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Group Shopping On-line

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Apresentação em tema: "Group Shopping On-line"— Transcrição da apresentação:

1 Group Shopping On-line
Manual do Usuário

2 Índice Identificação do Usuário Menu Principal
Atendimento On-Line / Meus Dados Informação de Venda / Cadastro de Venda Prestação de Contas / Segunda via de Boleto Sobre o Sistema

3 Identificação do Usuário
Antes de entrar verdadeiramente nas funcionalidades do sistema Group Shopping On-line, o usuário deverá identificar-se. É através desta identificação que o sistema poderá liberar os recursos específicos para cada tipo de usuário individualmente. Esta personalização existe para limitar cada recurso para o indivíduo que dele utilizará. Local onde o Identificador de cada usuário que deseja ter acesso ao sistema dever ser inserido para que haja a autenticação. Logo após, clique em Entrar.

4 Menu Principal O Menu Principal é parte integrante de todo o sistema, e excluindo a página de identificação de usuário, ele estará presente em todas as partes do sistema. Antes de iniciar a explanar sobre os tópicos no menu iniciar devemos falar um pouco sobre a página inicial. Existem algumas guias que devem ser explicadas. No topo da página existe uma guia de identificação, nela você poderá encontrar as informações do usuário que está acessando o sistema.

5 Menu Principal Abaixo da guia de identificação encontram-se as guias informativas. Estas guias poderão estar preenchidas ou não. A guia de aviso organizará em seu conteúdo, obviamente, os avisos emitidos pelos administradores do Sistema. Existem outras guias que poderão aparecer de acordo com as funcionalidades liberadas para o sistema. ( Ainda indisponíveis ) Num primeiro momento apenas a guia de Avisos estará disponível.

6 Menu Principal O Menu Principal, como foi dito, acompanhará o usuário por todas as partes do sistema, exceto na pagina de identificação de usuário. É através de suas funcionalidades que o usuário poderá navegar pelo sistema, alcançando assim, as funcionalidades desejadas para que possa trabalhar. O Menu Principal, é dividido em partes para que possa separar de forma organizada as suas funcionalidades. Página Inicial Usuários Prestação de Contas Informação de Venda Atendimento On-Line Sobre o Sistema

7 Menu Principal A opção “Página Inicial”, obviamente, leva o usuário para a primeira página do sistema, a página Principal. A opção “Usuários”, possui a subopção “Sair”, que por sua vez, leva o usuário a abandonar a sessão voltando para a página de Identificação de Usuário novamente. A opção “Informação de Venda” com a subopçcão “Cadastro de Venda”, leva o usuário a esta funcionalidade explicada posteriormente. A opção “Atendimento On-line” com a subopçcão “Meus Dados”, leva o usuário a esta funcionalidade explicada mais a frente. A opção “Sobre o Sistema” leva o usuário a página que descreve as funcionalidades do sistema.

8 Menu Principal A opção “Prestação de Contas”, possui a subopção “2º via de Boleto”, que por sua vez, leva o usuário a uma tela onde, caso tenha sido disponibilizado pela administradora, ele poderá visualizar a segunda via dos boletos com os vencimentos a ele devido. O Menu principal é uma das muitas partes do sistema que são dinâmicas. Isto quer dizer que dependendo de algumas ações, variáveis, ele mudará para apresentar as funcionalidades que tem utilidade para aquele momento. O principal exemplo disso é o nível de usuário. Dependendo do tipo do usuário que está utilizando o sistema, o menu, na sua sessão, será adequando as funcionalidades a ele direcionada.

9 Atendimento On-Line / Meus Dados
Através desta funcionalidade que o usuário tem a possibilidade de alterar os seus dados cadastrais. Obviamente é uma modificação controlada e certamente apenas o de contato estará disponível para alteração. É importante ter o de contato cadastrado corretamente pois é através dele que o usuário será contatado pela administração e pelo próprio sistema. Acima do formulário, onde os dados disponíveis para atualização, está localizado a guia de identificação para ajudar na informação do usuário. Ela estará mostrando os dados do usuário que está usando o sistema, para que não haja nenhuma confusão. E percebe-se a lateral esquerda da página o Menu Principal para permitir a navegabilidade pelo sistema.

10 Informação de Venda / Cadastro de Venda
O processo de informar as vendas diárias para uma determinada competência é uma parte importante do sistema. Para o nível de usuário do tipo Lojista, está é a mais complexa parte do sistema, sendo também o foco da funcionalidade da aplicação para este nível de usuário. As competências, que deverão ser selecionadas antes de iniciar a informação das vendas, serão liberadas pela administradora de forma que o usuário apenas deve selecionar a que lhe diz respeito . Acima do formulário, onde os dados disponíveis para a informação da venda, está localizado a guia de identificação para ajudar na informação do usuário. Ela estará mostrando os dados do usuário que está usando o sistema, para que não haja nenhuma confusão. E percebe-se a lateral esquerda da página o Menu Principal para permitir a navegabilidade pelo sistema.

11 Informação de Venda / Cadastro de Venda
O primeiro passo para iniciar a informação das vendas da locação do usuário é selecionar a competência para qual os valores farão referência. Como foi dito, estas competências serão liberadas pela administradora, de forma que os usuários não necessitem de se preocupar em cadastra-la. Caso a competência referente a um mês específico ainda não constar na lista das disponíveis, entrem em contato com a Administradora. As competências estarão representadas pela data que representam. Desta forma, a lista de competências estará preenchida com várias datas no formato “ mm/aaaa ”. Este formato é viável pois a competência representa um mês de vendas e não dias específicos. Lista das competências liberadas pela Administradora para que os Lojistas informem as suas vendas.

12 Informação de Venda / Cadastro de Venda
As competências possuem propriedades que devem ser levadas em conta. Elas possuem datas de fechamento. Esta data de fechamento determina quando a Administradora irá fechar aquela competência para dar baixa nos valores informados. A partir desta data, a informação das vendas será bloqueada. A competência não desaparece da lista, mas caso seja selecionada o sistema lhe informa a situação. Outra situação em que o sistema bloqueia a informação da venda, é quando a Administradora informa uma data limite para que os lojistas informem as suas vendas. Esta data é sempre menor que a data de fechamento da competência. A mesma informação é mostrada para o usuário caso ele tente informar as suas vendas em uma data posterior ao limite pré-definido para a informação da venda.

13 Informação de Venda / Cadastro de Venda
Depois da competência ser corretamente selecionada, o sistema libera a grade onde as vendas serão informadas. Esta grade é composta pelos dias do mês representado pela competência selecionada. Dia do mês representado pela competência selecionada Vendas representantes do 1º Objeto de Faturamento da Locação. Vendas representantes do 2º Objeto de Faturamento da Locação. Vendas representantes do 3º Objeto de Faturamento da Locação.

14 Informação de Venda / Cadastro de Venda
Ao informar a venda, os campos que representam os objetos de faturamento estarão bloqueados, exceto aqueles que representam os objetos de faturamento que a locação possui. Quando de uma nova competência, todo os campos estarão preenchidos com “não informado”, dizendo que a venda para aquele determinado dia ainda não foi informada. Ao clicar sobre o campo que está preenchido com “não informado” ele limpará automaticamente para que os valores das vendas possam ser informados. Quando o campo esta preenchido com algum valor ele se mantém, para evitar perdas nos dados já informados. Ao preencher os campos com os valores das vendas, não é necessário usar de vírgulas para representar as casas decimais, pois, o sistema auto-configura o valor para obedecer as regras do formato brasileiro. Com isso os valores nunca estarão fora dos padrões, facilitando ainda mais o ato de informar as vendas.

15 Informação de Venda / Cadastro de Venda
Quando terminar de informar as vendas desejadas, sejam elas, a do dia, semana, ou até mesmo do mês inteiro, deve-se clicar no botão “Enviar” para confirmar o envio das informações digitadas. Botão que deve ser pressionado após o informar das vendas para que estas possam ser efetivamente enviadas para a base de dados. Depois que a venda já foi informada e enviada, é possível altera-la. Basta clicar no campo desejado, apagar o valor que lá se encontra e digitar o novo valor. Caso o valor esteja errado e você não tem o valor em mãos, basta apagar o conteúdo do campo e sir dele. O valor “não informado” volta a aparecer e a venda deixa de existir. OBS: Nunca deixe de enviar as suas informações clicando no botão “Enviar”.

16 Prestação de Contas / Segunda via de Boleto
O sistema permite ao usuário do tipo lojista visualizar, caso já tenha sido enviado pela matriz, a segunda via do boleto com as suas despesas para com a administradora.

17 Prestação de Contas / Segunda via de Boleto
Esta funcionalidade tem algumas opções que devem ser explicadas para que possa-se utilizar de toda a sua aplicação. Através desta funcionalidade o usuário terá acesso a uma lista dos bancos que utilizam de atendimento on-line para que ele possa efetuar o pagamento do seu boleto. Esta opção permite que o usuário visualize o seu boleto. Com isso, este boleto fica disponível para impressão e posterior pagamento na boca do caixa ou em caixas eletrônicos já que o boleto possui o seu identificador em código de barras.

18 Prestação de Contas / Segunda via de Boleto
Através da primeira opção destacada no slide anterior, o sistema disponibiliza uma lista contendo todos os bancos que possuem a opção de atendimento on-line para que o usuário possa efetuar o seu pagamento direto do sistema. Nesta mesma tela, para facilitar para o usuário que irá efetuar o pagamento on-line de seus vencimentos com a administradora, o sistema disponibiliza um “pop-up” contendo a data de vencimento do boleto, e mais importante, o código identificador do boleto, que é representado em código de barras, para que este não precise imprimir o seu boleto para visualizá-lo.

19 Prestação de Contas / Segunda via de Boleto
Com a segunda opção do slide, o sistema disponibiliza, em um outro “pop-up”, a segunda via do boleto para visualização e impressão. Percebe-se que é um boleto completo contendo todos os campos obrigatórios e o código de barras para pagamento em Bancos que não sejam os emissores deste título até o vencimento do mesmo. É importante lembrar que a segunda via dos boletos de um determinado cliente só estarão disponíveis caso tenha havido a exportação dos mesmos pela administradora.

20 Sobre o Sistema E finalmente chegamos a guia “Sobre o Sistema”. Diferente das outras guias, a guia “Sobre o Sistema” não leva o usuário a uma nova funcionalidade. Esta guia leva o usuário a um pequeno texto explicativo sobre o sistema Group Shopping On-line. Este é um texto mais comercial com intuito de informar, de forma bastante superficial, sobre as funcionalidades do sistema Mostra as muita vantagens de se ter um sistema on-line além é claro do custo mais baixo. Espero que este pequeno manual de utilização ajude você no seu trabalho com este sistema. Qualquer problema que este manual não cobre, entre em contato com o nosso Suporte.


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