A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANTOLOGIA : Paulo Leminski

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANTOLOGIA : Paulo Leminski"— Transcrição da apresentação:

1 ANTOLOGIA : Paulo Leminski
POESIA MARGINAL ANTOLOGIA : Paulo Leminski

2 POESIA MARGINAL Escola Literária: Literatura Contemporânea
Gênero: Poesia - Marginal Temas: Amor, sensualidade, poesia, política, medo

3

4 Paulo Leminski ( ) Nasceu em Curitiba — PR. Foi tradutor, professor de História e de judô, publicitário, romancista e músico. Sua poesia, altamente elaborada e construída, era sintética, concisa e debochada. Compôs várias músicas da MPB e publicou livros independentes — reunidos pela primeira vez em 1983, na coletânea "Caprichos & relaxos". É autor da obra “Distraídos venceremos” (1987) e das póstumas, “La vie em close” (1991) e “Winterverno” (1994).

5 A ESCOLA LITERÁRIA

6 Período Histórico Em 1964, os militares tomaram o poder no Brasil, derrubando o governo de João Goulart (o Jango). Goulart tinha sido vice-presidente de Jânio Quadros, eleito democraticamente. Mas quando Jânio Quadros renunciou ao cargo, em 1961, Goulart assumiu a presidência, e colocou no governo ministros declaradamente de esquerda.

7 Período Histórico Para impedir o avanço do socialismo, os militares entraram em campo. O país passou a ser governado a partir de decretos, os Atos Institucionais. O mais pesado de todos, o AI-5, entrou em vigor a partir de 1968, instaurando a censura prévia o a tortura, entre outras coisas. Ele durou até 1979.

8 POESIA MARGINAL — ANOS 70 Entende-se como "Poesia marginal" toda a poesia produzida pela chamada “geração mimeógrafo” — um movimento brasileiro que ocorreu após a Tropicália, na década de 1970, devido a forte atuação da ditadura militar, a qual levou professores, intelectuais, poetas e artistas em geral a buscarem formas "não convencionais" (portanto, marginais) de publicação, como o mimeógrafo, uma das mais altas tecnologias da época.

9 POESIA MARGINAL — ANOS 70 A ideia era fazer a poesia chegar mais rapidamente ao público e de forma mais barata; assim, as obras eram vendidas de mão em mão nas ruas, praças, bares e universidades. Foi a forma que os poetas encontraram de se expressar livremente em pleno regime da ditadura militar, bem como revelar novas vozes poéticas. Esse tipo de poesia foi estendido também nos anos 1980, utilizando-se a fotocópia (xérox) e a produção de fanzines

10 POESIA MARGINAL — ANOS 70 Atualmente, usa-se a internet como forma de divulgação, mas não para fugir da censura, e sim por motivos econômicos — nos anos 70, muitos dos poetas pertenciam à classe média alta ou mesmo a elite, portanto os motivos eram meramente políticos.

11 POESIA MARGINAL — ANOS 70 A poesia marginal sofreu influências do Modernismo Brasileiro (na primeira fase, de Oswald e Mário de Andrade), do Tropicalismo (na música, com Gilberto Gil e Caetano Veloso) e de movimentos de contracultura, como o rock, o movimento hippie, histórias em quadrinhos e cinema.


Carregar ppt "ANTOLOGIA : Paulo Leminski"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google