A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Respiração, Emissão e Saúde Vocal

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Respiração, Emissão e Saúde Vocal"— Transcrição da apresentação:

1 Respiração, Emissão e Saúde Vocal
Bom uso da voz Respiração, Emissão e Saúde Vocal

2 Como é produzido o som vocal?
O ar impelido pelos pulmões, quando chega à glote, choca-se com as pregas vocais e força a passagem de ar provocando uma vibração em movimento ondular, que resulta no som vocal. A altura do som (grave-agudo) é controlada pelo estiramento da prega vocal e o comando cerebral. Ao ultrapassar a garganta o som passa pela caixa de ressonância (faringe, boca e narinas).

3 Músculos da respiração
Diafragma: divide a cavidade torácica da cavidade abdominal. Músculos intercostais: são camadas finas de músculos e fibras que ocupam o espaço intercostal. Os músculos intercostais externos levantam as costelas e os internos abaixam. Músculos do abdômen: oblíquo externo e interno, abdominal transverso e reto abdominal.

4 IMPOSTAÇÃO VOCAL Impostar, segundo Lilia Nunes, é o ato de emitir corretamente a voz. É a emissão natural, ou seja, sem esforço, produzida por uma pressão expiratória bem dosada contra as pregas vocais em adução, epiglote aberta para não interferir na passagem no som, palato elevado, língua frouxa e músculos relaxados.

5 CUIDADOS COM A SAÚDE VOCAL FALADA E CANTADA

6 PREFERIR A RESPIRAÇÃO NASAL OU NASO-BOCAL para evitar o ressecamento da garganta.
PRONUNCIAR BEM AS PALAVRAS, usando os músculos articulatórios da face, evitando tensões desnecessárias.

7 BEBER UMA BOA QUANTIDADE DE ÁGUA para garantir a hidratação do AP
BEBER UMA BOA QUANTIDADE DE ÁGUA para garantir a hidratação do AP. fonador. DURANTE A ATIVIDADE VOCAL, DEVE-SE BEBER ALGUNS GOLES DE ÁGUA temperatura ambiente.

8 EVITAR GRITAR E TOSSIR, pois provoca um intenso atrito nas pregas vocais, podendo lesioná-las.

9 NÃO FUMAR!!! A fumaça irrita e resseca a mucosa da laringe, acumulando secreções nas pregas vocais. Também diminui a capacidade respiratória pois torna o pulmão mais fibroso e menos elástico, podendo evoluir para um problema grave como câncer, efisema pulmonar, etc...

10 EVITAR O CONSUMO DE LEITE, CHOCOLATE E SEUS DERIVADOS ANTES A INTENSA ATIVIDADE VOCAL, pois esses alimentos aumentam a secreção de muco no trato vocal.

11 EVITAR O AR CONDICIONADO, pois provoca o ressecamento das mucosas, alterando a vibração das pregas vocais. Se não for possível evitar o ar condicionado, procure sempre beber água, durante todo o tempo que estiver exposto a ele.

12 PROCURE ESTAR VESTIDO (A) O MAIS CONFORTÁVEL POSSÍVEL, para que o seu vestuário não atrapalhe o fluxo respiratório.

13 DURANTE A FONAÇÃO, MANTENHA A CABEÇA RETA, UMA POSTURA ERETA COM OS DOIS PÉS APOIADOS NO CHÃO, pois assim permite a passagem do ar sem dificuldades e o diafragma trabalha melhor.

14 ARTICULAR BEM AS PALAVRAS, usando também expressões faciais para evitar o abuso vocal

15 DORMIR BEM e FAZER REPOUSO VOCAL após atividade vocal intensa ou no caso de irritação ou inflamação das pregas ou resfriado.

16 RESPEITAR A SUA TESSITURA VOCAL tanto falando quanto cantando para não forçar os limites da voz.

17 FIM


Carregar ppt "Respiração, Emissão e Saúde Vocal"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google