apresentação do Projecto

2 Programa QI_PME O Programa QI_PME é uma iniciativa da AIMINHO – Associação Industrial do Minho – e tem por objectivo aumentar a competitividade das PME (Pequenas e Médias Empresas) na Região Norte de Portugal, actuando na qualificação dos Recursos Humanos. QI_PME é financiado pelo FSE e a AIMINHO é um Organismos Intermediário.

3 Programa QI_PME O Programa QI_PME pretende actuar sobre os factores críticos da Gestão Organizacional das PME, reforçando as competências dos seus quadros, através de planos de formação desenhados à medida das suas necessidades e desenvolvendo acções que promovam a optimização de metodologias de modernização e inovação ao nível da gestão.

4 O Programa actua nas empresas através de:
Programa QI_PME O Programa QI_PME está focalizado nas áreas prioritárias de intervenção, onde as empresas têm necessidades especiais e a oferta de formação é escassa. O Programa actua nas empresas através de: Diagnósticos – utilizando as ferramentas de Benchmarking e Balanços de Competências Organizacionais; Plano de Acção para a modernização do negócio de acordo com a necessidade de cada empresa;

5 Programa QI_PME Consultoria empresaria especializada em diversas áreas de gestão, para implementação do Plano de Acção; Formação avançada para empresários/ gestores; Reencaminhamento de trabalhadores com baixos níveis de qualificação para os CNO – Centros de Novas Oportunidades; Formação Intra ou Inter empresas para trabalhadores.

6 Programa QI_PME A AIMINHO seleccionou 11 Entidades Beneficiárias para implementar o Programa QI_PME no Norte de Portugal na 1ª Edição do Programa (2009) e 10 na 2ª Edição (2010). A EXPOENTE foi uma dessas entidades seleccionadas para ambas as edições.

7 Projecto QI_PME – 1ª Edição Fase II - Implementação
Janeiro 2009 Dezembro 2009 Fase I - Diagnóstico Fase II - Implementação Consultoria Formação Fase III - Avaliação

8 Metodologia QI_PME Fase I - Diagnóstico Exercício de Benchmarking
- 30 horas - O Exercício de Benchmarking é um exercício de comparação segundo critérios predefinidos, que mede indicadores Financeiros, de Gestão, de Excelência e de Marketing da Empresa, permitindo uma análise de resultados e a definição de recomendações. Balanço de Competências Organizacional - 20 horas - O Balanço de Competências Organizacional é de uma ferramenta que actua ao nível da estrutura de Recursos Humanos da Empresa e que permite conhecer as competências que necessitam de ser criadas e/ou desenvolvidas dentro da Organização, através de acções de formação específicas. Plano de Acção - 20 horas - O Plano de Acção é o documento que consolida os resultados alcançados nas etapas anteriores e que baliza a intervenção do QI_PME, descrevendo as acções a implementar nos vários níveis de intervenção do programa e os objectivos a atingir.

9 Fase II - Implementação
Metodologia QI_PME Fase II - Implementação Consultoria - 80 horas - Fase de Implementação das acções descritas no Plano de Acção, através de acções de consultoria especializada e individualizada nas Empresas, tendo em conta as necessidades detectadas em diagnóstico.

10 Metodologia QI_PME Fase II - Implementação Formação Avançada para
Empresários e Gestores Seminário de Imersão Seminário de Diagnóstico Sextas 14h00-19h30 21h00-23h00 Sábados 9h00-13h00 Residencial Seminários Temáticos: Gestão Estratégica Gestão da Inovação Gestão Comercial e Marketing Gestão dos Recursos Humanos

11 Fase II - Implementação
Metodologia QI_PME Fase II - Implementação Formação de Colaboradores Encaminhamento para CNO Sensibilização e encaminhamento dos colaboradores para os CNO para obtenção do 9º e/ou 12º ano de escolaridade. Formação presencial 50 horas, em média, por empresa Formação Intra ou Inter empresas Áreas previamente diagnosticadas

12 QI_PME Methodology Fase III - Avaliação Sessão de Encerramento
Exercício de Benchmarking Avaliativo - 20 horas - O Exercício Avaliativo permite a análise dos resultados obtidos com a implementação do Programa QI_PME. Sessão de Encerramento Apresentação dos resultados e encerramento do projecto

13 Equipa QI_PME Equipa de Gestão e Equipa de Avaliação Coordenação e
AIMinho POPH Equipa de Coordenação e Monitorização EXPOENTE EQUIPA DE IMPLEMENTAÇÃO Consultores de Benchmarking Consultores Balanços de Competências Consultores Especialistas Formadores

14 As Empresas Envolvidas
25 PME com menos de 100 trabalhadores, num total de 593 trabalhadores. 66% dos trabalhadores estiveram envolvidos em formação profissional.

15 As Empresas Envolvidas

16 As Empresas Envolvidas

17 As Empresas Envolvidas

18 As Empresas Envolvidas

19 Exercício de Benchmarking Balanço de Competências
Projecto QI_PME Fase I – Diagnóstico Exercício de Benchmarking Balanço de Competências Plano de Acção Total de Horas 25 Exercícios 25 Balanços 25 Planos 1.750 Horas

20 Fase II – Implementação
CONSULTORIA Horas Consultoria N.º de Empresas Total de Horas 80 horas 25 empresas 2.000 horas

21 Fase II – Implementação
CONSULTORIA

22 Fase II – Implementação CONSULTORIA - Alguns resultados
Gestão da Qualidade Empresas de menor dimensão tiveram o seu sistema de gestão da qualidade implementado prontas para pedir o Certificado ISO 9001:2008 As empresas maiores conseguiram implementar quase todo o processo. Recursos Humanos Implementação de sistema de avaliação de desempenho Marketing & Comunicação Redefinição da imagem da empresa (logótipo); novo website; newsletter; brochura,...

23 FORMAÇÃO DOS COLABORADORES
Fase II – Implementação FORMAÇÃO DOS COLABORADORES Total horas de Formação N.º de Formandos Volume de Formação* 1.155 horas 555 formandos 9.550 horas * N.º de horas x Formandos

24 Fase II – Implementação
Áreas de Formação dos Colaboradores Desenvolvimento Pessoal Liderança e Inteligência Emocional Espírito de Equipa e Motivação Comunicação Pessoal e Relacionamento Interpessoal Gestão de Conflitos, do Tempo e do Stress Profissional Gestão da Qualidade Análise e resolução de problemas Sensibilização para a Qualidade HACCP Auditoria interna da qualidade Língua Estrangeira Alemão Francês Inglês Espanhol

25 Fase II – Implementação
Áreas de Formação dos Colaboradores Segurança e Saúde no Trabalho Primeiros socorros Combate a incêndios Sensibilização para a segurança e ambiente Regulamentação técnica para segurança contra incêndio em edifícios Comercial Formação comportamental na área comercial Técnicas de negociação e venda Informática para Utilizadores Microsoft Project Office Windows Diversas Soldadura e desenho técnico Confecção, corte e embalagem (têxtil) Finanças para não financeiros Novo Código do Trabalho

26 Fase II – Implementação FORMAÇÃO PARA EMPRESÁRIOS E GESTORES
Sessão de Imersão 8 horas Seminário de Diagnóstico 12 horas Seminários Temáticos 48 horas

27 Fase II – Implementação Centros de Novas Oportunidades
Encaminhamento para Centros de Novas Oportunidades N.º de Encaminhamentos Cerca de 100 colaboradores foram encaminhados para os CNO para completarem o 9º ou 12º ano de escolaridade

28 Fase III – Avaliação e Redifinçaõ do Plano de Acção
Exercícios de Benchmarking Final Total de Horas 25 Exercícios 500 horas

29 Qualidade Global da Intervenção
Breve Avaliação Qualidade Global da Intervenção O que disseram os empresários: A intervenção excedeu as expectativas – 91% Os objectivos foram atingidos – 95% Os serviços prestados pelos consultores foram excelentes – 91% Os serviços prestados pelos formadores foram excelentes – 100%

30 Principais dificuldades encontradas:
Breve Avaliação Principais dificuldades encontradas: Encontrar empresas interessadas. Empresários e gestores realmente envolvidos no processo. Tempo disponível para os empresários e gestores participarem na sua formação. Participação dos colaboradores nas sessões de formação.

31 Merci!


Carregar ppt "Apresentação do Projecto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google