A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESENVOLVIMENTO GERENCIAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESENVOLVIMENTO GERENCIAL"— Transcrição da apresentação:

1 DESENVOLVIMENTO GERENCIAL
Fundamentos do comportamento em grupo

2 DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE GRUPOS
Um grupo é definido como dois ou mais indivíduos, interdependentes e interativos, que se reúnem visando à obtenção de um determinado objetivo.

3 EXEMPLO Os espectadores de um cinema, não são um grupo. Mas, se um deles começa a protestar porque o ar-condicionado não está funcionando e outros se unem ao protesto, e todos decidem resolver a situação com o responsável, forma-se um grupo.

4 Por que se formam grupos?
Compartilham necessidades em comum; Interesses em comum; Metas em comum; Proximidade física; Semelhança cultural.

5 DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE GRUPOS
Os grupos podem ser formais e informais.

6 Grupos formais São aqueles definidos pela estrutura da organização , com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas.

7 Nestes grupos, o comportamento das pessoas é estipulado e dirigido em função das metas organizacionais. Os seis membros da tripulação de um vôo comercial são um exemplo de grupo formal.

8 Grupos informais São alianças que não são estruturadas formalmente.
São formações naturais dentro do ambiente de trabalho, que surgem em resposta à necessidade de contato social. Ex. três funcionários de departamentos diferentes que se encontram para almoçar juntos é exemplo de grupo informal.

9 Os grupos informais prestam um importante serviço ao satisfazer as necessidades sociais de seus membros.

10 Por causa das interações que resultam da proximidade na realização do trabalho, é possível ver funcionários de uma mesma empresa: jogarem golfe juntos pegarem carona para o serviço almoçarem juntos, ou se reunirem em torno do bebedouro nos momentos de folga.

11 É preciso reconhecer que esse tipo de interação entre os indivíduos, ainda que informais, afeta profundamente o comportamento e o desempenho de cada um.

12 Não existe uma razão única para as pessoas se reunirem em grupos.
As pessoas pertence a diversos grupos simultaneamente, é óbvio que cada um deles oferece um tipo de benefício diferente.

13 Por que as pessoas se reúnem em grupos
Por que as pessoas se reúnem em grupos? Por segurança, para não se sentirem sozinhos. Incluídas em um grupo, as pessoas se sentem mais fortes; Por status, pois a inserção em um grupo importante proporcionará reconhecimento a seus membros;

14 Por auto-estima,pois a interação faz com que seus membros se sintam valorizados por si mesmos;
Pelo poder, pois muitas pessoas ingressam em um grupo para conseguir algo que não conseguiria individualmente;

15 Por associação, pois os grupos satisfazem necessidades sociais
Por associação, pois os grupos satisfazem necessidades sociais. As pessoas gostam da interação que acontece dentro dos grupos, e isso é uma grande fonte de satisfação de suas necessidades de associação.

16 Para alcançar metas, pois há determinadas situações que para realizar determinadas tarefas, torna-se necessária a formação de um grupo com diferentes talentos, conhecimentos e poderes.


Carregar ppt "DESENVOLVIMENTO GERENCIAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google