A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos da Informática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos da Informática"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos da Informática

2 Prof. Paulo Lorini Najar

3 Windows/98 Área de Trabalho Elementos comuns nas janelas
Windows Explorer (criar, copiar, excluir, mover e renomear pastas e arquivos) Painel de Controle (mouse,video,data e hora, teclado...) Wordpad Bloco de Notas Paint Multimídia

4 Á r e a d e T r a b a l h o ÍCONE BARRA DE TAREFAS BOTÃO INICIAR

5 Como trabalhar com um Aplicativo
Barra de Menus Barra de Ferramentas Barra de Títulos Barrra de Formatação de textos Barra de Status

6 Botões de Controle (barra de títulos)
Botão Minimizar Botão Maximizar Botão Restaurar Botão Fechar

7 Windows Explorer Botão Excluir Botão Colar Botão Recortar Botão Copiar

8 Formatando um Disquete
É a preparação de um disquete para armazenar as informações

9 LIXEIRA É possível excluir qualquer arquivo ou pasta de uma unidade de disco ou mesmo um ícone de atalho, porém, os mesmos normalmente são enviados para a lixeira. A lixeira é o local onde os elementos ficam temporariamente armazenados, possibilitando que o usuário os recupere caso tenha excluído por engano.

10 BLOCO DE NOTAS O Bloco de Notas é um editor de textos extremamente simples, não possui nem mesmo a Barra de Ferramentas. A única alteração possível no Bloco de Notas é o tipo, estilo e tamanho de fonte (não sendo necessário selecionar o texto), através do Menu Editar, da opção Definir Fonte. O Bloco de Notas não muda automaticamente de linha ao final da janela, para efetuar a mudança automática de linha clique no Menu Editar, na opção Quebra Automática de Linha, desta forma assim que atingir o final da linha o cursor passará automaticamente para a linha seguinte e a tecla Enter deverá ser utilizada somente quando encerrar o parágrafo.

11 Seleção de formas livres Retângulo Arredondado
PAINT O Paint é um acessório para desenho, ele oferece uma série de recursos para o usuário tais como uma Barra de Ferramentas (onde cada ferramenta tem uma função especial) e uma caixa de cores. Selecionar Seleção de formas livres Preencher com Cor Apagador Ampliador Selecionar Cor Pincel Lápis Texto Spray Linha Curva Linha Reta Retângulo Elipse Polígono Retângulo Arredondado

12 WORDPAD O WordPad é tido como um acessório que acompanha o Windows, é um editor de textos simples, porém funcional e muito útil para escrever texto curtos e que não exigem grandes recursos. Para acessar o WordPad clique no Botão Iniciar, ir até Programas, Acessórios e clique no item WordPad.

13 Como exibir as barras que fazem parte do Wordpad
Clica sobre o Menu Exibir Clica sobre o nome da barra desejada (Marcando-a).

14 Barras A Barra de Formatação é um atalho aos comandos de formatação de textos, comandos que podem ser encontrados no item Fonte do Menu Formatar. A Barra de Ferramentas Padrão é um atalho aos comandos do Menu Arquivo e do Menu Editar.

15 Salvando um Arquivo Clicar no menu Arquivo; Clicar Salvar Como;
Digitar o nome para o arquivo (Meapaga01). Clicar seta ao lado de salvar em: ( para escolher a unidade de disco ou pasta, onde será salvo o arquivo ) (Disquete A:) Clicar Botão Salvar.

16 Abrindo um Arquivo já Salvo
Clicar no Menu Arquivo; Clicar no Abrir; Clicar seta ao lado de Examinar em; Clicar na unidade de disco ou pasta (onde foi gravado o arquivo); Clicar sobre o nome do arquivo a ser aberto; Clicar Abrir.

17 CALCULADORA Comercial Científica
A calculadora pode ser configurada no modo Científica e Comercial. Comercial Científica

18 CD Player Este programa serve, especificamente para tocar CD’s de música, seus controles são semelhantes aos que encontramos em aparelhos de som. Para ouvir um CD de música, basta dar um clique sobre o botão Reproduzir (CD Player) após inserir o Cd no drive. No Windows 98 temos um recurso que ativa automaticamente o CD após a inserção no drive.

19 Controle de Volume A opção Controle de Volume não só permite controlar o volume dos CD’s de música como também outros tipos de arquivos de som. Para alterar o som basta arrastar o botão deslizante para cima (+) e para baixo (-). Para acessar o item Controle de Volume basta clicar duas vezes sobre o ícone na Barra de Tarefas ou Clicar sobre controle de Volume no acessório Multimídia.

20 Mídia Player Este programa possibilita executar som WAV (digital), Sequenciador MIDI (som análogo), CD de áudio ou até mesmo vídeo. Para reproduzir um destes arquivos, precisamos definir o dispositivo que irá ser utilizado, isto é, se vamos reproduzir som ( WAV, MIDI), vídeo (AVI) ou

21 Gravador de Som É parecido com um gravador comum. Este programa deverá ser utilizado para gravação de pequenos trechos musicais (existem programas de controle mais sofisticados). Antes de iniciar a gravação carregue o CD em seguida clique sobre o botão Gravar, do Gravador de Som e, logo após sobre o botão Reproduzir do CD Player. Após concluir a gravação você poderá salvar o arquivo. O programa Gravador de Som, também reproduz arquivos WAV – este tipo de arquivo armazena sons digitais – para ouvir o arquivo de som clique sobre o botão Reproduzir no gravador de Som.

22 Ferramentas de Disco Scandisk: permite a verificação e correção de diversos problemas no equipamento, além de detectar erros no disco procura inutilizar as áreas defeituosas.

23 Ferramentas de Disco (2)
Desfragmentador de Disco: utilizaremos este aplicativo para desfragmentar e otimizar espaços em branco, criados a partir da movimentação, criação ou exclusão de arquivos

24 Desfragmentador de Disco:
A opção Mostrar Detalhes exibe o grau de fragmentação do disco, e permitirá que você observe como o Desfragmentador realiza a desfragmentação.

25 Painel de Controle

26 MOUSE O padrão do Windows 98, o Botão Principal é o esquerdo, chamado de Botão Acionador ou seleção Normal, já o Botão Direito é chamado de Botão Auxiliar. Movimento: Normalmente quando se é iniciante no Windows 98 existe uma tendência em ter dificuldades em se acostumar com o mouse, na guia Movimento poderemos configurar a Velocidade e o Rastro do Ponteiro.

27 TECLADO Permite alterarmos as configurações do teclado, tais como: taxa de repetição de teclas, intervalo de repetição de teclas, taxa de intermitência do cursor, e idioma.

28 VÍDEO Propriedades de Vídeo:
O Windows 98 nos permite personalizar a Área de Trabalho, no item Vídeo permite alterar Papel de Parede, Proteção de Tela e Configuração de Vídeo, com isso aumentando a vida útil do Vídeo e facilitando o trabalho do usuário. Propriedades de Vídeo: Plano de Fundo Proteção de Tela Aparência

29 Plano de Fundo

30 Papel de Parede

31 Proteção de Tela Uma Proteção de Tela exibe imagens (ou letreiro digital) em movimento que evitam danos a sua tela.

32 Aparência

33 DATA E HORA Nesta janela podemos ajustar o mês, o ano e o dia, estas propriedades fazem parte do item Data. A Data e Hora é mantida por uma pilha interna localizada na placa-mãe, pilha esta responsável por manter Data e Hora atualizadas.


Carregar ppt "Fundamentos da Informática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google