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O Cluster do Mar e o Contributo do
Registo Internacional de Navios da Madeira - MAR
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Objectivos da criação do Registo
Inserido no âmbito e na estratégia do Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM); Pôr fim ao processo de “flagging out” dos navios nacionais, tornando possível o seu regresso à bandeira portuguesa; Recuperação e reconstrução de uma marinha mercante para Portugal; Criar uma nova fonte de receitas e de emprego por via das actividades ligadas ao transporte marítimo; Captar investimento e “know-how” estrangeiro. MAR – Registo Internacional de Navios da Madeira
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O exemplo de Malta Pequeno país ( habitantes), economia insular; Detém a oitava maior marinha mercante do mundo e a maior de toda a U.E.; O registo de Malta e as actividades conexas geraram uma receita de mais de 130 milhões de euros em 2012 e são responsáveis por mais de 3 mil empregos; O sucesso do registo gerou a criação de serviços de apoio em terra, a construção de estaleiros navais para a construção e reparação de navios e a uma melhoria significativa das infraestruturas portuárias; Malta transformou-se num verdadeiro “hub” marítimo no Mediterrâneo, onde o cluster do mar representa cerca de 12% do P.I.B.. MAR – Registo Internacional de Navios da Madeira
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Principais características do Registo Internacional de Navios da Madeira
Registo comunitário, credível e parte da “lista branca” do Memorandum de Paris; Qualidade do Registo assegurada por uma Comissão Técnica; Não é bandeira de conveniência; Oferece um conjunto de benefícios fiscais e operacionais associados ao CINM; Em suma, um Registo seguro e atractivo para os armadores internacionais. MAR – Registo Internacional de Navios da Madeira
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Embarcações de recreio Origem dos navios de comércio:
Resultados 35 Iates comerciais 51 Embarcações de recreio 2.082 Tripulantes (dados a 31/12/2011) TAL: TAB: 147 Navios de comércio Origem dos navios de comércio: Itália Espanha 25 Alemanha 23 Portugal 15 Noruega 10 Outros 32 Nota: dados a 31/12/2012 Tipo de Navios: Carga geral Passageiros Ro-Ro/Ferries Graneleiros Químicos Rebocadores Petroleiros Cimenteiros Barcaças Dragas Plataforma móvel Transportadores de gás liquefeito MAR – Registo Internacional de Navios da Madeira
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Alguns dos armadores com navios e empresas na Madeira
MAR – Registo Internacional de Navios da Madeira
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Contributo do Registo Concretizou o regresso de Portugal ao mundo do transporte marítimo internacional; Reforçou a presença e o prestígio de Portugal em diversas organizações internacionais, designadamente na I.M.O., Veículo de promoção global da Madeira e de Portugal no mundo; Fonte de receitas fiscais, através dos navios e das sociedades constituídas para a gestão dos mesmos; Gerador de emprego tanto no mar (tripulações) como em terra (apoio jurídico e administrativo); Permitiu não só atrair armadores e navios de qualidade como também empresas de “shipmanagement” e de “manning”, contribuindo para a criação de um cluster marítimo na Região. MAR – Registo Internacional de Navios da Madeira
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Como potenciar este contributo?
Maior agilidade e proactividade das autoridades marítimas nacionais na defesa do Registo; Maior delegação de competências na Comissão Técnica do Registo; Alterar os actuais requisitos de nacionalidade das tripulações; Em suma, adoptar as melhores prácticas internacionais do sector. MAR – Registo Internacional de Navios da Madeira
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S.D.M. – Sociedade de Desenvolvimento da Madeira
MUITO OBRIGADO! Roy Garibaldi Comissão Executiva S.D.M. – Sociedade de Desenvolvimento da Madeira Tel. (351) MAR – Registo Internacional de Navios da Madeira
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