A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS FILMES DE NOSSAS VIDAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS FILMES DE NOSSAS VIDAS"— Transcrição da apresentação:

1 OS FILMES DE NOSSAS VIDAS
Fátima Irene Pinto Diz o ditado: dize-me com quem andas e eu te direi quem és. Mas quando o tema é filme, seria mais correto dizer: dize-me os filmes da tua vida e eu saberei um pouco de ti. Não estou muito atualizada com relação às últimas películas mas gostei e recomendo:

2 "Querem me enlouquecer" com a Barbra Streisand.
Para quem aprecia julgamentos bombásticos e psiquiatria é um prato cheio. Com a mesma atriz também assisti o "Príncipe das Marés" e temos novamente um grande filme voltado à área da psicanálise e psiquiatria.

3 Adorei assistir "Amadeus",
"Proposta Indecente", "Lancelot"  "Ghost", "Dança Comigo", "Uma Linda Mulher", "Perfume de Mulher"  e por aí vai...

4 Há consenso. Todas as pessoas adoraram estes filmes, mas são tantos os bons filmes que se eu for listar não conseguirei concluir esta crônica. Mas quero falar dos filmes que me marcaram profundamente, filmes que tornei a assistir não sei quantas vezes, e com certeza, ainda os assistirei umas tantas outras.

5 Ben Hur. Eu ainda era criança.
Devo tê-lo assistido a primeira vez aos dez ou doze anos. Belíssimo, imperdível e imortal. Ele provocou-me o primeiro grande questionamento filosófico e eu coloquei em cheque o que havia aprendido no Catecismo porque não considerei a fúria e a vingança do personagem como pecados capitais.

6 Diga-se de passagem, até hoje eu sempre me pergunto quem é mais pecador:  se quem sente ódio ou se quem o provoca. De forma que, quando Ben Hur derrotou Messala e reconquistou tudo que lhe havia sido roubado de forma tão vil, eu não vi ali um pecador, um irado ou um vingador, mas uma criatura corajosa que lutou heroicamente para a reparar o grande dano causado em sua vida. O filme narra uma história do tempo de Cristo e, passados mais de dois mil anos, os "Messalas"  da vida continuam aí por toda parte, ainda mais ardilosos e requintados, atuando em todos os escalões do cenário humano.

7 A Noviça Rebelde Este marcou a minha juventude de forma indelével.
Vi-me completamente espelhada em Maria, nos mínimos detalhes. Se vocês se lembram, o filme começa com Maria cantando logo cedinho uma canção de louvor à natureza, no topo de uma montanha austríaca. Ela tinha duas naturezas: uma queria servir a Deus mas a outra era profundamente romântica e vocacionada para o casamento, sem que nem ela se desse conta disso. Maria tinha dificuldade em acatar ordens ou integrar-se às estruturas vigentes. Era completamente alegre, musical, espontânea e também sabia dançar.

8 Ela chegou na casa da Família Von Trapp e mudou para sempre o destino do Capitão Von Trapp e seus filhos. Não sou capaz de assistir a este filme sem ter espasmos de lágrimas e experimentar uma emoção incontrolável, seja pelo enredo, seja pela trilha sonora, paisagens e porque não dizer, pela total identificação. Por muitos e muitos anos eu estive à espera do meu Capitão ... mas filme é filme e este teve o final feliz que não aconteceu em minha vida, embora eu tenha feito outros percursos cheios de desafios, com finais felizes algumas vezes e desastrosos em outras.

9 Foi na década dos meus quarenta anos.
Powder - Energia Pura Este talvez não seja tão famoso ou popular, mas eu digo que é impossível assisti-lo sem envolver-se completamente. Recebi a indicação quando fazia o Pró-Vida e estava envolvida com diversos assuntos e estudos de natureza metafísica. Foi na década dos meus quarenta anos. É uma ficção que lava a alma, que enternece, que arrepia, que envolve e faz chorar. Em comum com J. Reed - personagem principal - eu carrego até hoje uma frase que ele mencionou várias vezes no filme: - Quero voltar pra casa!

10 Final chocante e surpreendente. Canção de fundo inesquecível.
Ele sentia-se deslocado no mundo, como eu mesma me sinto tantas vezes, e pedia para que o levassem de volta à casa onde foi criado, único lugar onde era possível ser feliz. Final chocante e surpreendente. Canção de fundo inesquecível. Traz lições a serem assimiladas e colocadas em prática para toda a vida.

11 A Lenda do Pianista do Mar
O filme que marcou a minha década de 50 anos. Este eu não vou comentar. Vou apenas sugerir que assistam e tirem as suas conclusões pois cada um sentirá o filme conforme o seu próprio filtro. Em cada frase um poema, uma máxima, uma revelação. Trilha sonora de perder o fôlego.

12 O cenário é um imenso navio que o personagem jamais conseguiu deixar.
Para saber porque, só assistindo mesmo. Às vezes me vejo lidando com estas 105 teclas do meu computador e tal como "Mil e Novecentos" (nome do personagem principal) eu também penso que não seria capaz de descer do navio. Que navio? A Net. Mas isto não tem nada a ver com o filme nem com com "Mil e Novecentos" e as 88 teclas de seu piano mágico. Apenas uma correlação da minha parte.

13 Bem ... acho que de certa forma apresentei-me.
Reflitam sobre os filmes que marcaram as suas vidas pois, de certa forma, eles falarão muito de seus próprios enredos pessoais.


Carregar ppt "OS FILMES DE NOSSAS VIDAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google