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AUDI – RS4.

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Apresentação em tema: "AUDI – RS4."— Transcrição da apresentação:

1 AUDI – RS4

2 Introdução Este trabalho explica algumas características do novo Audi RS4, que são as mais importantes na compra de um carro.

3 Design Com as suas linhas imponentes e atléticas, o RS4 irradia auto confiança. Para diferenciar o RS 4 dos restantes A4, os designers da Audi introduziram algumas modificações como o alargamento dos guarda-lamas, pára-choques com desenho RS, embaladeiras mais largas, um spoiler integrado na tampa da mala, saídas de escape duplas ovais, retrovisores com dois apoios e acabamentos em alumínio, jantes de desenho específico e logótipo RS 4. Enfim, o habitual tratamento RS que também se estende ao interior. Os bancos desportivos com maior apoio lateral, que pode ser ajustado através de almofadas insufláveis. Outra novidade é a presença de dois botões no volante - um "Sport" que torna a resposta do acelerador mais pronta e outro que aumenta o som do escape. Pele, alumínio e fibra de carbono decoram o habitáculo, incluindo o volante, que tem a base plana e é revestido com couro perfurada. O painel de instrumentos inclui um cronómetro para medir o tempo por volta, no caso de querer testar o RS 4 num circuito fechado.

4 Segurança No que diz respeito à segurança passiva, o RS 4 possui airbags frontais de abertura em duas fases. As cortinas laterais, que cobrem toda a zona vidrada, permanecem insufladas durante mais tempo para proteger todos os ocupantes em casos de colisões múltiplas. O programa electrónico de estabilidade ESP, na versão 8.0, foi configurado especificamente para o RS 4. O contacto com o solo é garantido por pneus com medidas 255/40 montados em jantes de 18 polegadas. Existe um sistema de monitorização da pressão dos pneus que a controla e cada três segundos e avisa o condutor no caso de baixar. Os travões usam discos ventilados e perfurados com 356 mm de diâmetro na frente e 324 mm atrás, num esquema de maxilas flutuantes, com quatro êmbolos na frente e dois atrás. Entradas de ar NACA foram montadas para arrefecer os travões. O ABS foi especificado para o RS 4, tal como o distribuidor electrónico de travagem EBD. O ESP tem uma função de secagem que, em condições de mau tempo, encosta regularmente as pastilhas dos travões para secar as pastilhas e os discos, sem que o condutor se aperceba. Finalmente, o equipamento do RS 4, entre o que é oferecido de série e os opcionais, inclui sensores de parqueamento, faróis de Xenon, ar condicionado automático de duas zonas, sistema de som Concert, sistema de navegação, cruise control, bancos aquecidos e suspensão desportiva plus

5 Dynamic Ride control O RS 4 está equipado com o sistema DRC (Dynamic Ride Control) estreado no RS 6. O DRC serve para reduzir o adornar da carroçaria em curva e o afundar ou levantar, respectivamente em travagem e em aceleração. Este controlo dinâmico é conseguido através da circulação do óleo entre os amortecedores que estão em diagonal, ou seja, o da frente esquerda com o da traseira direita e vice-versa. Face ao RS 6, o sistema DRC é agora mais leve e simples, nem precisando de uma unidade de comando electrónico, bastando uma válvula central para a gestão dos fluxos de óleo.

6 Motores Apesar de se tratar de uma tecnologia nova, a injecção directa a gasolina FSI® da Audi, é usada neste motor de altas prestações. Aliás, como já o tinha sido noutro V8 famosos, o que equipou o Audi R8, vencedor das 24 Horas de Le Mans por cinco vezes. Injectando combustível directamente para dentro da câmara de combustão, consegue-se uma mistura mais homogénea, além de com isso se obter um efeito de arrefecimento do motor que permitiu fazer subir a taxa de compressão. Com 4.2 litros de cilindrada e dois veios de excêntricos por bancada de cilindros, que comandam 32 válvulas, o motor debita um binário máximo de 430 Nm às 5500 rpm. Pelo menos 90 por cento deste valor máximo está constantemente disponível entre as 2250 rpm e as 7600 rpm, conferindo-lhe uma enorme elasticidade. Estes números têm reflexo directo nas prestações. O RS 4 acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,8 segundos na Limousine e 4,9 segundos no Avant, atingindo os 200 km/h em 16,6 segundos (16,9 Avant). A velocidade máxima está electronicamente limitada a 250 km/h. A maior novidade do motor V8 é ser o primeiro motor Audi que segue a filosofia de altos regimes máximos. De facto, o corte de injecção só surge às 8250 rpm, um valor de respeito para uma cilindrada tão generosa. As vantagens deste princípio são claras: mais potência a altos regimes, uma subida mais consistente e suave da potência ao longo da faixa de utilização do motor, bem como uma mais rápida resposta a qualquer rotação. Outras vantagens importantes são a agilidade e uma rápida subida de regime, além de um som que faz imediatamente lembrar a competição. Do ponto de vista da instalação, as dimensões compactas deste V8 permitiram montá-lo sem nenhum problema dentro do compartimento do motor A4. Com 4163 c.c. e 420 CV, o RS 4 ultrapassa a mítica barreira dos 100 cv/litro.

7 Tração integral, controlo integral
Toda a força deste potente motor é transmitida às quatro rodas através de uma nova geração do sistema quattro®, com distribuição assimétrica de binário. Tal como na competição, também no RS4, a Audi se preocupou em reduzir ao máximo o peso, chegando-se a uma relação peso/potência de apenas 3,93 Kg/cv. Mas, nada disto seria suficiente se a suspensão não permitisse um comportamento e rigor dinâmicos.

8 Conclusão Com este trabalho aprendemos mais acerca das principais características do Audi RS4.

9 Trabalho realizado por:
Mário Filipe Ribeiro Silva… nº16. José Filipe Santos Vaz… nº15. 9ºA


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