A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal do Amazonas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal do Amazonas"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal do Amazonas
Dr. Thomé Tavares

2

3 Os Deficientes Mentais

4 O retardo mental refere-se a limitações substanciais no desenvolvimento atual, caracterizando-se por um desempenho intelectual consideravelmente abaixo da média, existindo concomitantemente com outras limitações em duas ou mais das seguintes áreas de comportamentos adaptativos: comunicação, cuidados pessoais, habilidades domésticas, competências sociais, desempenho na comunidade, auto-suficiência, saúde e segurança, desempenho acadêmico mínimo, lazer e trabalho. O retardo mental manifesta-se antes dos 18 anos.

5 Inhelder (1963), à partir dos estudos de Piaget, após examinar 150 casos de pessoas portadoras de retardo mental, chegou a conclusão de que os estágios observados nas pessoas normais, com relação a resolução de tarefas operatórias, foram verificadas com uma impressionante regularidade nas pessoas portadoras de retardo mental. Assinala a autora que, existir no retardo mental um componente que corresponde a uma certa lentidão gradual, conduzindo à viscosidade no raciocínio.

6 Zazzo fala-nos que o desenvolvimento mental dessas pessoas não segue o mesmo ritmo de seu crescimento físico, gerando assim um desequilíbrio. Lúria (1987), explica a presença de falta de atenção como característica dessas pessoas. Partindo dos estudos de Inhelder, o aluno com retardo mental é visto como um ser capaz de construir seu conhecimento em interação com o meio, conforme os demais alunos. Tem-se então uma visão dinâmica em relação a essas pessoas. Esta nova concepção leva-nos a afirmar que o portador de retardo mental é um ser pensante, desejante e social. Acrescenta-se no entanto, que sua construção operatória é inacabada, pois não consegue atingir o estágio formal da inteligência.

7 Várias são as causas do retardo mental

8 Pré-natais

9 Síndrome de Down (anomalias cromossômicas)
Alteração genética das crianças com Down faz com que todas elas sejam muito parecidas e tenham as seguintes características: 1 - hipotonia (flacidez muscular, o bebê é mais molinho); comprometimento intelectual (a pessoa aprende mais devagar); 3 - aparência física (uma das características físicas são os olhinhos puxados).

10 Fenilcetonúria (Anomalias enzimáticas)
Teste do pezinho, todo bebê tem direito O teste do pezinho é um exame que deve ser feito de preferência na primeira semana de vida do bebê, permite identificar doenças graves que podem causar na criança dificuldades de crescimento, problemas mentais e físicos (fenilcetonúria) e retardamento mental (hipotireoidismo congênito).

11 Incompatibilidade Sanguínea

12 Sífilis; Rubéola; Toxoplasmose; Defeitos do desenvolvimento do cérebro etc.

13 Peri-Natal (hora do nascimento)
1 - Anóxia (falta de oxigenação no cérebro); 2 - Tráumas obstetrícios (traumatismo craniano) etc.

14 Pós-Natais: meningites; encefalites; fraturas ou ferimentos penetrantes no crânio.

15 Deve-se ressaltar que, numa visão Construtivista, não há rotulação para essas pessoas, pois considera-se que as mesmas são seres em constante desenvolvimento, reinventando o mundo e desenvolvendo sempre a sua inteligência.

16 Algumas crianças portadoras de retardo mental, somente são identificadas ao entrarem para a escola nas primeiras séries, pois são elas perceptivamente diferentes das ditas normais. Apresentam geralmente uma boa adaptação pessoal-social, demonstram possibilidades de construção de leitura e da escrita e de algumas operações matemáticas, mostrando-se auto-suficientes na idade adulta e participando do mercado competitivo de trabalho.

17 Outras crianças podem ser identificadas nos primeiros anos de vida, visto apresentarem um atraso significativo na linguagem, na psicomotricidade e no desenvolvimento global. Apresentam dificuldades para defenderem-se dos perigos e tem necessidades de supervisão durante a vida. Um grupo menor dessas crianças é logo identificado ao nascer, pois apresenta sérios comprometimentos no seu desenvolvimento global, precisando de ajuda durante toda a vida. Esses alunos devem ser colocados no ambiente escolar o menos restritivo para eles, mas que atenda a suas necessidades, podendo ser numa classe comum ou especial em Escola Regular, ou numa Instituição especializada.

18 A síndrome mais conhecida entre as pessoas portadoras de retardo é a Síndrome de Down. A cada seiscentos partos nasce uma criança portadora. Seus sinais característicos são: face arredondadas e achatadas, olhos oblíquos, prega palmar única, língua protusa e curtas, mãos curtas, orelhas pequenas e mal implantadas.

19 O aluno realmente portador de retardo mental apresenta uma lentidão em seu desenvolvimento, não podendo atingir num regime seriado, com limites rígidos de tempo, os conteúdos que lhe forem propostos na mesma ocasião em que às demais crianças ditas normais. Não se pode, portanto, colocar indiscriminadamente crianças em classes especiais, se, a identificação de uma equipe multiprofissional, cuja orientação é imprescindível. É indispensável também em todas as fases a participação da família, sem a qual não é possível um atendimento adequado. 

20 Normal é ser diferente.                                                           Normal é ser diferente.


Carregar ppt "Universidade Federal do Amazonas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google