A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ferramentas de Segurança

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ferramentas de Segurança"— Transcrição da apresentação:

1 Ferramentas de Segurança
O Nmap (“Network Mapper”) é uma ferramenta de código aberto para exploração de rede e auditoria de segurança. Ela foi desenhada para escanear rapidamente redes amplas, embora também funcione muito bem contra hosts individuais. O Nmap utiliza pacotes IP em estado bruto (raw) de maneira inovadora para determinar quais hosts estão disponíveis na rede, quais serviços (nome da aplicação e versão) os hosts oferecem, quais sistemas operacionais (e versões de SO) eles estão executando, que tipos de filtro de pacotes/firewalls estão em uso, e dezenas de outras características. Embora o Nmap seja normalmente utilizado para auditorias de segurança, muitos administradores de sistemas e rede consideram-no útil para tarefas rotineiras tais como inventário de rede, gerenciamento de serviços de atualização agendados, e monitoramento de host ou disponibilidade de serviço.

2 Ferramentas de Segurança
Varredores de Redes (Scanners) Fazem varreduras na rede a procura de informações relevantes, como os serviços que estão rodando, sistemas operacionais, portas que estão sendo filtradas. Objetivo: Usar para descobrir informações do sistema. Ex: Nmap, Hping3.

3 Ferramentas de Segurança
NMAP (Métodos de Varredura) sT: Conexão Completa; sS: SYN scan; sF: FIN Scan; sX: Árvore de natal sU: Porta UDP; sP: Ping scan; sN: NULL scan; sV: Aplicações,versões, tipos de protocolos; -O e -A: Versão do SO; D: Utiliza Endereços falsificados.

4 Ferramentas de Segurança
Técnicas para melhorar os tempos de scan incluem omitir testes não-críticos e atualizar até a versão mais recente do Nmap (melhorias de desempenho são feitas freqüentemente). O Nmap oferece uma aproximação mais simples, com seis padrões de temporização. Você pode especificá-los com a opção -T e os números (0 - 5) ou os nomes. Os nomes de padrões são paranóico (paranoid, 0), furtivo (sneaky, 1), educado (polite, 2), normal (3), agressivo (agressive, 4) e insano (insane, 5). Os dois primeiros são para evitar um IDS. O modo educado (ou polido), diminui o ritmo de escaneamento para usar menos banda e recursos da máquina alvo. O modo normal é o padrão e, portanto, -T3 não faz nada. O modo agressivo acelera os scans assumindo que você está em uma rede razoavelmente rápida e confiável. Finalmente, o modo insano assume que você está em uma rede extraordinariamente rápida ou está disposto a sacrificar alguma precisão pela velocidade.

5 Ferramentas de Segurança
NMAP (Métodos de Varredura) -T: Temporização da varredura T0 ou paranoide: Varredura lenta; T1 ou sneaky: Varredura lenta; T2 ou polite:Diminui a rastreio para utilizar menos banda e recursos da máquina; T3 ou normal: Modo padrão do Nmap; T4 ou agressive: Rastreio rápido; T5 ou insane: Extremamente rápido.

6 Exemplo de utilização do scanner nmap

7 Outros exemplos de utilização do scanner nmap:
nmap –sS –p nmap –sT –p nmap –sT –O –sV –P0 –p


Carregar ppt "Ferramentas de Segurança"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google