A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AFFECTIO MARITALIS HONOR MATRIMONII

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AFFECTIO MARITALIS HONOR MATRIMONII"— Transcrição da apresentação:

1 AFFECTIO MARITALIS HONOR MATRIMONII
Maria Heloiza O. Freitas Teologia – Pedagogia – Psicanálise – Mestra C. da Religião

2 INSTITUIÇÃO DO MATRIMÔNIO
Na criação Deus chamou o homem de Adâm, mas depois de dar-lhe a sua companheira, Ele o chamou Ish (esposo) e a ela Ishá (esposa).

3 Instituição da Consagração Religiosa
O casamento judaico é uma instituição divina, ato sagrado. O casamento passou a significar uma associação de interesses, em vez de uma fusão de virtudes. Os chefes da religião temendo ver o matrimônio degenerar em promiscuidade dos sexos, instituíram uma consagração religiosa particular e com prescrições obrigatórias.

4 CONCEITOS AFFECTIO MARITALIS: HONOR MATRIMONII:
Diz-se da reciprocidade de tratamento entre marido e mulher, devendo existir entre eles compreensão, afeição e harmonia. HONOR MATRIMONII: Realização digna da convivência conjugal. Trato que o marido dispensava a mulher, proporcionando a dignidade de esposa. (Dic. Expressões Latinas)

5 A affectio Maritalis Sua verdadeira natureza juridica
O desejo mutuo, duradouro e continuativo de serem os conjuges marido e mulher (affectio maritalis). Torta de cevada dividida: simbolo da vida comum que se iniciava O novo status em que se investem os nubentes = a vida da affectio maritalis. Exteriormente se traduzia na coabitaçao.

6 Honor Matrimonii Manifestação exterior, ou seja, o modo como os cônjuges tratam, em todas as formas, um ao outro. Perante a sociedade. Conservando a mulher a posição social do marido y a dignidade deste.

7 FUNDO HISTÓRICO E ANÁLISE DA AFFECTIO MARITALIS E DO HONOR MATRIMONII NA VIDA DE CASAIS ISRAELITA EGÍPCIO PERSA ROMANO GREGO

8 Fundo Histórico: ISRAEL
ESPOSO = Dono, mestre. A frase "se casar com uma esposa" vem da raiz da palavra que significa "se tornar mestre" (Deuteronômio 21:13). Esposa = posse. Deixava sua família e ia para o clã de seu esposo. Filhos = posse. O pai tinha o direito de vender suas filhas (Êxodo 21:7), e até tinha o poder de decisão de vida ou morte sobre eles.

9 CASAL ISRAELITA ISAQUE E REBECA
O casamento de Isaque foi merecido de muitos cuidados e muita oração. Os noivos estavam certos direção a direção de Deus. Isaque não se ligou a Rebeca apenas porque era a mulher indicada. Isaque também a amou a Rebeca - (Gn 24.67).

10 Fundo Histórico: EGITO
O Casamento no Antigo Egito era um ato do foro privado, a concretização do desejo de viver em conjunto, sem qualquer tipo de enquadramento jurídico e sem necessidade de sanção religiosa. Monogâmico Concubinas.

11 CASAL EGÍPCIO POTIFAR E ZULEICA
POTIFAR – Ausente. Falta de afeto, de companheirismo. ZULEICA – Solitária. Tentava ganhar a atenção de outros homens, ex.: José. Cheia de fantasias, artimanhas, ameaças e mentiras.

12 Fundo Histórico: PÉRSIA
Dois atos simbólicos: 1- Duas peças de açúcar cristalizado, friccionadas em conjunto para a adoçar a vida do casal. 2- Duas partes do mesmo tecido são costuradas em conjunto, simbolizando lábios juntos.

13 CASAL PERSA ASSUERO E VASTI
Riqueza. Poder. Obediência aos desejos do marido Assuero não pensou com suficiente cuidado sobre as repercussões que tal exibição teria, nem como isso seria humilhante para a rainha Vasti decidiu não se expor aos olhos daquela audiência

14 Fundo Histórico:ROMA A intençao de ser marido e mulher (affectio maritalis). A realizaçao digna da convivencia conjugal (honor matrimonii). Morte do marido = Elevação à condição de criatura sagrada. Mulheres: Se manter belas para seus maridos Culto Doméstico Pater: Chefe político, sacerdote e juíz

15 CASAL ROMANO ÁQUILA E PRISCILA
Excelentes obras cristãs e hospitalidade, não só para com as pessoas em geral, mas também para com a comunidade cristã onde moravam. Dedicados ao ministério Realizavam as reuniões cristãs em sua casa, tanto em Roma como em Éfeso. Mesmos objetivos – Companhia. CASAL ROMANO

16 Fundo Histórico: GRÉCIA
Aspecto religioso. A deusa do casamento, (Hera) tinha como característica a proteção das mulheres casadas. O objetivo principal: a procriação visando dar continuidade à linhagem, proceder o funeral dos pais e da família. Casamento = Também era uma forma de reparação à ofensas. o agressor oferecia uma filha à vítima como forma de reparação.

17 CASAL GREGO ATENIENSE/ESPANTANO Aliança Familiar.
As esposas atenienses davam absoluta assistência aos maridos e aos filhos. Do lar Os maridos espartenses davam treinamento militar para suas esposas. .

18 COMO RECONHECER A AFFECTIO MARITALIS NA VIDA DO CASAL?
ENQUANTO A PROVA DA AFFECTIO MARITALIS, QUE É O ELEMENTO SUBJETIVO SE DEMOSNTRA MEDIANTE AS DECLARAÇÕES DOS PRÓPRIOS CÔNJUGES, DE PARENTES E DE AMIGOS. O divórcio era a falta de Affectio Maritalis

19 ATÉ QUANDO DURA O HONOR MATRIMONII?
Si um homem e uma mulher casados mantém reciprocamente o Honor Matrimonii, o matrimônio existe.

20 SENHOR, REINA EM NOSSAS VIDAS PARA VIVERMOS A AFFECTIO MARITALIS E O HONOR MATRIMONII. AMÉM.


Carregar ppt "AFFECTIO MARITALIS HONOR MATRIMONII"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google