A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FIGURAS DE LINGUAGEM.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FIGURAS DE LINGUAGEM."— Transcrição da apresentação:

1 FIGURAS DE LINGUAGEM

2 São recursos expressivos ou estilísticos utilizados nos níveis das palavras, das estruturas sintáticas e dos pensamentos (emoção, sentimento) para comunicar com maior intensidade, brilho, força e beleza. Podemos classificá-las em três tipos: figuras de palavras (tropos); figuras de construção; figuras de pensamento.

3 Figuras de palavras (tropos) - consiste na mudança de significado de uma palavra por ter sido empregada em um contexto diferente do esperado, do habitual. É a transposição do sentido real para o figurado, isto é, uma maneira diferente da usual. Comparação – consiste em uma analogia entre dois seres que possuem características comuns. Ex: Mariana é mais alta do que Larissa. Ela é tão bonita quanto Laila.

4 Metáfora – consiste em usar uma palavra fora de seu sentido comum, tendo como base uma comparação implícita porque há entre eles uma relação de semelhança. Ex: Mário é um leão. Ana é uma flor. É uma pessoa difícil de engolir.

5 Metonímia – consiste em fazer uma substituição de uma palavra por outra, desde que haja entre elas uma relação de dependência, inclusão, implicação. Os casos metonímicos são: Autor pela obra Ex: Eu li Machado de Assis. Marca pelo produto Ex: Comprei um Ford. Continente pelo conteúdo Ex: Bebi dois copos de água.

6 Parte pelo todo Ex: Você conquistou meu coração. Vou pedir sua mão em casamento. Consegui um teto para minha família. Singular pelo plural Ex: O brasileiro merece ter saúde e educação. Lugar pelos habitantes Ex: O Brasil exporta muitos gêneros alimentícios.

7 Lugar pelo produto Ex: Bebi um bom champanhe. Matéria pelo objeto Ex: Cristais e porcelanas decoravam a mesa.

8 Catacrese – é uma metáfora desgastada
Catacrese – é uma metáfora desgastada. Consiste em nomear algo usando uma palavra, já existente e com significação própria, em outro sentido por falta de palavras que expressem o que se quer dizer, ou seja, na falta de uma palavra específica, usa-se outra palavra a partir de uma semelhança conceitual. Ex: dente de alho, pé da mesa, embarcar no avião, orelhão, batata da perna (panturilha), peito do pé.

9 Antonomásia – é a substituição de um nome próprio por um título conhecido. Ex: Cidade Maravilhosa Terra do Sol Nascente Rei do Futebol Rainha do Pop

10 Sinestesia – é a relação (cruzamento) dos sentidos humanos (audição, tato, olfato, paladar e visão), em uma mesma expressão. Ex: Adorável voz torta. Um cheiro vermelho de flores encantava a floresta. A maciez branca de sua pele seduzia os homens.

11 Figuras de construção – consiste em construção que apresenta uma estrutura sintática diferente da regular. É frequente ocorrer inversões, omissões, repetições para fornecer mais expressividade. Pleonasmo – consiste em uma repetição de ideias, é uma redundância. Ex: Os telhados riram um riso. Vi com meus próprios olhos. Subir pra cima.

12 Figuras de pensamento – consiste em apresentar idéias diferentes daquelas que a palavra ou a expressão naturalmente exprime. Antítese – consiste no emprego de palavra de sentidos opostos. Ex: Vida – Morte Preto – Branco Frio – Calor

13 Paradoxo ou Oxímoro – consiste em uma quebra da lógica, ou seja, um contraste de ideias.
Ex: Calor que provoca arrepio. Andar na chuva e não se molhar. É uma ferida que dói e não se sente. Ele finge sinceramente.

14 Eufemismo – é a suavização de palavras ou expressões forte e chocantes.
Ex: Fulano partiu dessa para uma melhor. (morreu) Você não se saiu muito bem no exame. (reprovado) Hipérbole – consiste em expressar uma ideia com exagero. É uma exagero de ideias. Ex: André está morrendo de sede. Chorou rios de lágrimas.

15 Ironia – afirma-se o contrário daquilo que realmente se quer dizer.
Ex: O seu aproveitamento não poderia ter sido melhor: você ficou reprovada em seis matérias. Você é uma mulher muita linda. (FEIA).

16 Apóstrofe – é o chamamento, direcionamento a um ser real ou fictício, situado fora de contexto.
Ex: Deus! Ó Deus, onde está que não responde? Maurício, venha aqui.

17 Prosopopeia ou Personificação – consiste em atribuir ações, qualidades e sentimentos humanos a seres inanimados ou irracionais. Ex: A cadeira saiu andando pelos corredores da casa. A Lua ficou emocionada e chorou quando se encontrou com o Sol.

18 Gradação – consiste em uma sequência de palavras ou de expressões dispostas em sentindo ascendente ou descendente (intensificando ou diminuindo). Ex: Um segundo, um minuto, uma hora me satisfaz/satisfazem. Uma palavra, um sorriso, um gesto, um olhar bastava para despertar seu interesse. Aquilo parecia mais um luta, uma batalha, uma guerra. Ele era um tímido, um frouxo, um covarde.


Carregar ppt "FIGURAS DE LINGUAGEM."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google