A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projecto de Água e Saneamento em Cabo Delgado Maputo, Julho de 2008

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projecto de Água e Saneamento em Cabo Delgado Maputo, Julho de 2008"— Transcrição da apresentação:

1 Projecto de Água e Saneamento em Cabo Delgado Maputo, Julho de 2008
Ajkla Helvetas Moçambique, Rua Dom Carlos 52, Bairro da Sommershield, Tel

2 Localização Geográfica
Província de Cabo Delgado nos Distritos de: Chiúre e Ancuabe; Macomia (PSAA de Chai); Balama (PSAA até 2006) Mocímboa da Praia (apoio à gestão do PSAA até 2005)

3 Financiamento Cooperação Suíça Helvetas Fundação Gibauer
Valor envolvido Cerca de 450 mil dólares

4 Objectivos Aumento de Cobertura Construção e reabilitação de fontes;
Promoção do sistema de operação e manutenção comunitária. Sustentabilidade Apoio às Organizações Baseadas na Comunidade; Fortalecimento das estruturas de gestão das fontes; Apoio ao sistema de disponibilização de peças sobressalentes.

5 Objectivos (cont.) Capacitação Institucional
Apoio técnico-financeiro aos SDPI; Estabelecimento de mecanismos de coordenação e planificação a nível distrital. Promoção de Higiene e Saneamento Educação sanitárias nas escolas e comunidades; Promoção da construção de latrinas familiares; Construção de latrinas nas escolas.

6 Componentes do Projecto
Construção e Reabilitação de Infra-estruturas de abastecimento de água Poços e furos; Pequenos sistemas; Captação de nascentes e água da chuva. Promoção de Higiene e Saneamento Promoção da higiene das escolas e comunidades; Promoção da construção de latrinas familiares; Construção de latrinas escolares.

7 Componentes do Projecto (cont.)
Apoio à reposição e Gestão de PSAA Reabilitação de PSAA; Capacitação do Gestor do PSAA. Apoio às associações locais ou Sector Privado Desenvolvimento de capacidade para a provisão de produtos e serviços de água e saneamento; Fabricação de peças sobressalentes da bomba NIRA; Construção de latrinas nas escolas.

8 Componentes do Projecto (cont.)
Capacitação Institucional Apoio ao processo de descentralização; Capacitação da Administração para planificar e gerir o processo de implementação de projectos a nível distrital; Capacitação da sociedade através da criação de um fórum de diálogo sobre assuntos de água com o governo, provedores de serviços e outras entidades intervenientes; (Comissões Distritais de água e Saneamento)

9 Abordagem do Projecto Princípio de Procura
A comunidade organiza-se e submete seu pedido de fonte de água; (PNA e PPD) A comunidade comparticipa para os fundos de investimento; (Pagamento de pedreiros) A comunidade é responsável pela operação e manutenção.

10 Abordagem do Projecto (cont.)
Integração: água, promoção de higiene e saneamento Ligação entre actividades de água com a educação sanitária e a promoção de construção de latrinas, curais e aterros sanitários nas escolas e comunidades; Sinergias Ligação das actividades do projecto de A&S com actividades dos outros projectos da <h>; (Programa de Desenvolvimento Rural).

11 Abordagem do Projecto (cont.)
Assistência e Capacitação regular das comunidades: Aos extensionistas do projecto; Às associações locais; Aos outros extensionistas dos projectos da <h>. Promoção de tecnologias alternativas Peças sobressalentes da bomba NIRA; Captação da água das chuvas;

12 Resultados alcançados
3 PSAA – Balama, M. da Praia e Chai (conclusão) Capacitados 49 Comités de água 1 sistema de captação de água da chuva na escola de Ntutupue - Ancuabe Furos - 35 Poços - 20

13 Resultados alcançados (cont.)
Reposição do PSAA da Vila de Balama Reabilitação geral da rede de distribuição; Construção de 2 furos para alimentar o sistema; Montagem de um grupo de painéis solares; Instalação de 2 electrobombas; Construção e reabilitação de fontanários; Reabilitação de depósito elevado; Construção de caixas de válvulas e montagem de válvulas e contadores; Capacitação de 2 membros da comunidade para a operação e manutenção (enquanto se recruta o gestor)

14 Resultados alcançados (cont.)
Reabilitação do PSAA da Vila de Chai Reabilitação de 2 casotas para maquinaria; Vedação do recinto das 2 casotas; Reabilitação do poço de captação; Detecção e eliminação de fugas; Reabilitação e construção dos fontanários; Reabilitação dos depósitos elevados e um soterrado; Construção do gabinete para a gestão do PSAA; Aquisição de equipamento de bombagem e grupo gerador.

15 Resultados alcançados (cont.)
Gestão do PSAA de Mocímboa da Praia Capacitação de 4 operadores p/ operação e manutenção; Capacitação de 3 canalizadores; Capacitação de 1 técnico em gestão financeira (controlo de despesas e receitas e registo da produção e consumo de água) Capacitação de 3 funcionários dos serviços urbanos para uso de teodolito; Capacitação de 2 técnicos p/ gestão de projectos e contratos; Detecção e eliminação de fugas; colocação de contadores; Aquisição de equipamentos p/ controle do fluxo e volume de água (contadores e válvulas). Vedação do recinto de captação.

16 Resultados alcançados (cont.)
Mecânicos Capacitados mecânicos para a reparação de pequenas avarias das bombas de água; Capacitados para fazerem levantamento das necessidades de reabilitação das fontes Beneficiários O projecto beneficiou 46 comunidades (total de pessoas); pessoas através das fontes de água; através dos PSAA

17 Prémio Energy Globe (Bruxelas, 26.05.08)

18 Muito Obrigado! Para mais informações: relatórios disponíveis e brevemente em


Carregar ppt "Projecto de Água e Saneamento em Cabo Delgado Maputo, Julho de 2008"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google