Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Psicologia e Educação III
PROFª JULIANA TRINDADE BARBACELI (19)
2
Pesquisa Qualitativa X Quantitativa Instrumentos Metodologia
Forma de Análise dos dados
3
Abordagens Iniciais Visão positivista: Empirismo/Experimentalismo
Objetivista Descritiva Visão crítica: Analítica, subjetivista, interpretativa
4
Vigilância Epistemológica
Duvidar de afirmações e verdades aparentes Interrogar limites e validade de técnicas e teorias Rigor metodológico: consciência sobre a teoria garante controle da prática
5
Antropologia Estudo de raças e povos “primitivos” baseado em dados de parentalidade, genética, populações Pesquisa qualitativa: estudo profundo, contínuo e interativo de sociedades, baseado em observação Observador = membro da cultura Etnografia
6
Diário de Campo
7
O que é? Instrumento / técnica de pesquisa
Observar com atenção, descrever com precisão, escrever com clareza e refletir Registro de observações, ideias, reflexões e comentários, fotos, gráficos
8
O que descrever? Registros/Diários
1) Contexto da observação, fatos objetivos, acontecimentos, relações pessoais, experiências do pesquisador 2) Reflexões e comentários
9
Como descrever? Contextualizar Descrever a situação
Descrever reflexões e percepções
10
Contexto Local: espaço físico Horário e passagem do tempo Situação
Retrato dos Sujeitos
11
Situação observada Diálogos, sons
Comportamentos observáveis: gestos, expressões Atividades Comportamento do observador
12
Reflexões Identificar opiniões, sentimentos, sensações, juízos de valor, ideias, preocupações, impressões = subjetividades Registrar posteriormente, em folha anexa
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.