A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA 01 – ESTRUTURA DA ATMOSFERA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA 01 – ESTRUTURA DA ATMOSFERA"— Transcrição da apresentação:

1 AULA 01 – ESTRUTURA DA ATMOSFERA
5a série

2 Olá… Seja bem vindo a Aula 02 sobre a atmosfera
Olá… Seja bem vindo a Aula 02 sobre a atmosfera Já pegou todo o seu material? Então prepare-se, pois hoje iremos subir até as mais altas camadas da atmosfera. Aliás, qual é mesmo a mais alta camada da atmosfera???? Eu adoro a atmosfera…

3 A atmosfera é dividida em diferentes camadas, cada qual com suas características, observe a ilustração a seguir:

4 De todas as camadas que observamos, a que tem maior importância para a sociedade em geral é a Troposfera. É nela que há condições adequadas para as formas de vida que hoje existem.

5 Você sabia que é na Troposfera que ocorrem a maioria dos fenômenos atmosféricos e climáticos? Observe alguns deles a seguir:

6 CHUVAS DE GRANIZO CHUVAS VENTOS TUFÕES

7 A troposfera é a camada mais importante para os seres vivos do nosso planeta, pois é nela que vivemos e onde ocorrem a maior parte dos fenômenos atmosféricos que influenciam diretamente na manutenção da vida. Mas sozinha, essa camada não daria conta de nos proteger contra influências externas, como objetos vindos do espaço e os raios nocivos do Sol.

8 Nesse sentido, entra em cena a segunda camada na atmosfera, a Estratosfera.
É na estratosfera que concentra-se um gás, que embora seja nocivo na superfície terrestre, mas que na posição em que se encontra filtra os raios nocivos do sol. Estamos falando do Ozônio.

9 Mas, o que é a Camada de Ozônio?
A camada de ozônio é um filtro de proteção para o planeta Terra. Ela protege a superfície terrestre dos raios ultravioletas, que são nocivos à saúde humana e podem até causar câncer de pele. Essa camada vêm sendo destruída. Infelizmente, o ser humano vem destruindo essa camada. Já existe um imenso buraco nessa camada, que concentra-se principalmente nas regiões polares. Veja as imagens a seguir:

10

11 Mas, de que maneira essa camada vem sendo destruída?
São várias as causas, algumas naturais, porém a principal causa é a ação do ser humano. No caso da atuação do ser humano, a destruição da camada de ozônio acontece, principalmente, pela liberação em excesso de um gás chamado CFC (clorofluorcarbono). O CFC destrói o ozônio, e é liberado pelas latinhas de spray aerossol (de desodorantes e inseticidas, por exemplo), geladeiras, aparelhos de ar condicionado e extintores de incêndio.

12 Ou digite: ética e ecologia – um alerta mundial.
Veja quais são as consequências da destruição dessa camada e do fenômeno de aquecimento global para o nosso planeta, assistindo ao vídeo no link indicado abaixo: Ou digite: ética e ecologia – um alerta mundial.

13 Agora, analise com atenção a charge ...
... e resolva as questões a seguir em seu caderno.

14 Quais são as principais características da troposfera?
Copie o enunciado das atividades em seu caderno e responda tudo direitinho... Abra o seu caderno e responda: quais são as 5 principais camadas da atmosfera terrestre? Quais são as principais características da troposfera? Cite características importantes sobre a estratosfera. O que é camada ozônio e qual sua importância para a vida no planeta Terra? A charge retratada nesta aula, faz uma crítica a um assunto que é muito discutido atualmente. Qual é esse assunto? Cite duas das consequências da destruição da camada de ozônio para o nosso planeta. Cite duas atitudes que podem contribuir para resolver esse problema.

15 Aguarde, pois logo tem a próxima aula...
E eu não vejo a hora…


Carregar ppt "AULA 01 – ESTRUTURA DA ATMOSFERA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google