A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ensino Dinâmico para Adultos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ensino Dinâmico para Adultos"— Transcrição da apresentação:

1 Ensino Dinâmico para Adultos
ANDRAGOGIA Ensino Dinâmico para Adultos Pr. Sinesio Carlos dos Santos Baseado no Livro Andragogia em Ação, Zezina Soares Bellan

2 Visão geral A maior parte dos professores da Escola Bíblica, não foi devidamente preparada para o exercício da atividade educacional. Adultos Facilitador Aprendem Conteúdo Planejamento Métodos Recursos Técnicas

3 Visão geral As conseqüências deste fato são inúmeras, mas destaquemos as seguintes… Adultos Facilitador Aprendem Conteúdo Planejamento Métodos Recursos Técnicas

4 Visão geral Professores insatisfeitos Adultos Facilitador Aprendem
Conteúdo Planejamento Métodos Recursos Técnicas

5 Visão geral Alunos insatisfeitos Adultos Facilitador Aprendem Conteúdo
Planejamento Métodos Recursos Técnicas

6 Visão geral Escolas pouco frequentadas Adultos Facilitador Aprendem
Conteúdo Planejamento Métodos Recursos Técnicas

7 Definindo “Andragogia é a ciência da educação de adultos.”
Malcolm Knowles

8 Pedagogia ou Andragogia
ANDROS Agogus PAIDOS Homem maduro Conduzir Criança Andragogia Pedagogia

9 Programação Características do aluno adulto
A forma como o adulto aprende Professor ou Facilitador? Conteúdo e Objetivo: Entendendo para evitar problemas Métodos e Técnicas de Ensino Recursos Audiovisuais Vendo o que todos vêem de uma forma totalmente diferente

10 O Aluno Adulto Algumas definições

11 Ari Batista de Oliveira, Mestre em Andragogia
Adulto é aquele indivíduo que, além de ocupar o status definido pela sociedade, tem capacidade reprodutiva, é psiquicamente independente, é capaz de responder por seus direitos e deveres no convívio social.

12 Zezina Soares Bellan, Pedagoga e Professora
Adulto é aquela pessoa madura o suficiente para assumir as responsabilidades por seus atos diante da sociedade. Ele tem plena consciência de suas ações e pode tomar decisões responsáveis em sua vida.

13 Características do aluno adulto
Aprendizado direcionado pelos interesses pessoais Desejo de aplicar imediatamente o que aprende Preferência pelo aprendizado voltado a solução de problemas e desafios Motivação interna intensa

14 A forma como o adulto aprende
Adultos aprendem de forma diferente das crianças A aprendizagem somente poderá ser efetivada se aplicarmos teorias e técnicas adequadas

15 A forma como o adulto aprende
As necessidades específicas dos ADULTOS exigem dos professores: PLANEJAMENTO

16 A forma como o adulto aprende
Entendo os Processos A forma como o adulto aprende Uma aula compreende dois processos distintos, intrinsecamente ligados entre si...

17 A forma como o adulto aprende
Ensino Transmissão de conhecimento Mt

18 A forma como o adulto aprende
Aprendizagem Tomar posse do Conhecimento

19 A forma como o adulto aprende
Aprender... ... é o processo de mudança comportamental, resultante da aquisição de três coisas...

20 A forma como o adulto aprende
ONHECIMENTO H ABILIDADE A TITUDE

21 Professor ou Facilitador
? Professor ou Facilitador

22 Quebrando paradigmas ALUNOS ADULTOS NÃO PRECISAM DO CHAMADO
“PROFESSOR GARÇON”. O QUE É O “PROFESSOR GARÇON”?

23 Papel do Facilitador? O papel do facilitador é apresentar informações através de técnicas de ensino e criar um ambiente adequado para a aprendizagem

24 O que é preciso para que eu me torne um FACILITADOR?

25 Preciso… COMUNICAR-ME COM EFICIÊNCIA

26 Preciso… Promover o entusiasmo

27 Preciso… Demonstrar a importância prática do ensino

28 Preciso… Demonstrar como o ensino aplicado fará a diferença na vida do aluno

29 Preciso… Dominar a aplicação das atividades em grupos

30 Preciso… Demonstrar com exemplos práticos, como o ensino muda a vida

31 Preciso… Transmitir força e esperança

32 Resumindo… Ser facilitador exige muito mais do que ser o antigo professor

33 Princípios que devo observar como um FACILITADOR

34 Meu aluno possui experiência de vida
Aproveite a experiência acumulada dos alunos

35 Meu aluno enfrenta situações reais
Proponha problemas, novos conhecimentos embasados no dia-a-dia dos alunos

36 Meu aluno quer saber o porquê do assunto
Justifique a necessidade e utilidade de cada conhecimento

37 Meu aluno é responsável pelo seu aprendizado
Envolva-os no planejamento e na responsabilidade do aprendizado

38 Meu aluno tem motivação intensa
Desperte a motivação interna para o aprendizado

39 Prioridades que devem ser observadas pelo FACILITADOR

40 Ambiente da Aula Agradável. Informal. Adultos não gostam de sentir embaraçados diante dos demais

41 Conhecer os alunos Identifique a necessidade dos alunos

42 Aulas Planejadas Estabeleça objetivos e planeje cada tarefa

43 Planejamento participativo
Discuta com os alunos métodos que serão utilizados na educação

44 Aferindo o processo Faça avaliações que permitam observar resultados: seus e dos alunos

45 Apresentação Pessoal Roupas e sapatos Cabelos Óculos Outros acessórios

46 Conteúdo e Objetivo: Entendendo para evitar problemas

47 Conteúdo e Objetivo: Entendendo para evitar problemas
Conteúdo e Objetivo são coisas bem diferentes na Educação

48 Definindo Objetivo O Objetivo esclarece porque ensinar ou qual capacidade deverá ser desenvolvida durante o processo educacional

49 Definindo Conteúdo O Conteúdo mostra qual assunto será estudado. É a matéria em si: os temas abordados, os tópicos destacados, a texto.

50 Objetivos Educacionais
Objetivos educacionais são muito importantes Determinam para onde devemos caminhar Determinam se estamos tendo sucesso como educadores Deve ser a afirmação dos resultados esperados no final do processo ensino-aprendizagem

51 Objetivos Educacionais
DEVEM SER ESCRITOS PARA: COMUNICAR ENVOLVER ALUNOS NA APRENDIZAGEM ORIENTAR O EDUCADOR

52 Escrevendo Objetivos Educacionais
OBJETIVOS GERAIS Ao final do curso, o meu aluno será capaz de … OBJETIVOS ESPECÍFICOS Ao final da aula, meu aluno será capaz de …

53 APLICANDO OS NÍVEIS DO DOMÍNIO COGNITIVO NA ELABORAÇÃO DE NOSSAS AULAS
TAXIONOMIA APLICANDO OS NÍVEIS DO DOMÍNIO COGNITIVO NA ELABORAÇÃO DE NOSSAS AULAS Conhecimento Compreensão Aplicação Análise Síntese Avaliação

54 Métodos e Técnicas de Ensino

55 Métodos de Ensino Métodos de ensino são modos de conduzir ou ministrar a aula ou o ensino, é o caminho para atingir o OBJETIVO. O bom professor não deve saber somente o que ensinar, mas como ensinar.

56 Alguns Métodos de Ensino
ORAL VISUAL ORAL E VISUAL

57 Técnicas de Ensino É um recurso particular que o professor usa para realizar uma parte da aprendizagem a que o método se propõe

58 Níveis de Domínio Cognitivo
CONHECIMENTO COMPREENSÃO APLICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE AVALIAÇÃO Texto Filmes Diagramas Eventos

59 Níveis de Domínio Cognitivo
CONHECIMENTO COMPREENSÃO APLICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE AVALIAÇÃO Tabelas Desenhos Curso Debates

60 Níveis de Domínio Cognitivo
CONHECIMENTO COMPREENSÃO APLICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE AVALIAÇÃO Exemplos Ilustrações Construções Exposições

61 Níveis de Domínio Cognitivo
CONHECIMENTO COMPREENSÃO APLICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE AVALIAÇÃO Questionários Gráficos Relatórios Mapas

62 Níveis de Domínio Cognitivo
CONHECIMENTO COMPREENSÃO APLICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE AVALIAÇÃO Artigos Dramatizações Poesias Fábulas

63 Níveis de Domínio Cognitivo
CONHECIMENTO COMPREENSÃO APLICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE AVALIAÇÃO Debates Auto-Avaliação Provas Redações

64 Recursos Audiovisuais
Use com criatividade os recursos audiovisuais disponíveis, planeje bem a sua aula: é possível revolucionarmos as nossas aulas se nos aplicarmos na prática de novos métodos, técnicas.

65 Recursos Audiovisuais
Todo aprendizado é um processo associativo. O cérebro usa os estímulos sensoriais para promover a associação das informações recebidas gerando APRENDIZAGEM

66 Aprendizagem por meio dos sentidos
PALADAR 1% TATO 1,5% OLFATO 3,5% AUDIÇÃO 11% VISÃO 80%

67 Métodos ORAL 10% VISUAL 20% ORAL E VISUAL 65%

68 ALÉM DESTES, PODEMOS CRIAR NOSSOS PRÓPRIOS RECURSOS AUDIOVISUAIS
Alguns Recursos Retroprojetor Flip Chart Lousa ou Quadro Branco Projetores Apostila Microfone Televisão Vídeo/DVD Equipamentos Voz ALÉM DESTES, PODEMOS CRIAR NOSSOS PRÓPRIOS RECURSOS AUDIOVISUAIS

69 Vendo o que todos vêem de uma forma totalmente diferente
Do que estamos falando?

70 Resumo Finalizando, pensemos então: Quais são os passos para o sucesso no ensino dos ADULTOS?

71 Passos para o sucesso 1. Estude seus alunos
2. Defina os objetivos de sua aula 3. Selecione o conteúdo 4. Selecione a técnica de ensino 5. Escolha os recursos audiovisuais 6. Determine o tempo da aula 7. Revise a idéia central 8. Faça a conclusão 9. Desenvolva a introdução


Carregar ppt "Ensino Dinâmico para Adultos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google