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PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL

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Apresentação em tema: "PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL"— Transcrição da apresentação:

1 PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Aula 03: O CUIDAR E O EDUCAR NO COTIDIANO Prof. ADELAIDE REZENDE DE SOUZA

2 PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Educar de modo indissociado do cuidar é: Dar condições para as crianças explorarem o ambiente de diferentes maneiras (manipulando materiais da natureza ou objetos, observando, nomeando objetos, pessoas ou situações, fazendo perguntas etc) e construírem sentidos pessoais e significados coletivos, à medida que vão se constituindo como sujeitos e se apropriando de um modo singular de formas culturais de agir, sentir e pensar. Isso requer do professor ter sensibilidade e delicadeza no trato de cada criança, e assegurar atenção especial conforme as necessidades que identifica nas crianças. (PARECER HOMOLOGADO em 9/12/2009). Aula 03: O CUIDAR E O EDUCAR NO COTIDIANO

3 PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Aula 03: O CUIDAR E O EDUCAR NO COTIDIANO

4 PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
RAZÕES HISTÓRICAS PARA QUE AINDA EXISTA A SEPARAÇÃO DO CUIDADO E EDUCAÇÃO: Caráter assistencialista da origem das creches no Brasil para mães pobres, trabalhadoras. O objetivo era apenas de cuidados corporais. Tentativa de superação do caráter assistencial substituindo-o pelo caráter somente pedagógico. Preparação para o ensino fundamental. Formação inadequada para o trabalho com crianças pequenas, o que inclui a necessidade de revisão das concepções de criança, educação, professor e educação infantil. Aula 03: O CUIDAR E O EDUCAR NO COTIDIANO

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ESTRUTURAS NECESSÁRIAS: Número adequado de crianças por adultos, dependendo da faixa- etária; Quantidade e acessibilidade de banheiros por turmas de crianças; Oferecimento de ambientes internos e externos para o desenvolvimento das atividades lúdicas; Oferecimento da atenção individual do professor; Oferecimento de atividades lúdicas variadas; Oferecimento de cuidados com higiene e qualidade dos alimentos; Conforto no oferecimento do sono; Oferecimento do período de adaptação durante a entrada da criança na creche. Aula 03: O CUIDAR E O EDUCAR NO COTIDIANO

6 Video : Cuidar, Educar e Brincar
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL Video : Cuidar, Educar e Brincar Aula 03: O CUIDAR E O EDUCAR NO COTIDIANO

7 PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
ATENÇÃO – INCORRETO: Vincular a educação infantil ao sistema de ensino que reforça a visão escolarizada, práticas pedagógicas voltadas somente para o ensino de conteúdos. Associar a educação infantil a uma espécie de preparação da criança para entrar no ensino fundamental. O professor fica preocupado em preparar a criança para o momento futuro e acaba desvalorizando suas hipóteses e curiosidades espontâneas no presente. Aula 03: O CUIDAR E O EDUCAR NO COTIDIANO

8 PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
RECONHECER AS DIFERENÇAS REGIONAIS: Aula 03: O CUIDAR E O EDUCAR NO COTIDIANO

9 PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
PONTOS IMPORTANTES APONTADOS POR CERISARA: Creches e pré-escolas não são as casas das crianças, não são hospitais e nem devem ser escolas de ensino fundamental, mesmo que atualmente tenham o dever de partilhar com as famílias a responsabilidade pela educação das crianças menores de sete anos. A Constituição de 1988 reconheceu como direito da criança pequena o acesso à educação em creches e pré-escolas. Esta lei coloca a criança no lugar de sujeito de direitos em vez de tratá-la, como ocorria nas leis anteriores a esta, como objeto de tutela. Aula 03: O CUIDAR E O EDUCAR NO COTIDIANO

10 PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
TRÊS DESAFIOS: Como transformar a s instituições de educação infantil em um nível de ensino, sem que elas reproduzam ou tragam para si as práticas desenvolvidas no ensino fundamental? Reconhecer o brincar como atividade importante na infância e respeitar as necessidades especificas de ser criança, garantindo assim uma infância saudável, são aspectos fundamentais. Aula 03: O CUIDAR E O EDUCAR NO COTIDIANO

11 PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
COMO EDUCAR E CUIDAR? As instituições de educação infantil têm uma especificidade que as torna diferentes da família e da escola e que devem, devido à especificidade da faixa etária de suas crianças, desenvolver atividades ligadas ao cuidado e à educação dessas crianças. Aula 03: O CUIDAR E O EDUCAR NO COTIDIANO

12 Video : Soluções para Educação Infantil
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL Video : Soluções para Educação Infantil Aula 03: O CUIDAR E O EDUCAR NO COTIDIANO

13 PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
COMO FORMAR BONS PROFISSIONAIS? A nova LDB definiu que uma vez fazendo parte do capítulo da educação todas as profissionais que atuam em creches e pré- escolas diretamente com as crianças deverão ser consideradas professoras leigas ou não. As professoras devem ter uma formação condizente com a especificidade desta etapa da educação.


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