Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouZilda Aveiro Bergmann Alterado mais de 6 anos atrás
1
pesquisa em educação: considerações gerais
Prática de ensino – Prática como componente curricular I
2
O que pesquisar? Definição do objeto de estudo Caracterizar o problema
Levantas as questões que serão respondidas Mostrar a importância da pesquisa Definir os objetivos desta Pensar na abordagem da pesquisa Definir os métodos e técnicas
3
Pesquisa em Educação Que exemplos podemos dar? História da educação
Processos de ensino-aprendizagem Gestão escolar Políticas educacionais Sociologia da educação Currículo Etc.
4
Pesquisa em Educação Ciência: observação, controle e mensuração. Isso cabe ao processo educativo? “a realidade é mensurável e traduzível em funções explicativas, universais, por um pesquisador neutro, e que somente este tipo de abordagem do real traz conhecimento verdadeiro” Pesquisa em Educação Apropriação dos pressupostos e técnicas que sustentam as análises quantitativas.
5
Pesquisa em Educação Críticas ao modelo dominante surgimento de abordagens alternativas, colocadas sob o rótulo geral de "metodologias qualitativas“ Passa-se a privilegiar os estudos de caso, as abordagens antropológicas, as naturalísticas, a pesquisa-ação/intervenção, as observações cursivas, os depoimentos, histórias de vida, etc. Nova crítica Adesão pouco fundamentada quanto aos procedimentos genericamente denominados de "qualitativos",
6
Pesquisa qualitativa Um foco na Interpretação que os próprios participantes te da situação sob estudo, em vez de na quantificação; Ênfase na subjetividade, em vez de na objetividade;
7
Pesquisa qualitativa Flexibilidade no processo de conduzir a pesquisa;
Reconhecimento do impacto do processo de pesquisa sobre a situação de pesquisa – admite-se que o pesquisador exerce influência sobre a situação de pesquisa e é por ela também influenciado. Qualitativa criticada pelo empirismo, subjetividade e intuição do pesquisado Há diferenças na amostra?
8
ESTUDOS QUANTITATIVOS
ESTUDOS QUALITATIVOS Objetividade Subjetividade Realidade única Realidades múltiplas Redução, controle e predição Descoberta, descrição, entendimento Mensuração Interpretação Soma das partes é igual ao todo Todo é maior que a soma das partes Relatório com análises estatísticas Relatório narrativo Sujeitos Participantes
9
Métodos de pesquisa Pesquisa bibliográfica Pesquisa documental
Observação participante Pesquisa colaborativa História de vida Estudo de caso Pesquisa-ação Etnografia Fenomenologia
10
Técnicas de pesquisa Observação: por que, o que, quem, como...
Problemas? Entrevistas (individual ou em grupo) Estruturada, semi-estruturada, livre (aberta) Questionários
11
Entrevistas e questionários
Como fazer uma boa entrevista? Como elaborar um bom questionário? Entrevistas x questionários Prós e contras
12
Uma boa entrevista deve ter...
Perguntas desencadeadoras Perguntas que convidam a fazer descrições Perguntas para levar a conversa adiante Perguntas para encerrar a conversa
13
Problemas nas entrevistas
Colaboração aparente Recusa em responder Silêncios ostensivos Desvios no direcionamento da entrevista Preparação prévia através de informações colhidas junto a outros entrevistados anteriormente
14
Vantagens Entrevista Questionário Flexibilidade e adaptabilidade
Profundidade Maior precisão Baixo custo Etc. Questionário Amostra Menor gasto (não exige muito treinamento) Anonimato Operacionalização e sistematização
15
Desvantagens Entrevista Questionário Influencia do entrevistador
Retenção da informação (perda do anonimato) Dificuldade de operacionalização e sistematização Pode ser indutora Questionário Exclui as pessoas que não sabem ler e escrever; Será mesmo devolvido? Seu tamanho pode implicar em ausência de informações Questões de esclarecimento Superficialidade das respostas (questões abertas)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.