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PublicouAnthony Canas Alterado mais de 10 anos atrás
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LABORATÓRIO DE SIMULAÇÃO DE TRÁFEGO AÉREO LabGETA Prof. Carlos Müller
Apresentação Dia do Controlador / ICEA – 22/out/2013 LABORATÓRIO DE SIMULAÇÃO DE TRÁFEGO AÉREO LabGETA Prof. Carlos Müller INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA
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Pós-graduação no ITA: antecedentes ...
1961 – ITA criou o 1o programa de mestrado em engenharia no Brasil (moldou a pós-grad em engenharia no país) 1973 – Pesquisa Operacional 1986 – Pesquisa Operacional e Transportes 1992 – Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica – PG-EIA (incluindo Transporte Aéreo e Aeroportos – PG-EIA-T) INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA
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PG-EIA-T: Transporte Aéreo e Aeroportos ...
Áreas de pesquisa: Aeroportos (planejamento, projeto e operações) Transporte Aéreo (planejamento econômico) Tráfego Aéreo (gerenciamento e controle) Segurança do Voo (avaliação de risco) Interfaces do Transporte Aéreo e Aeroportos com outros modos de transporte INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA
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PG/EIA-T: Tráfego Aéreo Um pouco de história ...
Análise da capacidade do Lado Aéreo do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (Barros, 1994). Knowledge-based system for air traffic flow management : timetable rescheduling and centralized flow control (Weigang, 1994). Uma ferramenta automatizada no auxílio à alocação de slots para o problema de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo brasileiro (Targa, 2001). INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA
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PG/EIA-T: Tráfego Aéreo Um pouco de história ...
Análise de novos cenários operacionais para o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (Santana, 2002). Um modelo matemático de auxílio para o problema de gerenciamento de fluxo do tráfego aéreo (Rizzi, 2003). Análise da área de controle terminal São Paulo (TMA-SP) por meio de simulação (fast time simulation) (Hupalo, 2003). Navegação aérea segundo o conceito CNS/ATM: custos e benefícios (Siqueira, 2005). INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA
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PG/EIA-T: Tráfego Aéreo Um pouco de história ...
Análise da área de controle terminal de Brasília por meio de simulação (Oliveira, 2007). Análise de espaço aéreo brasileiro por meio de simulação “fast time”: Estudo de caso na área de controle terminal Recife (Pogianelo, 2008). Analysis of criteria for reduced-spaced parallel runway approaches applied to São Paulo/Guarulhos International Airport (Fraga, 2009). Uma análise da carga de trabalho do APP-SP por meio de simulação computacional (Baum, 2009). INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA
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PG/EIA-T: Tráfego Aéreo Um pouco de história ...
Uma aplicação do conceito de navegação baseada em performance: Análise das rotas ATS de Salvador (Bastos, 2009). Uma análise da capacidade das pistas dos aeroportos da CTR São Paulo através de simulação (Barragán, 2009). Aircraft spacing for continuous descent approach in a terminal area based on required time of arrival at a metering fix (Pisani, 2010). INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA
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INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA
PG-EIA-T: LabGETA ... Agenda de pesquisa: INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA
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PG/EIA-T: Tráfego Aéreo GETA: uma nova história ...
PG/EIA-T: Grupo de Engenharia de Tráfego Aéreo (2012) Grupo de pesquisa criado e credenciado junto ao CNPq INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA
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Modelo de otimização para o sequenciamento e a programação de aeronaves para pouso
1º Ten Eng MAYARA CONDÉ ROCHA MURÇA
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Objetivo Avaliar o impacto da incorporação de técnicas de otimização no gerenciamento do fluxo de tráfego aéreo em área terminal 2
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Metodologia Desenvolvimento de cenários com:
Discretização de atrasos e adiantamentos às aeronaves Estratégia de sequenciamento Critério de separação entre aeronaves Abordagem dinâmica: janela de programação de 1 hora e horizonte de congelamento de 20 minutos (CTAS – EUA) 8
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Resultados: desempenho do modelo
Resultados da otimização por intervalo de tempo para o cenário base Redução do total de desvios: 22% Tempo computacional: 1580,7 s (média de 22 s por processo de otimização) 14
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Resultados: desempenho do modelo
Análise de sensibilidade para o conjunto de atrasos aplicados às aeronaves - 37% - 47% - 22% Sensibilidade aos atrasos/adiantamentos discretos O modelo é de aplicação geral já que é parametrizado Redução de atrasos entre 22% e 47% 16
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João Luiz de Castro Fortes Grupo de Engenharia de Tráfego Aéreo - GETA
AVALIAÇÃO DAS OPORTUNIDADES DE OTIMIZAÇÃO NO PROCEDIMENTO DE CONTROLE DE FLUXO DE TRÁFEGO AÉREO João Luiz de Castro Fortes Grupo de Engenharia de Tráfego Aéreo - GETA
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Cap. Pistas paralelas próximas
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Considerações sobre Wake Vortex
FAA MITRE NASA MIT Lincon Laboratory EUROCONTROL Department of Transportation – Volpe Center Det Norske Veritas Especialistas Internacionais no Assunto 16
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Impacto do Mix de aeronaves
Avaliação RECAT? 16
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Análise do Tráfego Aéreo: Caso Aviação Asa Rotativa Offshore / Thyago Hermeto
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Circulação com uso ADS-B
PCM1 Albacora PCM2 Marlin PCM3 - Enchova 16
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ANÁLISE OPERACIONAL DA INTRODUÇÃO DE RNAV NA ÁREA DE CONTROLE TERMINAL
Fernando Luiz Fantoni Grupo de Engenharia de Tráfego Aéreo - GETA
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TMA Curitiba Setor Norte Setor OESTE Merging Points Setor SUL
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STAR ORANA 1 RWY 15 vs Vetoração Radar
Simulação Fast Time: RAMS PLUS Outputs: Tempo/Distância de voo Consumo de combustível Dispersão de trajetória Carga de trabalho Capacidade da TMA Aprox. 25NM Rota da STAR Rota de Vetoração Aprox. 5NM
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Daniel Alberto Pamplona Grupo de Engenharia de Tráfego Aéreo - GETA
ANÁLISE DOS PROCEDIMENTOS DE NAVEGAÇÃO BASEADA EM PERFORMANCE (PBN) NA TERMINAL RIO DE JANEIRO Daniel Alberto Pamplona Grupo de Engenharia de Tráfego Aéreo - GETA
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Análise da TMA-RJ quando com meteorologia adversa e saturação de tráfego aéreo
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INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA
PG-EIA-T: LabGETA ... Diretrizes: NEXTGEN Test Bed (Florida, FAA) NEAR (Florida, ERAU) CRIDA (Spain, UPM&AENA&INECO) University ANSP Transport engineering firm INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA
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INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA
PG-EIA-T: LabGETA ... Parcerias ... Estrutura proposta: Comitê Científico Quadro Permanente Colaboradores Software TAAM RAMS AIRTOP MATLAB INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA
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