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ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

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Apresentação em tema: "ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
Iris Lafuente Psicóloga Clínica CRP: 65472

2 ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
X VOCAÇÃO HABILIDADE

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5 “Escolha” A escolha é minha? O que devo escolher? Se não acertar?

6 Que vão pensar da minha escolha? Que vão pensar de mim?

7 “Escolha Autêntica” Fazem parte da nossa vida.
Não encerra em um único momento. O tempo todo reafirmamos nossa escolha anterior / transformamos / abandonamos. Vestibular – pós graduação – direcionamento de carreira – aposentadoria. “Atirar a qualquer direção” Quando pensamos no conflito de escolha profissional, a primeira idéia que nos vem à cabeça é a de um indivíduo – geralmente um adolescente – em dúvida quanto ao vestibular. No entanto, o conflito em escolher uma profissão não é privilégio de quem deseja ingressar em uma faculdade. Durante toda a vida estamos fazendo escolhas. Uma escolha não se encerra em um único momento. É como se estivéssemos sempre nos questionando, abrindo a possibilidade de reafirmar a escolha anterior ou de transformá-la, mudando um pouco nosso caminho. Ou, ainda, abandoná-la de vez em busca de novas possibilidades. E será assim por toda a vida! Em cada etapa da vida este processo será atravessado por particularidades e questionamentos específicos - na vivência do vestibular, na escolha de pós-graduação, na definição de campos de atuação, no direcionamento de carreira, na preparação para aposentadoria,... E as dificuldades vivenciadas muitas vezes podem levá-lo a escolher impulsivamente, a deixar-se influenciar pelas opiniões e desejos de outras pessoas ao seu redor, a abrir mão daquilo que realmente importa para você, etc. São tantas dúvidas, pressões, incertezas... O que fazer diante disso? Decidir impulsivamente, "atirar em qualquer direção", deixar de lado seus desejos são armadilhas que resolvem o conflito momentaneamente e apenas de forma ilusória, podendo trazer conseqüências futuras. Como solucionar efetivamente o impasse? Elaborando seus conflitos e efetuando uma escolha autêntica. Mas... O que significa isso? O que seria efetuar uma escolha autêntica? “Escolha Autêntica”

8 MOMENTO DA DECISÃO INSEGURANÇA CONFLITOS FRUSTRAÇÃO ANSIEDADES ANGÚSTIA MEDO

9 “LUTO DA ESCOLHA” AMIGOS E GRUPO PAIS E FAMÍLIA MEIO SOCIO CULTURAL
Valores, desejos e expectativas. Idealizações: pais e filhos. AMIGOS E GRUPO Vulnerabilidade perante o grupo. Manter o grupo unido. PRECONCEITO COM AS PROFISSÕES Profissão que dá dinheiro. Mercado de trabalho Gênero feminino e masculino. MEIO SOCIO CULTURAL Valores socio-culturais dita regras implícitas e explicitas. Status social e econômico. OS PAIS E A FAMÍLIA Intensas pressões podem vir da família, tanto para que se escolha uma determinada profissão, quanto para que não se escolha outra. As expectativas, os valores e os projetos familiares, por mais bem intencionados que sejam, são como "marcas de um desejo do outro", que incidem sobre nós e influenciam nossas escolhas – explícita ou implicitamente. Muitas vezes, sem nem perceber, nos identificamos com estes desejos, nos misturando e nos embaralhando com eles. Com isso, perdemos um pouco a capacidade de nos diferenciarmos destes "desejos do outro". Discriminar "o que querem de mim" de "o que eu quero para mim" é o caminho a ser buscado. Qual é, de fato, o seu desejo? * OS AMIGOS E O GRUPO SOCIAL As pressões do grupo social ao qual fazemos parte também exercem forte influência. Do mesmo modo como ocorre com a família, muitas vezes nos misturamos com o desejo de nossos amigos – o que é natural, pois na constituição de qualquer grupo, o que o mantém unido é um certo sentimento de identidade que muitas vezes pode se confundir com a identidade profissional dos membros do grupo. O receio de não ser aceito pelo grupo em função de uma determinada escolha também pode interferir no processo. Deixar-se levar por esta influência – muitas vezes sem nem se dar conta disso – pode ocasionar conflitos e prejudicar a realização de uma escolha autêntica. * O MEIO SÓCIO-CULTURAL Também sofremos pressões em função do meio sócio-cultural no qual estamos inseridos. O sistema de valores sócio-cultural dita regras implícitas e explicitas quanto a quais profissões são consideradas fonte de status social e quais são vistas com preconceito. Além disso, é este contexto que determina, em grande medida, o tipo de informação que recebemos – o que vai influenciar fortemente as escolhas realizadas. Isto porque as escolhas se efetuam dentro de um universo minimamente conhecido e, portanto, determinado pelo meio sócio-cultural. Não se escolhe aquilo a que não se teve acesso, que não se sabe que existe. Outra questão relevante como influência direta na escolha profissional são os estímulos que nos levam a desenvolver determinadas aptidões e habilidades, bem como a desenvolver interesse por determinadas áreas. Estes estímulos também são determinados pelo meio em que nos encontramos. * A DINÂMICA DOS PROCESSOS INCONSCIENTES Ao considerar o inconsciente, leva-se em conta que uma escolha, qualquer que seja esta escolha, não é arbitrária. Há algo de uma "determinação" inconsciente, própria dos processos psíquicos de cada um. Isto se relaciona, inclusive, com os itens anteriores (a família, os pais, os amigos, o grupo social, a cultura) que exercem sua influência também através dos processos inconscientes. Segundo Sigmund Freud, maturidade seria a capacidade de amar e trabalhar. O tema da escolha profissional, para a psicanálise, está atravessado por diversos mecanismos inconscientes como atitudes defensivas e escolhas sintomáticas. Portanto, haja ou não conflito de escolha, estes processos nos atravessam sem que percebamos – até porque são dinâmicas inconscientes. Havendo necessidade, o psicólogo é o profissional capacitado para diagnosticar a atuação de mecanismos inconscientes na origem de suas dificuldades e poderá ajudá-lo a elaborar e a criar novas formas de relação com o conflito da escolha. Isso significa elucidar os "pontos cegos" nesta dinâmica dos processos inconscientes como forma de possibilitar novos arranjos psíquicos que abram caminho para a realização de uma escolha profissional. Muitas vezes um processo de orientação vocacional é suficiente para proporcionar mudanças na dinâmica psíquica; outra vezes pode ser recomendada a realização de uma psicoterapia. Um psicólogo poderá orientá-lo quanto a isso, se for o caso. * OS PRECONCEITOS COM RELAÇÃO ÀS PROFISSÕES Alguns preconceitos se relacionam com crenças instituídas acerca da realidade sócio-profissional como: "tal profissão não dá dinheiro", "não há mercado para aquela profissão", etc. Há ainda outras formas de preconceito, como os relacionados ao gênero feminino ou masculino: "essa profissão é para mulheres; sou homem, não posso fazer isso" ou "não existem mulheres nesta atividade, não vou conseguir me inserir". Trata-se, portanto, de estereótipos, de "pré-conceitos" sobre atividades e profissões. É preciso ter cuidado para não abrir mão de seus desejos em virtude destas influências. Manter o senso crítico e estar sempre atento são bons caminhos para não se deixar influenciar por estereótipos. A cada vez que você notar que já possui juízo formado sobre uma atividade ou profissão, pergunte-se: "minha percepção fundamenta-se em uma análise criteriosa e na construção de uma imagem correspondente à realidade desta profissão, ou estou tomando como verdade um mero estereótipo?" * O LUTO PELO QUE NÃO FOI ESCOLHIDO Escolher uma profissão, significar não escolher todas as outras. Muitas vezes o que está em questão na dificuldade de escolha é muito mais "o que se precisa deixar para trás" do que "o que se deseja levar em frente". Sempre há perdas em um processo de escolha: "perde-se aqui, para poder ganhar ali". E como em toda perda, seja material ou emocional, há o que se denomina "vivência do luto". Trata-se de elaborar a perda sofrida, para que seja possível deixar para trás o que se perdeu e seguir em frente. Sem a elaboração do luto pelo não-escolhido, pode-se ficar preso na indecisão, na imobilidade, sem conseguir "sair do lugar", configurando um impasse no processo de escolha profissional. “LUTO DA ESCOLHA”

10 REPRESENTAÇÃO DA ESCOLHA
SONHOS X REALIDADE Gosto de matemática, então vou estudar engenharia. Gosto de escrever, então vou cursar letras. Poderá acarretar conflitos

11 MEDO DE ERRAR: MEDO DO DESEMPREGO: MEDO DE NÃO SER CAPAZ:
A escolha é para sempre? A escolha anterior foi errada? A escolha certa naquele momento. MEDO DO DESEMPREGO: Situação das dificuldades econômicas. Expectativas do mercado de trabalho (relativo) – Pedreiro. Reforço das habilidades e competências. MEDO DE NÃO SER CAPAZ: Inseguranças perante o novo evento. Escolher é um ato de coragem – privilégio. Comprometimento com a construção do futuro - INDIVIDUAL O MEDO DE ERRAR a escolha: quando acreditamos que a escolha é para sempre, a pressão para efetuar a escolha certa muitas vezes nos deixa paralisado. Toda escolha, se efetuada com responsabilidade e comprometimento é uma escolha certa naquele momento. Mudar não significa necessariamente que a escolha anterior foi errada. Mudar pode ser, também, o resultado das transformações que ocorrem em sua vida. O MEDO DO DESEMPREGO: é relevante diante da situação econômica atual, mas é agravado quando ficamos presos às expectativas do mercado. O desemprego é um risco em qualquer escolha profissional e deve ser enfrentado com seu comprometimento, dedicação e competência profissional. Por fim, o MEDO DE NÃO SER CAPAZ: esta é uma ansiedade agravada por nossas inseguranças (que todos temos, em maior ou menor grau) e pelo desconhecido de um mundo novo que se abre à nossa frente quando trilhamos um caminho profissional. Mas, como escolher é um ato de coragem, é uma aposta cujo resultado só se saberá depois, você deve confiar na sua capacidade e investir em seu aprimoramento pessoal e profissional. Se você terá sucesso ou não em sua empreitada, só o futuro revelará - mas não se esqueça de que cabe a você comprometer-se com a construção deste futuro.

12 CRENÇAS DIFICULTADORAS
“A escolha de HOJE é para sempre” Processo dinâmico. Construção através das experiências. Preferências, competências mudam de acordo com a experiência. ESCOLHA AUTÊNTICA. Há algumas crenças que dificultam o processo de escolha profissional - mas você verá que isto não se justifica. Como toda crença, tratam-se de valores atribuídos, muitas vezes recebidos e acatados por nós como verdades absolutas. Se não for lançado um olhar crítico sobre estas supostas verdades, seu processo de escolha poderá ficar prejudicado, como verá a seguir. * "A ESCOLHA DE HOJE É PARA SEMPRE" A escolha de hoje é para sempre? Será? A escolha profissional é um processo dinâmico; estamos em constante questionamento quanto às nossas escolhas. Portanto, não seria coerente considerar que uma vez efetuada uma escolha, esta esteja finalizada e resolvida para todo o sempre. O projeto profissional está em permanente processo de construção e, às vezes, podemos descobrir que há outras escolhas melhores para nós, em um dado momento. Isto porque nossas preferências e competências mudam de acordo com nossas experiências de vida. O que nos cabe é, a cada momento da vida, realizar escolhas do modo mais autêntico possível e sem a cobrança de que não poderemos mudar mais à frente. Nós mudamos; por que nossas escolham não poderiam acompanhar estas mudanças? É claro, isso difere de ser inconstante, de não saber o que quer da vida e, por isso, mudar de opinião o tempo todo... O que está em questão aqui é a capacidade de ser flexível para perceber a si mesmo e para "dançar conforme a música" das suas transformações pessoais.

13 “Não há mercado para isto” X “O mercado está aberto para aquilo”
Mercado de trabalho se transforma, flutua, não há garantias. Há possibilidade de prever com precisão condições futuras? Expansões, novidades, saturação, etc. Jamais determiná-lo! * "NÃO HÁ MERCADO PARA ISTO" x "O MERCADO ESTÁ ABERTO PARA AQUILO" Com a rapidez com que a realidade profissional e o mercado de trabalho flutuam e se transformam, como podemos querer garantias de qual será o cenário daqui a 5 ou 6 anos? A atual conjuntura sócio-econômica, em intensa e voraz transformação, não nos permite prever com precisão as condições futuras específicas para os campos de atuação profissional. Mesmo que seja possível delinear alguns campos de destaque que provavelmente devam permanecer em expansão, há muitas variáveis que escapam à previsão. Restam perguntas como: o mercado estará em expansão para quais profissionais dentre os supostos campos em destaque nos próximos 5 ou 6 anos? E passados outros 10, 15 anos? E quanto às novas possibilidades que surgirão? E quanto à saturação de mercado? Tais perguntas se aplicam à qualquer profissão, à qualquer área de atividade. E só é possível respondê-las com meras especulações. Compreender as flutuações de mercado é fundamental para subsidiar seu projeto profissional, jamais para determiná-lo!

14 “Isto não dá dinheiro” X “Aquilo dá dinheiro”
Podemos garantir a profissão que daqui a 5 anos trará uma retorno financeiro maior? Há como garantir o retorno financeiro? A concorrência em qualquer profissão é feroz. * "ISTO NÃO DÁ DINHEIRO" x "AQUILO DÁ DINHEIRO" O equivoco aqui é semelhante ao exposto acima. Daqui a 5 ou 6 anos, como saber quais profissões garantirão maior retorno financeiro? Além disso, ainda que fosse possível prever o futuro, caberia a pergunta: há como garantir retorno financeiro? Há outros fatores envolvidos nesta questão. Por exemplo: alguém que esteja numa profissão que não lhe dê prazer e para a qual tenha pouca habilidade simplesmente movido pelo fato de que "dá mais dinheiro" terá menores chances de conseguir uma boa colocação no mercado, o que diminui sensivelmente suas possibilidades de ganhar bem... A concorrência em qualquer profissão é feroz. Mas quando se é competente no que se faz, e se faz com prazer e satisfação, aí estão as suas chances de ser bem sucedido, e como conseqüência, obter o retorno financeiro esperado. MOTIVAÇÃO PRAZER PELA FUNÇÃO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS COLOCAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

15 PERGUNTAS FUNDAMENTAIS
1- O QUE farei no dia-a-dia 2- COM O QUE vou trabalhar 3- COM QUEM vou trabalhar 4- ONDE irei trabalhar 5- O QUE irei estudar 6- COMO É o estilo de vida 7- QUAL É O SIGNIFICADO do que eu farei

16 Facilitadores da escolha
Auto-conhecimento “Quem você é” para saber “quem você quer ser” Conhecer valores, interesses, potencialidades, limitações, dificuldades. Informação profissional “Quem se quer ser” preciso “o que há para ser”. Guia de profissões/ Discussões/ Reflexões/ Pesquisa. AUTO-CONHECIMENTO Saber “quem você é” para saber “quem você quer ser”. Significa entrar em contato com seus valores, seus interesses, suas potencialidades, dificuldades e limites. Ampliar a auto-percepção abrindo caminho para discriminar o seu desejo. * INFORMAÇÃO PROFISSIONAL Para saber “quem se quer ser” é preciso saber “o que há para ser”. Há diversas fontes de informação, tais como guias de profissões vendidos em bancas de jornal, internet, universidades, etc. Pesquise, converse com profissionais, visite universidades e campos de atuação profissional. A informação é fundamental, inclusive, para corrigir distorções acerca do seu conceito sobre as profissões, confrontando dados de realidade e construindo conhecimento. * EQUILÍBRIO EMOCIONAL É fundamental para conseguir olhar para si e se enxergar. Perceber quem você é – articulando seu auto-conhecimento com as informações profissionais e os dados de realidade. Equilíbrio emocional possibilita bancar uma escolha, aceitar arriscar-se e apostar no seu futuro. * AUTO-ESTIMA Acreditar em si mesmo, acreditar na sua competência, acreditar em sua capacidade de se perceber e de efetuar uma escolha. Apostar no seu desejo. Escolher é um ato de coragem e a auto-estima é como a força que sustenta essa coragem.

17 Facilitadores da escolha
Equilíbrio Emocional Auto-percepção para preparar a escolha, aceitar, arriscar, apostar no futuro. Autoestima Acreditar em si mesmo: competências, capacidades. Reforça o ato de coragem na escolha.

18 O COLÉGIO Reconhece a necessidade e importância deste momento na vida dos seus jovens. Reconhece que faz parte deste processo.

19 O PROJETO PRIMEIRO MÓDULO: A questão da escolha profissional.
Objetivo: Dialogar e refletir sobre o significado da escolha profissional a partir da compreensão dimensional bio-psico-social. Encontros: 4 encontros grupais em sala de aula. Horário: Ensino Religioso

20 O PROJETO SEGUNDO MÓDULO:
Avaliação e aplicação de testes psicológicos específicos para a orientação profissional. Objetivo: Levantar dados a respeito da escolha profissional a partir de subsídios teórico-científicos do saber Psicológico. Encontros: 2 encontros individuais 2 dois encontros grupais em sala de aula. Horário: Ensino Religioso.

21 SOBRE OS TESTES Entrevista individual.
Teste: Bateria de Provas de Raciocínio: Objetivo: Avaliar o desenvolvimento e maturação cognitiva. Compõe cinco dimensões de análise: Raciocínio Verbal Raciocínio Abstrato Raciocínio Mecânico Raciocínio Espacial Raciocínio Numérico

22 SOBRE OS TESTES Teste: Escala de Maturidade Para a Escolha Profissional (EMEP) Objetivo: Avaliar o nível de maturidade para a escolha profissional e detectar aspectos menos desenvolvidos. Compõe cinco sub-escalas: Determinação Responsabilidade Independência Autoconhecimento Conhecimento da realidade educativa e socio-profissional.

23 SOBRE OS TESTES Teste: Levantamento de interesses profissionais (LIP).
Objetivo: Ajudar na identificação dos interesses profissionais de adolescentes. Avalia oito áreas profissionais : Ciências Físicas. Ciências Biológicas. Calculísticas. Persuasivas. Administrativas. Sociais. Lingüísticas. Artísticas.

24 O PROJETO TERCEIRO MÓDULO: As Devolutivas.
1º: Grupo – devolutiva do Primeiro Módulo : A questão da Escolha. 2º. Devolutivas individuais dos testes: Segundo Módulo.

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26 Três Coisas (Fernando Sabino)
De tudo ficaram três coisas: A certeza de que estamos começando, A certeza de que é preciso continuar e A certeza de que podemos ser interrompidos antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho novo, Fazer da queda um passo de dança, Do medo uma escola, Do sonho uma ponte, Da procura um encontro. E assim terá valido a pena existir.


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