Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
REGIÃO NORDESTE ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS
GEO B AULA 28 REGIÃO NORDESTE ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS
2
ASPECTOS POPULACIONAIS
Berço da cultura brasileira. Apresenta os piores indicadores sociais. Concentra sua população no litoral em especial nas metrópoles de Salvador, Recife e Fortaleza. O interior nordestino tem como base a agropecuária de subsistência.
3
ZONA DA MATA Região mais industrializada e economia mais rica do nordeste. Apresenta turismo dinâmico o ano inteiro. As áreas urbanas são concentradas em especial na capital (Salvador, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal). Com a desconcentração industrial a região tem atraído industrias do ramo têxtil, alimentício e automotivo.
4
PÓLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI (BA)
5
FORD NA BAHIA
6
FABRICA DA SOCOCO (MACEIÓ)
7
TURISMO - RECIFE
8
AGRESTE Região dominada pela policultura de subsistência.
População ligada a feiras populares em especial nas cidades de Feira de Santana (BA) e Caruaru (PE). É conhecida como área de transição entre a pobreza sertaneja e a riqueza da zona da mata.
9
FEIRA DE CARUARU (PE)
10
FEIRA DE SANTANA (BA)
11
CAMPINA GRANDE (PB)
12
SERTÃO Caracteriza os problemas sociais crônicos do nordeste.
A pecuária e a agricultura extensiva são predominantes. Ao longo do Rio São Francisco ocorre o desenvolvimento da fruticultura (uva, melancia, mamão). Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) são importantes cidades.
13
Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco
14
Construção de canais de irrigação
16
PETROLINA (PE)
17
JUAZEIRO (BA)
18
MEIO NORTE Região de transição entre a Floresta Amazônica e o Sertão Nordestino A base da economia é o extrativismo das palmáceas. Destaque para a produção de arroz, cana de açúcar e soja nos estados do Maranhão e Piauí. Alcântara (MA) localizada a base de lançamento de foguetes do INPE.
19
FORTALEZA (CE)
20
SÃO LUIS (MA)
21
TEREZINA (PI)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.