A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REALISMO E NATURALISMO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REALISMO E NATURALISMO"— Transcrição da apresentação:

1 REALISMO E NATURALISMO

2 A segunda metade do século XIX testemunha um grande avanço das ciências. Testemunha também os efeitos da Revolução Industrial, que mudou definitivamente a relação entre os seres humanos. Esses eventos transformaram o modo como a arte e, em particular, a literatura representam o mundo. Os sentimentos dão lugar a um olhar mais objetivo para a sociedade. É sob essa lente que o Realismo analisa de perto atitudes, comportamentos, instituições.

3 Essa objetividade se acentua no Naturalismo, gerando distorções construídas com o propósito de deixar mais claro aquilo que se pretende denunciar e criticar. O Realismo e o Naturalismo orientaram a produção de grandes mestres da literatura universal, como Flaubert, Zola, Machado de Assis, entre outros.

4 REALISMO: a sociedade no centro da obra literária
A realidade das máquinas, dos transportes e das novas teorias sociais tornava inviável a visão de mundo romântica. Os artistas, como pessoas de seu tempo, procuraram um novo parâmetro de interpretação da realidade. Foi assim que a objetividade ocupou o lugar do subjetivismo romântico e a valorização desmedida da emoção foi abandonada. Em lugar de tratar dos dramas individuais, o olhar realista focalizará a sociedade e os comportamentos coletivos.

5 Como estética literária, o Realismo procura analisar a nova organização social e econômica, detectando suas causas e denunciando suas consequências.

6 O projeto literário do Realismo
Em uma conferência intitulada “A literatura nova (o realismo como nova expressão da arte)”, o escritor português Eça de Queirós define, em linhas gerais o projeto da nova estética: “o Realismo é a anatomia do caráter”.

7 Representação da realidade que permita denunciar aspectos negativos da sociedade;
Olhar mais racional, objetivo e crítico; Temas de interesse coletivo (adultério, opressão, corrupção, etc).

8 Na literatura realista, o artista procura analisar a realidade que o cerca tendo a razão como seu instrumento principal. O subjetivismo é substituído por um olhar mais objetivo. O interesse pelo funcionamento e pela organização da sociedade leva os escritores realistas a abordarem as necessidades materiais humanas (alimentação, moradia, etc.) e discutir as condições econômicas (aspectos referentes ao mundo do trabalho) necessárias para satisfazer tais necessidades. Esse interesse pela realidade concreta, material, afasta o romance realista da perspectiva idealizada que caracterizou o Romantismo.

9 Um Brasil em crise Na segunda metade do século XIX, o Brasil enfrenta um cenário de crise. O fim do tráfico negreiro, em 1850, acelera a decadência da economia açucareira e anuncia a ruptura definitiva do regime escravocrata. As discussões sobre a abolição dos escravos não afetam somente os grandes latifundiários, que dependiam dessa mão de obra para plantar e colher. As instituições políticas também são abaladas, porque a ala progressista ganha força

10 para se opor à mentalidade conservadora dos escravocratas
para se opor à mentalidade conservadora dos escravocratas. Essa instabilidade institucional atinge a economia, a política e ameaça até i imperador D. Pedro II, com o início da propaganda republicana. O quadro é agravado quando o país se envolve na Guerra do Paraguai. As bases sociais que sustentavam a ideologia romântica desapareceram. O pensamento burguês mais conservador, que assumira o poder econômico, entra em confronto com os anseios de uma classe média cada vez mais numerosa.

11 A sociedade precisava de novos intérpretes para essa realidade
A sociedade precisava de novos intérpretes para essa realidade. É Machado de Assis quem desenvolve um novo olhar para a sociedade do Segundo Império, esboçando de modo revelador e impiedoso seu retrato mais fiel.


Carregar ppt "REALISMO E NATURALISMO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google