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PROJETO SOCIOAMBIENTAL

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Apresentação em tema: "PROJETO SOCIOAMBIENTAL"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO SOCIOAMBIENTAL
Recicla óleos e gorduras residuais - OGR’s, processando-os em biodiesel, pelo método de transesterificação, através de uma pequena planta de usina produtora de biodiesel, que necessita apenas de uma área coberta de 15m x 10m, com pé direito mínimo de 5,5 metros

2 Para notícias atualizadas do Bioplanet acesse: https://www. facebook

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6 Idealizadora Bioplanet
2010 Presidenta Biotechnos Márcia Werle Idealizadora Bioplanet

7 Bioplanet faz parte do Guia de Inovação da FGV-Fundação Getúlio Vargas
Márcia Werle – Presidenta Biotechnos

8 SEMANA CLIMA – 2015 Preparação COP 21 - UE Michel Mouchiroud representante da União Europeia e Márcia Werle no estande Bioplanet Márcia Werle e Vinícius Phul Coordenador Nacional do Bioplanet BIOPLANET UMA DAS OITO ALTERNATIVAS DE SUSTENTABILIDADE ESCOLHIDAS PARA REPRESENTAR O BRASIL- SEMANA DO CLIMA – UE 2015 Crianças recebendo esclarecimentos funcionamento Bioplanet Visitantes Estande Bioplanet

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12 Fornecimento do biodiesel da Copa do Mundo 2.010 na África do SUL

13 Vencedor do Edital do Governo Federal – GECOPA para promoção do Brasil e fornecimento do biodiesel na COPAS 2013 e 2.014

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16 Copa do Mundo 2014 Maurício Borges Presidente Apex Brasil parceiro do Bioplanet Vinicius Phul Coordenador Bioplanet

17 Presidente Apex Brasil(esq
Presidente Apex Brasil(esq.), investidores da Venezuela e Equador com Márcia Werle e Vinícius Phul na Copa 2014

18 Presidenta Biotechnos com Parreira – Acompanhando a delegação que usou biodiesel do Bioplanet – Copa do Mundo 2014

19 Bioplanet nos Estádios de Futebol – Copa do Mundo 2014

20 Equipe Bioplanet com Deputado Estadual Luis Henrique no Gabinete do Secretário de Estado de Assuntos da Copa - Thiago Lacerda (ao centro) – Belo Horizonte - MG 2013 Plínio da Franca Presidente IDESC

21 Gabinete Presidente COPASA-MG (ao centro) Equipe Bioplanet e Dep
Gabinete Presidente COPASA-MG (ao centro) Equipe Bioplanet e Dep.Estadual Luis Henrique(direita) – Belo Horizonte –MG -2013

22 Lançamento Bioplanet - Fortaleza – Copa Mundo 2014

23 Inauguração APL Fortaleza
Copa do Mundo

24 Inauguração APL Bioplanet em Fortaleza – Copa do Mundo 2014

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31 Bioplanet na JMJ –Rio 2013

32 Fornecimento do biodiesel
nas Olímpiadas em 2.016 Rio de Janeiro

33 Parceiro Oficial da Ação Global

34 Vinicius Phul Coordenador Nacional Bioplanet

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36 Vinicius Phul Coordenador Bioplanet

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38 Objetivos Ambientais • Proteção da água Para cada litro de Biodiesel produzidos a partir de óleo de cozinha são protegidos 12 mil litros d’água (CONAMA). • Redução de Emissões A redução das emissões chegam à 60% nos veículos e geradores de energia movidos a Biodiesel B20, além da redução de 2,53 kg de CO² e por litro de Biodiesel (B100) consumido.

39 IMPACTOS NEGATIVOS 1 litro de óleo de cozinha polui 25 mil litros d’água (dados da Sabesp), podendo chegar a cerca de 01 milhão de litros de água

40 IMPACTOS NEGATIVOS • incrustações nas tubulações, pois se emulsifica com a matéria orgânica, formando crostas e retendo resíduos sólidos, podendo atrair vetores de doenças e causar mau cheiro. Sistema imunológico deficiente. • aumento das pressões internas das tubulações, causado pelas incrustações, podendo romper os dutos e contaminar o solo e o lençol freático, além de ser necessária a utilização de produtos tóxicos nocivos ao meio ambiente para a retirada dessas crostas

41 IMPACTOS NEGATIVOS prejudica as comunidades aquáticas, pois, pela diferença de densidade entre o óleo e a água, o óleo sobrenada, impedindo a entrada de luz, reduzindo a interface ar-água, dificultando as trocas gasosas e, consequentemente, a oxigenação do corpo hídrico

42 IMPACTOS NEGATIVOS aumento do aquecimento global, pois o óleo de cozinha, em contato com a água do mar, sofre reações químicas, decompondo-se anaerobicamente, liberando gás metano e poluindo a atmosfera 

43 IMPACTOS NEGATIVOS obstrução dos interstícios do solo, dificultando a drenagem das águas, tornando o ambiente propício a alagamentos

44 ESTATÍSTICAS Regional Nordeste da cidade de Belo Horizonte – 291
ESTATÍSTICAS Regional Nordeste da cidade de Belo Horizonte – hab Foram realizados outros levantamentos em outras regiões mineiras. Os resultados se assemelham.

45 Objetivos Sociais Implantar arranjo tecnológico para produzir o sabão ecológico, pelo modelo de Economia Solidária, contribuindo com o trabalho e renda do estrato social das comunidades de baixa renda.

46 Objetivos Educacional e Cultural
Implementar uma reorientação da visão, da cultura e do comportamento nas comunidades dos municípios, por processo de educação ambiental, através de programas educacionais e mobilizações sociais.

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49 Responsabilidades • A Biotechnos Projetos Autossustentáveis, detentora do Bioplanet, é responsável pela instalação dos arranjos tecnológicos, o treinamento de operação e assistência técnica. • O Instituto Humanizar é o responsável pela gestão da implantação da logística do recolhimento do OGR que envolve: mobilização social e educação ambiental, do funcionamento dos arranjos tecnológicos e da comercialização do sabão, para garantir a perenidade do Projeto Bioplanet, bem como do acompanhamento dos resultados através do monitoramento pelo GIS- Geographic Information System.

50 VANTAGENS DA GESTÃO SER DO IDESC
• O Idesc por ser OSCIP Federal é isenta de tributos federais, estaduais e municipais e com isso há uma economia na contratação de RH e há lucratividade com as vendas dos produtos • Pode repassar recursos financeiros oriundos das vendas dos produtos aos parceiros até por doação, e o parceiro paga apenas 5% de imposto. • Pode fornecer Selo Verde e/ou de Responsabilidade Social, que tem peso em aquisições/renovações de licenças ambientais • O monitoramento do IDESC pelo GIS- Geographic Information System o parceiro terá crédito de carbono, podendo vendê-los. • A formatação Jurídica/Legal faculta efetuar parcerias publicas e privadas e recebimento de recursos financeiros, físicos e humanos.

51 Esquema Metodológico da Gestão
Empresa deduz 2% IRPJ Lei 9249/95 –Decreto 3.000/99 IDESC recebe doação Retorna % empresa Recolhe OGR’s Arranjo Tecnológico Produção sabão Sub produto Glicerol Produção Biodiesel e/ou Desmoldante Destino: >Cotas Parceiro Comercialização Distribuição de Renda em Projetos Sociais Sustentabilidade Bioplanet

52 Eixos Sustentadores do Marketing Institucional
Ambiental Vantagens Mitigação Impactos Negativos : retirar o agente poluidor OGR dos recursos hídricos, do solo e da atmosfera(emissões de CO2 e GEE) pelo uso do Biodiesel e mitigação de gás de metano. Inserção da Marca do parceiro no cenário da política nacional e internacional da cadeia produtiva de energias renováveis e sustentáveis Retorno com financeiro com crédito de carbono. Selo verde colocando produto com maior competitividade no mercado Ações na bolsa de valores com maior valor Atendimento as legislações federais, estaduais e municipais. Ganho de maior competitividade para busca de financiamentos federais e estaduais Créditos para renovar/tirar licença ambiental

53 Vantagens Social Eixos Sustentadores do Marketing Institucional
Ajuda às comunidades carentes do município com trabalho e incremento de sua renda, no modelo da Economia Solidária Constituição de imagem do parceiro engajado com a Responsabilidade Social Retorno da comercialização do sabão à comunidade em forma de projetos sociais Ganho de maior competitividade de sua imagem no município Merchandising favorecida pela mídia espontânea que o Bioplanet atrai Mídias impressa e falada espontâneas colocando a administração e o parceiro como comprometidos com o bem estar social, com a preservação ambiental, principalmente dos recursos hídricos

54 Imagens Posicionadas do Parceiro
• de pioneirismo • administrador de visão • comprometido com o bem estar social • comprometido com a preservação ambiental Resultado FORTIFICAÇÃO E POTENCIALIZAÇÃO DE SUA IMAGEM INSTITUCIONAL

55 Públicos Beneficiados
1. As populações do município e adjacências; 2. Secretarias municipais e estaduais de: > Educação > Meio Ambiente > Saúde 3. Companhias de Saneamento

56 ATENDIMENTO A LEGISLAÇÃO
1- Atender a lei federal 9605/1998 Crimes Ambientais e a lei /2010 que instituiu a política nacional de Resíduos Sólidos. 2- Lei nº 9.795/1999 e Decreto 4281 de 2002 regulamenta e institui a Política Nacional de Educação Ambiental. 3- Atender as leis estaduais e municipais que dispõem sobre a Política Estadual/Municipal de Coleta de Resíduos Sólidos e Tratamento e Reciclagem de Óleos e Gorduras de Origem Vegetal ou Animal de uso culinário.

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63 Frota da Companhia de limpeza Urbana do Rio de Janeiro abastecida com biodiesel do
Bioplanet

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66 Prefeitura de Guarulhos assina implantação Bioplanet no município - 2015

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69 Presidenta Biotechnos assina com empresários na Expointer aquisição do Bioplanet

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72 O Bioplanet oferece uma rentabilidade mensal líquida a partir de 50 mil reais
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