A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PERSONALIDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PERSONALIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 PERSONALIDADE

2 PERSONALIDADE A personalidade diz respeito a um conjunto de características pessoais, padrões de comportamento, emoções persistentes, relativamente estáveis que são suportadas numa totalidade de coerência interna que nos torna únicos e diferente dos outros.

3 A personalidade permite que nos reconheçamos e sejamos reconhecidos mesmo quando, ao desempenhar os vários papéis sociais, usamos diferentes máscaras que representam as diferentes personagens.  A personalidade é abstrata. Apenas podemos inferir a partir dos nossos comportamentos e atitudes.

4 NATUREZA DA PERSONALIDADE
Uma estrutura Totalidade Processo Dotada de consistência Construção pessoal que decorre ao longo do nosso ciclo vital.

5 A personalidade é uma construção pessoal que decorre ao longo da nossa vida. A personalidade não se pode isolar de aspectos pessoais como a dimensão fisiológica, emocional, intelectual, sociomoral, não sendo também independente da consciência e da representação de si, que cada um tem, nem da sua auto-estima.

6 Fatores gerais que influenciam a Personalidade:
1. Influências Hereditárias na determinação do temperamento estão as variações individuais do organismo, concretamente a constituição física e o funcionamento dos sistemas nervoso e endócrino, que são em grande parte hereditários. Acompanha e reflete a maturação fisiológica e psicológica do indivíduo.

7 2. Meio Social -família, grupos e cultura a que se pertence – desempenha um papel determinante na construção da personalidade. A personalidade forma-se num processo interativo com os sistemas de vida que a envolvem: a família, o grupo de pares, etc. O tipo de ambiente e de clima vivenciados influenciam a personalidade. Oportunidades de aprendizagem. Relacionar com psicologia social e desenvolvimento e aprendizagem.

8 3. Experiências Pessoais - as experiências pessoais são todas as vivências que ocorrem na nossa vida. A qualidade das relações precoces e o processo de vinculação na relação da díade mãe/ filho parecem ser fundamentais na estruturação e organização da personalidade.


Carregar ppt "PERSONALIDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google