A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gabarito da Lista de Recuperação de Redação 1 série A B C

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gabarito da Lista de Recuperação de Redação 1 série A B C"— Transcrição da apresentação:

1 Gabarito da Lista de Recuperação de Redação 1 série A B C
Professora Cíntia

2 Gabarito da Lista de Recuperação
Questão 01 - O homem do conto tem, em relação à memória, opinião tão negativa, que deseja simplesmente eliminá-la. A razão é que não quer mais lembrar-se de nada. Não adianta o médico lembrar-lhe a necessidade da memória na vida diária. Ele acha que uma agenda resolve. Aliás, ele defende que a eliminação da memória “seria muito melhor para os homens”. A supressão da memória eliminaria lembranças, boas ou ruins, e a neurose… Já o pesquisador Bernardo Jefferson de Oliveira apresenta, em seu texto, uma opinião positiva sobre a memória ao dizer “Não seria uma maravilha se pudéssemos implantar ou fazer um download de memórias e conhecimentos que nos dispensassem de ter de aprender ‘na marra’, com muito estudo e algumas experiências ruins?” Em outras palavras, memórias e conhecimentos são necessários para a vida, embora sejam geralmente adquiridos com muito estudo e experiências nem sempre prazerosas. Ao saudar a possibilidade de criar métodos facilitadores para a armazenagem e uso de “memórias”, o autor está reconhecendo a importância desse cabedal para a nossa vida.

3 Questão 02) O argumento em questão é assim formulado: “Nenhuma lembrança ruim ou boa, nenhuma neurose. O passado fechado, encerrado. Definitivamente bloqueado.” Trata-se, evidentemente, de abolir os traços da experiência anterior do sujeito e, desta forma, eliminar a carga emotiva trazida pelas recordações. A personagem dá a impressão de, ao desejar livrar-se do passado, aspirar à possibilidade de contínua renovação, sem compromisso com o já vivido, fazendo que cada dia se inicie como uma folha branca (“Seria muito melhor para os homens. O dia a dia. O dia de hoje para a frente”). Assim sendo, a figura do conto generaliza, ao afirmar querer livrar-se tanto das memórias positivas quanto das negativas – “nenhuma lembrança, ruim ou boa” –; mas, ao acrescentar “nenhuma neurose”, dá a entender que aquilo que de fato perturba é a carga negativa do passado, causa de problemas psicológicos que limitam a vida presente.

4 Questão 03) Ao exprimir seu entusiasmo diante de possibilidades reais ou fictícias da genética, o pesquisador exempli - fica com o que seria uma ampliação extraordinária da memória: “Não seria uma maravilha se pudéssemos implantar ou fazer um download de memórias e conhecimentos...?” Trata-se de atitude inteiramente oposta à da personagem do conto, que considera que a “maravilha” seria justamente eliminar a memória, não aumentar a sua capacidade e multiplicar os seus conteúdos. Outro aspecto da divergência entre as duas perspectivas está em que a personagem do conto quer eliminar o passado porque quer livrar-se das memórias, isto é, da presença do passado no presente; mas, na situação imaginada no artigo, as memórias seriam independentes do passado, não resultariam da experiência anterior do sujeito – por exemplo: não seria preciso estudar para saber, o conhecimento viria por implante ou download. Assim sendo, não seriam implantadas recordações ruins e a opinião da personagem do conto a respeito da memória poderia mudar... Questão 04) No filme mencionado, a sociedade “ideal” ignora projetos individuais (sonhos) que podem contrariar uma organização estabelecida em bases que se pretendem científicas. Assim, sufoca-se a liberdade individual, restringindo-se as possibilidades de desenvolvimento das pessoas para além dos limites que estariam geneticamente estabelecidos, mas que, como demonstraria a personagem revoltada do filme, poderiam ser superados graças a determinação e esforço pessoal.

5 Questão 05) Trata-se da liberdade conferida pela imaginação, que permite a escritores e cineastas não só projetar possibilidades insuspeitadas de avanço da ciência e consequente desenvolvimento tecnológico, mas também especular sobre os efeitos que a aplicação da ciência e a adoção de novas tecnologias poderiam acarretar na organização da sociedade e na vida das pessoas, considerando aspectos éticos, políticos e existenciais que estão fora do âmbito das questões enfrentadas pelos cientistas. Questão 06) Letra B Questão 07) Letra D Questão 08) Letra C Questão 09) Não é notícia ou reportagem, pois só faz referência ao Dia da Consciência negra.

6 Questão 10) A autora mostra sua opinião sobre uma questão de Cidadania
Questão 10) A autora mostra sua opinião sobre uma questão de Cidadania. Ela quer que o leitor reflita e valorize o mestiço como raça, não como estereotipo de beleza ou de sexualidade. Questão 11) Ele dirige-se diretamente ao leitor, convocando-o a entrar no texto. Isso faz pelo uso alternado da primeira pessoa do singular e do plural. Eu, nós, a gente, nossos, minha, meus, nós todos, irmãos.


Carregar ppt "Gabarito da Lista de Recuperação de Redação 1 série A B C"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google