A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DAS ATIVIDADES DA PROTEÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DAS ATIVIDADES DA PROTEÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DAS ATIVIDADES DA PROTEÇÃO

2 1-A VISÃO DA CONPROVE A Conprove Indústria e Comércio traz mais uma inovação, o software de Gerenciamento da Proteção, que tem por objetivo integrar as atividades das equipes de manutenção, estudos, ajustes e análise de distúrbios. Estruturado para trabalhar em rede o software GERENC permite concentrar em um único computador ("Servidor") o resultado de testes processados em uma empresa e com base neste histórico, analisa os resultados dos testes. Através de índices estatísticos o software traz ao usuário indicadores de desempenho dos diversos modelos de reles, fabricante, etc. A sua proposta é de integrar todas as atividades da área de Proteção, incluindo: ajustes, oscilografias, análises de distúrbios, testes, catálogos e manuais. É uma ferramenta moderna com o desafio de integrar os dados e assim os usuários tirarem proveito da integração.

3 NECESSIDADES DE ORGANIZAÇÃO E GERENCIAMENTO NOS TRABALHOS DE PROTEÇÃO
ANÁLISE DE DISTURBIOS MANUTENÇÃO DE RELÉS AJUSTES DOS RELÉS CATÁLOGOS, MANUAIS E SOFTWARE DOS RELÉS INTEGRAR A BASE DE DADOS OUTROS DADOS IMPORTANTES TC, TP, OSCILOGRAFO DISJUNTOR

4 CATÁLOGOS, MANUAIS E SOFTWARE DOS RELÉS
O DESAFIO DO SOFTWARE: Integrar, automatizar e organizar as diferentes frentes de trabalho AJUSTES DOS RELÉS MANUTENÇÃO DE RELÉS ANÁLISE DE DISTURBIOS CATÁLOGOS, MANUAIS E SOFTWARE DOS RELÉS OUTROS DADOS IMPORTANTES TC, TP, OSCILOGRAFO DISJUNTOR BASE DE DADOS

5 2-PROPOSTAS DO SOFTWARE
Gerenciar e Organizar a manutenção da proteção; Garantir agilidade na entrada de dados usando-se leitor de arquivos com os resultados de testes automáticos (CE600X e Doble); Planejar a manutenção da proteção (preventiva) com base no histórico dos testes; Apresentar dados estatísticos relacionados ao desempenho dos relés, fabricantes, funções de proteção, etc. Organizar Arquivos de Oscilografia e Arquivos para testes transitórios nos relés; Utilizar Oscilografias para análise de distúrbios e planejamento da manutenção; Organizar Ajustes dos Relés, Transdutores, Disjuntores, TC’s e TP’s; Operação em modo Cliente/Servidor. Acesso pela rede da empresa.

6 3-ORGANIZAÇÃO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA MANUTENÇÃO DA PROTEÇÃO
MANUTENÇÃO DE RELÉS O programa permite o gerenciamento e controle do processo de manutenção a partir de entradas de testes do tipo manual, automática (CE 600X / Doble) ou a partir de oscilografias. Os dados são organizados em um banco de dados. Além disso, ele também disponibiliza recursos para obtenção de relatórios técnicos e gerenciais das manutenções dos relés e um calendário capaz de prever possíveis manutenções atrasadas. É permitido o cadastramento de unidades de terra, fase e neutro de e todas as funções de proteção como: sobrecorrente, sobrecorrente direcional, diferencial, distância, sobretensão, subtensão trifásicas ou monofásicas.

7 3.1-ENTRADA DE DADOS DO TESTE- FORMA MANUAL
Foi trocado o firmware, etc…

8 3.1.2-ENTRADA DE DADOS MANUAL
Exemplo de inserção manual de um teste de sobrecorrente

9 3.2-ENTRADA DE DADOS DO TESTE DEFINIDA
POR OSCILOGRAFIA

10 3.2.1-ENTRADA DE DADOS POR OSCILOGRAFIA
Arquivo COMTRADE Definição dos períodos de pré falta, falta e pós falta Banco de Dados de resultados de testes Extrair I, V e Ø Verificar Ajustes e Operação. Operou corretamente? Análise de Distúrbios

11 3.2.2-ENTRADA DE DADOS DEFINIDA POR OSCILOGRAFIA
Identificação de canais e extração de dados da oscilografia.

12 3.2.3-RESULTADO DA ANÁLISE DE UMA OSCILOGRAFIA
Tela de resultados de testes empregando a oscilografia

13 3.3-ENTRADA DE DADOS AUTOMÁTICA-LEITURA DE ARQUIVOS DE MALAS DE TESTE

14 3.3.1-ENTRADA DE DADOS AUTOMÁTICA
Gráfico de Slope com pontos testados na mala de testes modelo CE 600X. Resultado do teste

15 4-ORGANIZAÇÃO DOS RESULTADOS DOS TESTES: DADOS DOS AJUSTES DO TESTE
Clique para visualizar o resultado dos testes Aqui o usuário encontra todas as informações de como o relé estava parametrizado quando foi testado. Clique para continuar.

16 4.1-ORGANIZAÇÃO DOS RESULTADOS DO TESTE –UNIDADE TEMPORIZADA.
Clique para visualizar o gráfico da curva temporizada Aqui estão os resultados de cada unidade do relé testada. Clique para continuar.

17 4.2-ORGANIZAÇÃO DOS RESULTADOS DO TESTE DE SOBRECORRENTE- ANÁLISE GRAFICA.
Nesta tela está apresentada a curva da unidade temporizada do relé, onde os pontos testados são comparados com os valores definidos pela norma que o relé foi construído. Clique para continuar. Clique para voltar a tela principal.

18 5-TEMPLATES PARA INSERÇÃO DE DADOS DOS AJUSTES DO RELÉ
Foram criados templates para inserção de ajustes de relés de modo a contemplar todos os relés comerciais, incluindo as funções de: SOBRECORRENTE DIFERENCIAL DISTÂNCIA SUB TENSÃO SOBRETENSÃO DIRECIONAL

19 5.1-TEMPLATES PARA DADOS DE RELÉS DE SOBRECORRENTE
Unidade de fase (Função sobrecorrente) As abas existentes na janela incluem a definição de ajustes tendo em vista unidades temporizadas e instantâneas de fase, neutro e de terra. A aba tolerâncias inclui os valores toleráveis além do padrão que são permitidos pelo usuário no teste.

20 5.2-TEMPLATES PARA DADOS DA FUNÇÃO DIFERENCIAL MONOFÁSICA
Definição dos TAPS, Ajustes do diferencial,ajustes do instantâneo e ajustes do slope.

21 5.3-TEMPLATES PARA DADOS DA FUNÇÃO DIFERENCIAL TRIFÁSICA
Definição das características do elemento protegido (Grupo Vetor e potência). Definição das RTC e do grupo vetor dos TP’s.

22 5.3.1-TEMPLATES PARA DADOS DA FUNÇÃO DIFERENCIAL TRIFÁSICA
Definição das tolerâncias, ajustes do instantâneo e ajustes do diferencial.

23 5.4-TEMPLATES PARA DADOS DA FUNÇÃO DIRECIONAL
Definição das características da proteção de fase

24 5.5-TEMPLATES PARA DADOS DA FUNÇÃO DISTÂNCIA
Definição da sequência de fase, frequência e TAP’s de tensão e de corrente.

25 Testes da Unidade de Partida
5.5.1-TEMPLATES PARA DADOS DA UNIDADES DE PARTIDA DE RELÉS DE DISTÂNCIA Testes da Unidade de Partida

26 Testes da unidade de medição
5.5.2-TEMPLATES PARA INSERÇÃO DE DADOS DA UNIDADE DE MEDIÇAO DE RELÉS DE DISTÂNCIA Testes da unidade de medição

27 5.5.3-TEMPLATES PARA INSERÇÃO DE DADOS DA UNIDADE DE POWER SWING –RELE DE DISTÂNCIA
Teste de Power Swing

28 5.5.4-TEMPLATES PARA INSERÇÃO DE DADOS DE COMPENSAÇÃO DE CARGA –RELÉ DE DISTÂNCIA

29 5.6-TEMPLATES PARA INSERÇÃO DE DADOS NAS FUNÇÕES DE SOBRETENSÃO

30 5.7-TEMPLATES PARA INSERÇÃO DE DADOS NAS FUNÇÕES DE SUB TENSÃO

31 6-ORGANIZAÇÃO DOS AJUSTES E ORDENS DE AJUSTE
AJUSTES DOS RELÉS 2 6-ORGANIZAÇÃO DOS AJUSTES E ORDENS DE AJUSTE O software permite a definição de ordens de ajustes, porém tem flexibilidade para que os teste no relé sejam inseridos com dados diferentes do ajuste de trabalho. É tambem possível anexar arquivos do tipo .Doc, .pdf,etc. Anexar Arquivo Cadastro Manual

32 6.1-TEMPLATE PARA DEFINIÇÃO DE ORDEM DE AJUSTE: DIFERENCIAL MONOFÁSICO

33 Corrente e tensão instantânea
ANÁLISE DE DISTURBIOS 7-ANÁLISE DE DISTÚRBIOS O sistema auxilia na análise de um distúrbio através da extração de dados dos arquivos como: valores de pico das formas de onda de tensão e corrente, valores RMS, potência ativa, potência reativa, potência aparente, impedância total, reatância e resistência ao longo do tempo. Os dados extraídos são levados na característica do relé de modo a verificar a operação. Corrente e tensão instantânea Potência Aparente

34 RMS da tensão e da corrente
Potência Ativa Potência Reativa RMS da tensão e da corrente

35 Impedância Resistência Reatância

36 CATÁLOGOS, MANUAIS E SOFTWARE DOS RELÉS
8-ORGANIZAÇÃO DE CATÁLOGOS O programa permite que se faça a inserção dos catálogos e manual de modo a organizar e disponibilizá-lo aos profissionais da área.

37 Resultado do teste de magnetização
OUTROS DADOS IMPORTANTES TC, TP, 9-DADOS DE TC´S E TP´S Resultado do teste de magnetização

38 INTEGRAÇÃO DA BASE DE DADOS

39 10.1-INTEGRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA BASE DE DADOS:
Apresenta uma organização de dados em forma de árvore com possibilidade de escolha do País, Empresa, Regional, Cidade, Estado, Subestação/Usina e Barra ou Transformador para definir onde o relé se encontra alocado.

40 11-OUTROS RECURSOS DO SOFTWARE-FILTROS
O usuário pode configurar qualquer filtro que desejar utilizando o editor de filtros. Clique para abrir este editor. Os dados da tabela podem ser ordenados por data, nome do relé, modelo, local de instalação etc. Esta é a tela principal do software de gerenciamento. A tabela mostra todo o histórico de testes enviados e cadastrados no banco de dados do software de gerenciamento

41 11.1-OUTROS RECURSOS DO SOFTWARE-FILTROS
Apresenta filtros e ordenação para melhor visualização dos resultados

42 12-RECURSOS ADICIONAIS DO SOFTWARE-SENHA
Permite a inserção de usuários com senha definida, garantindo a segurança na armazenagem dos testes e identificando o autor dos testes.

43 13-OUTROS RECURSOS DO SOFTWARE- RELATÓRIOS
Permite a impressão de relatórios com testes individuais e tabelas de testes

44 14-OUTROS RECURSOS DO SOFTWARE- CALENDÁRIO DE MANUTENÇÃO
Apresenta calendários que informam ao usuário as manutenções atrasadas, as programadas e as já feitas.

45 15-OUTROS RECURSOS DO SOFTWARE- OPERAÇÃO EM REDE
Comunicação do tipo Cliente/Servidor permitindo que o usuário em qualquer regional da empresa, envie o resultado dos testes, oscilografias e catálogos novos para o servidor global.

46 15.1-OPERAÇÃO EM REDE NÍVEL SERVIDOR: Esta atribuição é dada ao computador que centraliza o banco de dados, de onde serão feitas as análises de desempenho do sistema como um todo. Neste nível, com a devida senha, todas as ações são possíveis tais como: cadastrar, alterar, inserir e excluir dados gravados no sistema. NÍVEL CLIENTE: Similar aos recursos do Servidor mas com uma grande diferença, o banco de dados que ele pode alterar refere-se ao banco local, que se encontra alocado em seu computador, ou seja, do seu trabalho rotineiro. Quando o usuário realizar a sua conexão à rede da empresa, as informações são transferidas por um processo automático e os dados que já foram descarregados anteriormente não são aproveitados em uma nova transferência.

47 16-OUTROS RECURSOS DO SOFTWARE-ANÁLISE DOS ERROS
Análisa a evolução dos erros de uma determinada função do relé, e através de cálculos matemáticos realiza a previsão da melhor data para uma possível manutenção no dispositivo.

48 17-OUTROS RECURSOS DO SOFTWARE: ANÁLISE DE DESEMPENHO
Gráficos de desempenho (pizza) informando ao usúario o desempenho caracterizado por : funções de proteção , modelos de relés e fabricantes. Esse método permite ao usuário ter um controle geral de todo o processo de manutenção.

49 18- RECURSOS ADICIONAIS DO SOFTWARE
Clique para visualizar os ajustes do teste Aqui o usuário pode imprimir as informações deste teste. Clique para continuar Aqui o usuário visualiza os dados da manutenção como inspeções, verificações, ajustes encontrados e deixados e ajuste padrão. Clique para continuar Esta é a tela de resultado de teste para relés diferenciais. Inicialmente são mostrados os dados gerais do teste como: relé testado, sua localização, o funcionário responsável, etc. Clique para continuar.

50 19- OUTROS RECURSOS DO SOFTWARE-
ORGANIZAÇÃO DOS OSCILOGRAFOS e OSCILOGRAFIAS Permite o cadastramento de oscilógrafos e a associação de arquivos de oscilografia no formato Comtrade.

51 Conprove Indústria e Comércio Ltda.
Esta foi uma pequena demonstração do software de gerenciamento. Para mais informações, entre em contato conosco: Conprove Indústria e Comércio Ltda. Home Page : Tel.: (34) Fax.: (34) Agradecemos sua atenção.


Carregar ppt "SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DAS ATIVIDADES DA PROTEÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google