A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OPERADORA Aula 05.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OPERADORA Aula 05."— Transcrição da apresentação:

1 OPERADORA Aula 05

2 A operadora planeja, organiza e coordena viagens por meio da contratação de diferentes fornecedores de serviços turísticos. Essas viagens constituem um novo “produto”, o pacote turístico.

3 Cabe à operadora a iniciativa de reunir todos os serviços, planejar a viagem, responsabilizar-se pelo conjunto desses serviços oferecidos, comercializar o pacote e coordenar sua operacionalização.

4 As operadoras têm as agências de viagens como canal de distribuição no mercado final. Podem ainda vender seus pacotes e serviços diretamente ao público consumidor.

5 Importante: A seleção dos fornecedores e a negociação de contratos a fim de obter preços competitivos para a venda dos pacotes. Operadora Atacadista

6 As operadoras contribuem para complementar as vendas dos produtos turísticos. Ajudam a aumentar a ocupação de aviões, hotéis e de outros serviços turísticos. Equilíbrio entre oferta e procura.

7 O roteiro turístico É a base da formatação do pacote, é constituído por uma ou mais atrações turísticas, interligadas a um percurso. Os percursos são sustentados por instalações e serviços turísticos, básicos e complementares.

8 Elaboração do Roteiro 1 - Pesquisas de mercado e de destinação (Coleta de informações, sondagem da realidade atual); 2 - Planejamento do roteiro (Acordos e contratos, bloqueios de hotéis e transporte); 3 - Preparação do roteiro (Ordenar de forma coerente a programação e Cálculo do pacote); 4 - Marketing (Meios de como apresentar o pacote ao turista em potencial, Propaganda e Venda).

9 Serviços básicos Transporte; Hospedagem; Alimentação;
Atração turística em si.

10 Serviços complementares
Serviços de apoio (transfer, city tour, seguro, etc); Impressos; Atrações suplementares (shows, teatros, espetáculos...); Folclore; Artesanato, entre outros.

11 O papel das operadoras Planejamento do Pacote Fornecedores
Transportadoras Hotéis Restaurantes Turismo receptivo Guias Serviços de lazer Seguros Publicidade etc. OPERADORA Pacote Turístico Agências de Viagens MERCADO FINAL

12 Operadoras de Turismo Receptivo
Operadoras regionais que prestam serviços, principalmente, à operadoras nacionais ou internacionais na área onde atuam; Estruturam os roteiros de visita às cidades onde têm base, como o city tour e o by night, além de roteiros pelas redondezas; Complementam os pacotes das operadoras nacionais ou internacionais; Atendem paradas de cruzeiros marítimos; Providenciam hospedagem e traslados; Agendam restaurantes, teatros, etc.

13 Operadoras Especializadas
Em turismo de massa: são as grandes operadoras que comercializam destinos conhecidos e produtos de turismo de massa em larga escala; Em nichos de mercado: operadoras de menor porte, com produtos diferentes dos de massa e, portanto, menos sensíveis à variável preço. Atendem grupos com menor número de turistas. Em região: há maior risco em vender um único produto; Em faixa etária: melhor idade, single, GLBT. Em esportes ou com segmentos especiais: rapel, pescaria, golfe, passeios esotéricos, etc.


Carregar ppt "OPERADORA Aula 05."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google